quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Papas



“O Celibato”

Alguns católicos ignoram que os sacerdotes da Igreja, nem sempre, foram proibidos de contraírem matrimônio. Além de Pedro, outros Papas, foram casados e ou tiveram vida sexual ativa durante seu sacerdócio. Até o Concilio de Elvira no ano de 306 EC, um sacerdote, podia inclusive dormir com sua esposa na noite anterior da celebração de uma missa. Em 1.073 EC, Gregório VIII impôs o celibato. Definiu-se que o matrimônio era herético, que distraia do serviço ao senhor e contrariava o exemplo de Cristo. Entretanto, dezenas de historiadores, afirmam que a decisão de impor o celibato, foi um meio para evitar que os bens dos bispos e sacerdotes, fossem herdados por seus filhos e viúvas, em vez de beneficiar à igreja.


“Celibato Costume Pagão”

Até o Concilio de Niceia, o ato de Celibato, era tido como costume pagão, somente, 700 anos depois, o celibato, passaria a ser obrigatório, também para os sacerdotes católicos.
O celibato era praticado em honra a deuses “falsos”, inventado pelo próprio homem, para honrar aos deuses e a si próprios.
“A Nova Enciclopédia Britânica” diz: “Com o surgir das grandes civilizações antigas, o celibato aflorou em diversos contextos. Ele estava, ligado por exemplo, à adoração de Ísis, a deusa egípcia da fertilidade” – “A abstinência sexual era um requisito absoluto, para àqueles que celebravam, os santos mistérios da deusa Ísis.”
Alexander Hislop publicou em seu livro “As duas Babilônias”: “Todo perito sabe que, quando a adoração de Cibele, a deusa babilônica, foi introduzida na Roma pagã, ela foi introduzida em sua forma primitiva com seu clero celibatário.”.

“Imposto Contra a Vontade”

O Celibato atualmente, não é aceitável entre boa parte dos católicos. Quanto o Papa João Paulo II, visitou a Suíça, uma pesquisa, mostrou que apenas 38% dos católicos naquele País eram a favor do celibato obrigatório.
Nos Estados Unidos, uma pesquisa “Gallup” mostrava que 58% dos católicos eram a favor do celibato.

“O Celibato não se Originou de Cristo ou dos Apóstolos”

Em uma encíclica, de 1967, o Papa VI admitiu que: “O Novo Testamento, em que nos é conservada a doutrina de Cristo e dos Apóstolos, não exige o celibato dos ministros sacros”.
A Enciclopédia Católica declara: “Estes trechos (1ª Timóteo 3:2 e Tito 1:6) parecem fatais para qualquer argumento de que o celibato se tornou obrigatório para o clero desde o início. Esta liberdade de escolha parece ter durado por todo o que podemos chamar... de primeiro período da legislação da igreja, até por volta do tempo de Constantino e do Concilio de Nicéia.”.
Desse modo, segundo o próprio entendimento da Igreja, o celibato, não se origina nem de Cristo, nem de seus apóstolos.

“Seria o Celibato Interesse Político?”

Durante o sacerdócio Aarônico, o sacerdócio passava de pai para filho. Com o sacerdócio celibatário, concede poder às autoridades eclesiais, uma vez, que não haverá herdeiros para suas funções sacerdotais.
A Enciclopédia Católica admite que a Igreja, tem sido acusada por muitos, de utilizar o celibato como instrumento: “Para garantir a submissão de seu clero à autoridade Central da Sé Romana”.
Durante pouco mais de Mil Anos, o celibato era opcional. A Igreja admitia publicamente que o celibato obrigatório era pagão!
Gregório VII se empenhou pelo celibato, que era até então opcional, para aumentar seu próprio poder, dentro de uma estrutura hierárquica, na qual ele estaria no topo.
Além de promover o sistema hierárquico, a lei do celibato, também conferia ao sacerdócio uma ascendência sobro o povo comum.
Georges Duby, historiador Francês. Disse a respeito dos monges e sacerdotes medievais, que, por causa de seu celibato, colocavam-se acima dos outros e tinham direito de dominar o restante da sociedade.
Longe de ser Cristão, o celibato, tornou-se sinônimo de poder sobre os outros.
Lembrando ainda, que na era medieval, as pessoas que faziam seminários, tinham uma vida financeira privilegiada, assim, sem herdeiros, quando um sacerdote morria, sua herança, ia diretamente para à igreja.

“Crimes Sexuais Dentro da Igreja.”

Não nos causa surpresa, ao lermos os jornais com noticias de padres que cometeram crimes sexuais.
Entretanto, é inadmissível, que tais crimes, durante séculos, tenham sido negados e acobertados pela igreja. A mesma igreja, que publicamente declara ser contra homossexuais, aborto, células tronco etc. Que pregam a moral e ética, quando, eles mesmos, não cumprem tais morais e éticas.
Como bispos puderam acobertar durante anos tais abusos, transferindo padres infratores para outras paróquias em vez de entrega-los, para que fossem punidos com o rigor da lei?

“Algumas Notícias de Abuso Sexual Nas Igrejas.”

Resumo da Notícia: “Pecado Sacerdotal e Encobrimento: Cardeal Poderoso no Vaticano Acusado de Encobrimento de Abuso Sexual” Fonte: ABCNEWS.COM – 26/04/2002.
“As vitimas dizem que o Vaticano sabia das acusações contra o Padre Marcial Maciel e preferiu não averiguar”. O Papa continuou a elogiar Maciel, de 82 anos, como um líder efizar da juventude católica, apesar das acusações detalhadas emitidas ao Vaticano. Maciel é fundador da Legião de Cristo, que angariou milhões para a Igreja. Operando nos EUA e em outros dezenove Países. A Legião recruta meninos a partir de dez anos de idade, para deixarem suas famílias e seguirem um curso de estudo para se tornarem padres.
“Ele puxou minha mão até seu pênis. Eu não sabia nada a respeito de masturbação” Descreve uma de suas vitimas.


Resumo da Notícia: "Ex-Vice Chanceler de Arquidiocese Apresenta Renúncia Diante das Acusações de Abuso", Ron De Pasquale, Associated Press, 26/4/2002, reproduzido pelo The Boston Globe.
"Boston — Um pastor, vigário e ex-vice-chanceler da arquidiocese, que está enfrentando acusações de ter molestado três meninos adolescentes, apresentou sua renúncia em uma carta publicada na sexta-feira. Monsenhor Frederick J. Ryan, pastor de São José, em Kingston, comunicou à arquidiocese e à sua paróquia sua renúncia em uma carta enviada no início desta semana. Ryan comandou também o vicariato de Plymouth, que inclui dezesseis paróquias."
"Ryan tinha sido colocado em licença administrativa enquanto a Igreja investigava as acusações contra ele, que datam dos anos 70 e 80. Garry Garland, um ex-astro dos esportes na Escola de Segundo Grau Memorial Católica, onde Ryan serviu como capelão, tornou-se o primeiro a abrir processo contra Ryan no último mês... Garland diz que Ryan lhe deu vinho em um restaurante de Boston, tirou diversas fotografias dele nu na chancelaria, e praticou sexo oral com ele... Em outro processo, David E. Carney, de Boston, acusou Ryan de ter abusado sexualmente dele duas vezes na chancelaria da arquidiocese vinte anos atrás. Carney afirma também que Ryan o levou junto com um amigo seu a um motel em Cranston, em Rhode Island, onde Ryan embriagou os meninos com licor e os molestou sexualmente... Os pais de Daniel O'Loughlin, que foi coroinha em Boston em 1970, também acusaram Ryan de abusar sexualmente de seu filho... Ryan é o clérigo vivo de posto mais elevado da Igreja Católica a ser acusado de molestar crianças. Garland alega também que foi.
Resumo da Notícia: "Relatório Investigativo — Pecados de um Padre: Abuso dos 'Meninos da Sauna'", Kelley Patricia O'Mera, Insight On The News, 22/4/2002,http://www.insightmag.com/news/241270.html
"No verão de 1985 a Conferência Nacional de Bispos Católicos realizou uma reunião fechada na abadia de São João, em Collegeville, em Minnesota, um importante centro da Ordem de São Benedito nos Estados Unidos, para enfocar o problema do abuso sexual de crianças pelo clero... São João é um centro nacionalmente conhecido de revolução litúrgica, redirecionando a liturgia católica de fora da adoração de um Deus transcendente para a participação centrada na comunidade. Milhares de paróquias católicas usam seus manuais semanalmente."
"Uma investigação por esta revista sugere que mais de duas dezenas de casos foram acertados confidencialmente pela Igreja Católica Romana lá e que, de acordo com as vítimas, pais, advogados e sacerdotes, provavelmente existem mais casos.
Se procurarmos pela internet, teremos muito mais casos, porém, para não tornar o texto por demais extenso, pararei aqui com as notícias.

“Lista de Papas Sexualmente Ativos”

·         Houve 265 papas. Existem várias classificações para aqueles que eram sexualmente ativos em algum momento durante a sua vida. Períodos entre parênteses referem-se ao ano de seus papados. Houve trinta e nove papas desde 1585. Nenhum deles é conhecido por ter sido sexualmente ativo durante seu papado.
“Casados Antes de Receberem a Ordem”
§   
§  São Pedro (Simão Pedro). De acordo com Clemente de Alexandria (Stromata, III, VI, ed. Dindorf, II, 276), Pedro era casado e tinha filhos e sua esposa sofreu o martírio. Em algumas lendas que datam pelo menos do século VI, a filha de Pedro é chamada de Petronilha.
§   Papa Sirício (384-399), onde a tradição sugere que ele deixou a esposa e os filhos, a fim de se tornar papa. O número de filhos de Siricius é desconhecido. Escreveu um decreto no 385, afirmando que os padres deveriam parar de conviver com suas esposas.
§  Papa Félix III (483-492) era um viúvo com dois filhos quando foi eleito para suceder o Papa Simplício em 483. Diz-se que foi o trisavô de Gregório, o Grande.
§  Papa Hormisdas (514-523) era casado e viúvo antes da ordenação. Foi pai do Papa Silvério.
§  Papa Silvério (536-537) pode ter sido casado com uma mulher chamada Antonia. No entanto, isto continua a ser debatido pelos historiadores.
§  Papa Agatão ou Papa S. Agatão (678-681) foi casado por 20 anos como uma leiga com uma filha, antes da maturidade seguiu um convite a Deus e com a bênção de sua esposa tornou-se um monge no mosteiro de Saint Hermes em Palermo.
§  Papa Adriano II (867-872) era casado com uma mulher chamada Stephania, antes de tomar as ordens, e tinha uma filha. Sua esposa e filha ainda estavam vivas quando foi selecionado para ser papa e residia com ele no Palácio de Latrão. Sua filha foi raptada, violentada e assassinada pelo irmão de um ex-antipapa Anastácio, o Eleutério. A mãe dela também foi morta por Eleutério.
§  Papa João XVII (1003) foi casado antes de sua eleição ao papado e tinha três filhos, que todos se tornaram sacerdotes. Papa Clemente IV (1265-1268) era casado, antes de tomar ordens sacras, e tinha duas filhas.
§   Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as Ordens Santas e teve pelo menos dois filhos. Entrou para o clero após a sua mulher morrer, o último papa a ter sido casado.

“Sexualmente ativos antes de receber ordens sagradas.”
§  Papa Pio II (1458-1464) teve pelo menos dois filhos ilegítimos (um em Estrasburgo e outro na Escócia), nascidos antes de entrar para o clero.
§   Papa Inocêncio VIII (1484-1492) teve pelo menos dois filhos ilegítimos, nascidos antes de entrar para o clero. De acordo com aEncyclopaedia Britannica de 1911, ele"praticou nepotismo abertamente em favor de seus filhos".  Girolamo Savonarola acusou-lhe de ambições mundanas.
§  Papa Clemente VII (1523-1534) teve um filho bastardo antes que tomou ordens sacras. Algumas fontes identificam-no com Alessandro de Médici, Duque de Florença, mas esta identificação não tenha sido determinada.
§  Papa Gregório XIII (1572-1585) teve um filho bastardo antes de tomar as ordens sacras.

Sexualmente ativos depois de receber ordens sagradas”

§  Papa Júlio II (1503-1513) teve pelo menos uma filha ilegítima, Felice della Rovere(nascida em 1483, vinte anos antes de sua eleição). Algumas fontes indicam que ele tinha mais duas filhas ilegítimas, que morreram em sua infância. Além disso, alguns contemporâneos relatam a acusação de sodomia. Segundo o Concílio cismático de Pisa em 1511, ele era um sodomita "coberto de úlceras vergonhosas." 
§  Papa Paulo III (1534-1549) realizada fora de sua ordenação, a fim de continuar o seu estilo de vida promíscuo, pai de quatro filhos ilegítimos (três filhos e uma filha) por sua amante Silvia Ruffini. Rompeu suas relações com ela em 1513. Não há evidência de atividade sexual durante seu papado. Fez o seu filho ilegítimo, Pier Luigi Farnese primeiro duque de Parma.
§   Papa Pio IV (1559-1565) teve três filhos ilegítimos antes de sua eleição ao papado.

“Sexualmente ativos durante seu pontificado”

§  Papa Sérgio III (904-911) foi supostamente o pai do Papa João XI com Marózia, de acordo com Liutprando de Cremona em sua Antapodosis, bem como a Liber Pontificalis. Contudo, deve-se notar que este é disputado por outra fonte, o cronista Flodoardo (c. 894-966), João XI era irmão de Alberico II, sendo este última a prole de Marozia e seu marido João Alberico I. Daí também pode ter sido o filho de Marozia e Alberico I. Bertrand Fauvarque salienta que as fontes contemporâneas que sustentam esta paternidade é duvidosa, sendo Liutprando "propenso ao exagero", enquanto outras referências a esta paternidade aparecem em sátiras escrita por adeptos do papa Formoso.
§  Papa João X (914-928) teve casos românticos com tanto Theodora e sua filha Marózia, de acordo com Liutprando de Cremona em sua Antapodosis: "O primeiro dos papas a ser criado por uma mulher e depois destruído por sua filha". Papa João XII (955-963) (deposto pelo Conclave), foi dito ter transformado a Basílica de São João de Latrão em um bordel e foi acusado de adultério, prostituição, incesto(Fonte: Patrologia Latina). O monge cronista Bento Soracte anotou em seu volume XXXVII que ele "gostava de ter uma coleção de mulheres". Segundo Liutprando de Cremona em sua Antapodosis, "que testemunhou sobre seu adultério, que não viram com seus próprios olhos, mas mesmo assim sabiam com certeza: ele tinha fornicado com a viúva de Rainier, com Stephana concubina de seu pai, com a viúva Anna, e com sua sobrinha, e fez do palácio sagrado em um bordel." De acordo com o The Oxford Dictionary of Popes, João XII foi "um cristão Calígula cujos crimes foram rendidos particularmente horríveis pelo gabinete que ocupou." Foi morto por um marido ciumento, enquanto no ato de cometer adultério com a esposa do homem.
§   Papa Bento IX (1032-1044, novamente em 1045 e, finalmente 1047-1048) foi dito ter conduzido uma vida dissoluta, durante seu papado. Acusado pelo Bispo de Benno Placenta de "muitos adultérios vis e assassinatos."  O Papa Vítor III referindo no seu terceiro livro dos Diálogos com os"seus estupros, assassinatos e outros atos inqualificáveis. Sua vida como um Papa tão vil, tão vil, tão execrável, que eu tremo só de pensar nisso." É solicitado São Pedro Damião para escrever um extenso tratado contra o sexo em geral e a homossexualidade em particular. Em seu Liber Gomorrhianus, São Pedro Damião registrou que Bento IX "deleitou-se em imoralidade" e que ele era "um demônio do inferno sob o disfarce de um padre", acusando Bento IX de rotina de sodomia e bestialidade, e foi acusado de ter patrocinado orgias. Em maio de 1045, Bento IX renunciou a seu cargo para exercer o casamento, vendendo seu papado por 1.500 quilos de ouro para seu padrinho, o piedoso sacerdote João Graciano, que se nomeou o próprio Papa Gregório VI.
§  Papa Alexandre VI (1492-1503) teve um caso muito especial com Vannozza dei Cattanei antes do seu pontificado, com quem teve seus famosos filhos ilegítimos Cesare Borgia e Lucrecia Borgia. Uma amante depois, Giulia Farnese, era irmã de Alessandro Farnese, que depois se tornou Papa Paulo III. Teve um total de pelo menos sete e, possivelmente, tantos como dez filhos ilegítimos.
§   
“Suspeitos de terem tido amantes do sexo masculino durante o pontificado”
§  Papa Paulo II (1464-1471) foi acusado de ter morrido de um ataque cardíaco, durante um ato sexual com uma pajem. Papa Sisto IV (1471-1484) foi acusado de dar dons e benefícios concedidos aos favoritos da corte em troca de favores sexuais. Giovanni Sclafenato foi criado do cardeal Sisto IV para a "ingenuidade, lealdade... e seus outros dons de corpo e alma", de acordo com o epitáfio papal sobre seu túmulo.  Tais reivindicações foram gravadas por Stefano Infessur a, em seudiarium urbis Romae.
§  Papa Leão X (1513-1521) foi acusado de ter uma paixão especial por Marc-Antonio Flaminio.
§  Papa Júlio III (1550-1555) foi acusado de ter tido um longo caso extraconjugal com Innocenzo Ciocchi del Monte. O embaixador de Veneza na época informou que Innocenzo compartilhava o quarto e cama do papa.]Segundo o The Oxford Dictionary of Popes, era "naturalmente indolente, dedicou-se a atividades prazerosas com episódios ocasionais de atividade mais graves". 
Fonte de pesquisa: Wikipédia

“Alegações Finais”

Como podemos observar, embora, a igreja queira se envolver em todos assuntos, dos quais, não são pertinentes a ela, a mesma não possuí moral alguma para tanto, uma vez, que cometeu as maiores atrocidades da história, como Inquisição, Cruzadas, Crimes Sexuais. E mesmo nos dias de hoje, pouca coisa mudou, crimes sexuais, são cometidos ainda, e muitas vezes acobertados pelos lideres da igreja. E ainda nos perguntam “Por que, são tão críticos a Santa Igreja”. Santa sou eu, que nunca matei, nunca roubei, nunca explorei a fé alheia e tão pouco cometi ou teria coragem para cometer crimes hediondos como os relatados.
Nós ateus, não somos contra pessoas, que possuem fé, somos contra instituições religiosas, que querem enfiar goela baixo seus dogmas e preconceitos a toda nação, não preciso ser religiosa ou ter fé num deus, seja ele qual for, de qual religião o seja, para saber o que é certo e o que é errado, para agir com moral e ética.
Faz-se necessário um País Laíco, para que leis sejam proposta em beneficio a toda sociedade.
Faz-se necessário separação de Estado e Igreja. Como diz o dito popular “cada um no seu quadrado”!

Escrito Por Sileni Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário