terça-feira, 25 de setembro de 2012

Design Inteligente?

As causas e efeitos na Natureza são nada mais que o funcionamento dela, a única forma como a Natureza poderia ser.

O Design inteligente é a visão do homem sobre isso, ou seja, o homem vê algo acontecendo, atribui conceitos e imagina causas improváveis por achar que as naturais não são o suficiente. Tudo isso é feito pela mente de forma praticamente automática. Muitas das pessoas chegam a criticar isso em si mesmas e passam a perceber esse processo, negá-lo, "desativá-lo", outras simplesmente convivem com ele.

Design Inteligente nada mais é, portanto, que aplicar ao Universo um Deus, tal como se aplica a uma folha de papel, o valor do dinheiro. É imaginar o funcionamento de algo, dando-lhe características que esse algo não tem. "O dinheiro tem valor pois existe uma ligação sobrenatural entre a nota e o mercado!" quando na verdade, é apenas o conceito que o homem atribuiu a essa nota de dinheiro.


-Ah, então você concorda que tudo precisa de um criador?

Não, claro que não, apenas tudo que é criado precisa de um criador. As coisas que são como elas são, tais como as coisas da Natureza, essas existem e se definem por seu próprio funcionamento, causas e efeitos inegáveis (negue as causas naturais e estará negando a tudo o que existe...).

-Então qual a causa primária? A causa final e maior, que causou a Natureza?

A Natureza não tem uma causa, ela se define por seus efeitos. Ela é o conjunto de todas as causas e seus devidos efeitos. Veja, presumir uma causa final para a Natureza é presumir que em certo momento, do nada, e digo, do nada absoluto, partiu de uma causa (causada pelo nada absoluto, o que é inconcebível), a Natureza e todas as suas características.
Porém, ao entendermos que a Natureza é, além de outras coisas, o conjunto de suas leis naturais (e essas são eternas, tal como 1+1 sempre resultará em 2, daqui até o fim do mundo, e que a soma dos ângulos internos de um triângulo sempre será igual a dois ângulos retos ->180º), o homem conhece parte dessas leis naturais, ele as categorizou como leis da física, química, matemática, ciência em geral.

Antes mesmo da matéria surgir no Universo, as leis naturais estavam lá. Não enquanto existência extensa, mas como características do "intelecto" da Natureza, ou seja, já eram teorias, nunca deixaram de ser teorias. "Antes" do Big Bang e depois que o Universo deixar de existir, 1+1 = 2. Todas as leis são eternas, elas não precisam de um criador, elas se definem por seus efeitos. As leis se dividem, como foi pressuposto no conhecimento humano. Muitas leis tem uma hierarquia, tal qual a causalidade de uma equação que resulta em outra equação, mas elas são eternas.

Aqui e no outro lado do Universo, a soma dos ângulos internos de um triângulo resultará em dois ângulos retos.

O simples fato de que todas essas leis não tem necessidade de um criador, e que elas são eternas, descarta a possibilidade de um design inteligente, pois claramente não houve design, a priori.

Quanto à matéria, e como ela se formou? Fora o fato de que não conheço critérios de perfeição para definir a perfeição da vida humana, o que não necessariamente precisa vir ao caso, a matéria se formou tal como ela deveria se formar, definida pelas leis naturais. A gravidade uniu a matéria em pontos diversos ao redor do Universo, os gases inflamando por seus longos períodos enquanto estrelas, as reações químicas agindo como deveriam agir e... Por conta da soma dos fatores, voilá, a vida.

A Natureza, como ela é, simplesmente.
Octavio Milliet

Nenhum comentário:

Postar um comentário