terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O Natal que você conhece é uma mentira


Feliz natal uma ova!
O Natal que você conhece é uma mentira.

É isso mesmo, eu não estou louco (pelo menos não mais louco do que o normal, claro), ao dizer que esta festa que você vai comemorar é uma mentira.
Você comemora a visita de um senhor vestido tal e qual uma lata de coca-cola.
Para comemorar a visita deste senhor vestido tal e qual uma lata de coca-cola, você se empanturra de iguarias finas, numa orgia moderna que ruborizaria até o próprio Incitatus na sua cadeira Senatorial.
Para sentir menos culpa dos seus abusos, você se reúne com outros igualmente conscios, junta uma porção de dinheiro, entrega a alguem necessitado, estufa o peito e diz, aliviado, “Feliz natal”. Feliz natal uma OVA!
Onde você estava nos outros trezentos-e-tantos dias do ano, quando esta pessoa se encontrava igualmente ou ainda mais gravemente necessitada?
Recentemente ouvi um profissional do terceiro setor desabafar que nesta época do ano, chegam a se formar filas de doadores, festas de natal de empresas, entregas de presentes e toda esta bobajada. Neste mesmo desabafo a pessoa falou que durante o ano falta feijao, mas no natal, ah, no natal, sobra peru. Feliz Natal uma ova!
Feliz natal é fazer do ano um ano feliz, coroado por uma festa feliz. Uma festa. Com a data marcada, data esta que a igreja catolica escolheu para comemorar o nascimento do seu messias apenas por que no dia 21 de dezembro acontece o solstício de inverno, uma festa pagã, de bruxas, mas muito popular na europa medieval. Apenas e tão somente uma festa.
Feliz daquele que tem a moral e a consciência limpa de ter agido eticamente durante o ano para, nesta festa, poder dizer “Eu fiz deste natal um feliz natal para mim e para as pessoas a minha volta”.
Eu reconheço que neste natal eu não posso dizer isto para todas as pessoas que eu gostaria, pois simplesmente eu não fiz tudo o que podia para fazer do ano um feliz ano para todas as pessoas que me importam.
Rogo que tenha forças para fazer do próximo natal um feliz natal para todas as pessoas que importam. Aí entao desejo mesmo uma boa festa de verdade, que coroe um feliz ano para todas as pessoas ao seu redor.
Anderson “Rava” Ravanello

Nenhum comentário:

Postar um comentário