quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Conheça os menores mamíferos do mundo


O título de menor mamífero do mundo é dividido entre dois animais realmente minúsculos: um morcego chamado kitti e um roedor chamado musaranho-pigmeu.

Ambos pesam, em média, 2 gramas.

Você poderia os esconder entre as suas mãos!

O menor mamífero dos ares

O menor mamífero voador do mundo, o morcego kitti (Craseonycteris thonglongyai), foi descoberto só em 1974, na Tailândia. A espécie pode ser encontrada também em Mianmar.
Os pesquisadores que o descobriram certamente tinham uma ótima visão, pois ele mede apenas entre 2,9 e 3,3 centímetros na fase adulta. O morceguinho que tem a largura de um dedo humano é apelidado “morcego focinho-de-porco” por causa de seu nariz empinado.

O menor mamífero terrestre

Já o roedor musaranho-pigmeu (Suncus etruscus) tem em torno de 6 centímetros e é o menor mamífero não voador do mundo. O menor exemplar encontrado media 3,5 centímetros da cabeça ao começa da cauda, e o rabo tinha mais 2,5 centímetros. Seus filhotes costumam nascer cegos, pelados e tem o tamanho de uma abelha, mas tornam-se independentes em poucos dias.
O roedor é encontrado em campos, florestas e vales da Europa mediterrânea e também na África. Apesar de fofinho, o musaranho é valente e agressivo. Devido ao seu grande apetite e 30 dentes afiados, ele é capaz de devorar o equivalente ao seu próprio peso a cada três horas. O cardápio inclui insetos, aranhas, vermes e larvas. Se o roedor ficasse mais de dez horas sem se alimentar, morreria rapidamente.
O musaranho é um animal solitário, e pode morrer se ficar exposto a luz do dia por muito tempo. Por isso, ele costuma se abrigar entre pedras, debaixo de raízes de árvores ou dentro de tocas.
Para se defender dos predadores, ele expele um cheiro forte de sua própria pele. Esse roedor é tão agitado que seu coração bate 1.200 vezes por minuto! Infelizmente, essa espécie rara sofre o risco de extinção. [Brasil Escola/Canal Azul]

Nenhum comentário:

Postar um comentário