terça-feira, 25 de setembro de 2012

En-Heduana



En-Heduana (Acádia, na Suméria, atual Iraque, 2285 a.C. – 2250 a.C.) Filósofa também dedicada às ciências, a primeira mulher a assumir o cargo de alta sacerdotisa, o que no contexto de sua civilização significava um título de poder e de sabedoria. Filha de Sargão, rei acadiano que havia conquistado as cidades-estado da Suméria e iniciado uma dinastia, En-Heduana é a mais antiga autora da literatura conhecida pelo nome, mencionada em um disco de alabastro atualmente conservado no Museu da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos. Como sacerdotisa, ela tinha o poder de administrar atividades envolvendo as artes, a agricultura e o comércio, além de ensinar ciências e outras matérias relacionadas ao conhecimento em geral, particularmente Matemática e Astronomia. Foi a primeira pessoa, até onde se sabe, a tentar compreender o movimento dos planetas rochosos. Compôs mais de quarenta hinos (que eram poemas narrativos referentes a templos de diversas cidades do império), vistos como a primeira tentativa sistemática de se organizar uma teologia. Referências a En-Heduana mostram-na como possuidora de grande erudição e conhecimento. Seus textos tratam de si mesma, mas falam também de religião e de política, que em seu tempo eram áreas diretamente interligadas. Num desses poemas, ela descreve seu pai e as grandes cidades governadas por ele, conquistadas da civilização suméria, a mais antiga do mundo.

– As provas arqueológicas que revelam En-Heduana foram descobertas pelo britânico Leonard Woolley em1925, em escavações no Iraque.

– Sargão foi o primeiro imperador, de que se tem notícia, a organizar um exército e promover a expansão de seu reino ao conquistar cidades das regiões vizinhas, com isso inaugurando o que podemos identificar, sob nosso critério atual, como as primeiras guerras da história.

– Os sumérios foram os inventores da escrita, e a tudo que aconteceu antes dessa novidade chamamos Pré-História. Eles também inventaram a matemática e a cerveja.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário