sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Conheça a Cachoeira das Chamas Eternas


No Chestnut Ridge Park, localizado no estado de Nova York (EUA), há uma cachoeira que, embora não seja muito grande (tem cerca de 9 metros de altura), é capaz de impressionar os visitantes: por trás dela há uma gruta que abriga uma fonte natural de gás que, se for acendida, produz uma chama com altura de 1,2 a 2,5 metros.

Não se sabe exatamente quando as Eternal Flame Falls (“Cachoeiras das Chamas Eternas”) foram descobertas. “Nós suspeitamos que foi durante o boom econômico da década de 1920, quando o parque estava em pleno desenvolvimento”, dizem os autores do nyfalls.com, mas não há dúvidas de que são antigas: os gases que escapam das rochas vêm de material orgânico do período Devoniano, ocorrido entre 416 e 359 milhões de anos atrás. Com o passar do tempo, eles começaram a ser liberados por infiltrações das rochas que formam as quedas (que têm quase 28 metros de espessura).
Os gases podem não ter um cheiro muito agradável (lembram ovo podre), mas dão margem a um belo fenômeno: quando alguém acende a fonte principal, o fogo brilha durante muito tempo atrás da cortina de água, e sua luz se espalha como se fosse a de um abajur gigante.
“As Eternal Flame Falls estão certamente entre as mais únicas cachoeiras do estado, mas o cenário lamacento, o fluxo imprevisível e a quantidade significativa de lixo na ravina atrapalham a experiência”, avisa o site nyfalls.com.
Se você algum dia visitar o Chestnut Ridge Park, provavelmente vai se perguntar de onde vem o nome, já que quase não há castanheiras na região (“chestnut” quer dizer “castanha”). Na verdade, havia muitas, porém quase todas foram dizimadas no começo do século 20 por uma geada intensa.
Ah, e não se esqueça de levar um isqueiro![NYFalls]

Nenhum comentário:

Postar um comentário