sábado, 13 de outubro de 2012

Pastor Silas Malafaia se consolida nas eleições como líder político nacional

Fábio Guimarães / Extra / Agência O Globo
Malafaia diz que sua função é influenciar
Silas Malafaia, fundador da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e prestigiado pastor no meio evangélico, consolidou-se, nas eleições de domingo (7), como um importante líder político em âmbito nacional. repetindo os passos de outras influentes denominações, como a Igreja Universal e a Assmbleia de Deus.
Leia mais sobre eleições no iG
Carismático, com linguagem direta, cheia de gírias e por vezes agressiva em defesa de suas ideias conservadoras, ele está no centro de polêmica em São Paulo, onde apoia José Serra (PSDB) contra Fernando Haddad (PT), a quem se refere como "autor do kit-gay".
Leia mais: Pastor Silas Malafaia dará a Serra apoio “discreto” no 2º turno em SP
Malafaia apoiou 40 candidatos vencedores no pleito pelo País – 24 a prefeito (quatro estão no segundo turno) e 16 a vereador. Com 48 indicados no total em sete Estados, sua performance foi de 83% de sucesso.
Ele declarou voto em seis candidatos a prefeito em cidades grandes. Dois venceram no primeiro turno: Eduardo Paes (PMDB) , no Rio, e Fortunati (PDT) , em Porto Alegre e três foram para o segundo turno: José Serra (PSDB) , em São Paulo, Ratinho Júnior (PSC) , em Curitiba, na frente; e Neilton Mulim (PR) ficou em segundo em São Gonçalo (segundo maior colégio eleitoral do Rio). Na menor cidade da lista, Palmas, seu preferido, Marcelo Lelis, foi derrotado. “Só perdi com o cara de Palmas, onde não tem segundo turno.”

RO: pastor é condenado a 17 anos por extorsão e estupro


 
Francisco Costa
Direto de Porto Velho
O pastor evangélico Manoel Nazareno de Souza, acusado de chefiar uma quadrilha que praticava crimes de extorsão e estupro, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia a 17 anos de prisão.
A sentença foi proferida pelo juiz Franklin Vieira dos Santos, da terceira Vara Criminal de Porto Velho (RO). A soma das penas por extorsão mediante sequestro é de 9 anos e 6 meses. Por estupro, o pastor foi sentenciado a 7 anos e 6 meses de reclusão.
Nazareno, além de pastor, é funcionário da prefeitura de Porto Velho e foi preso em maio desse ano, durante uma operação policial que investigava quadrilhas que praticavam sequestros-relâmpago. A polícia descobriu que o grupo chefiado pelo pastor cometia os crimes no centro da cidade. Para isso, mantinha em funcionamento uma clínica de reabilitação para tratar dependentes químicos, onde teria aliciado os internos, alguns menores, e cometido vários crimes. A clínica ficava na periferia de Porto Velho.
A quadrilha ainda sequestrou duas vítimas. A primeira no estacionamento de um supermercado, e a segunda na porta do local de trabalho, no centro da capital. No segundo episódio, os bandidos levaram a vítima para uma estrada deserta, onde funcionava um antigo aeroporto e abandonaram o veículo. Os sequestradores pediram R$ 8 mil de resgate no primeiro contato com a família.
Segundo as investigações, e de acordo com o testemunho da vítima, "o réu teria subtraído pertences, tendo, na mesma oportunidade, praticado atos libidinosos como apalpar e beijar os seios da jovem, que estava amarrada e vendada".
O Ministério Público Estadual apresentou, ainda, denúncia contra Alex Moreira Viana, integrante da quadrilha, também condenado no processo a 8 anos e meio.
Em outro processo, Manoel Nazareno, Alex Viana e uma terceira pessoa (menor) estão sendo acusados de terem praticado sequestro-relâmpago, além de outro crime sexual atribuído ao pastor. Nazareno e os integrantes do bando condenados pela Justiça já foram encaminhados ao presídio. Fonte:http://noticias.terra.com.br

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Uma rápida análise sobre a prática da oração

O que é a oração, acho eu, todos devem saber. Seria o ato de se comunicar com uma deidade, ou mesmo com alguém no além túmulo. Orar é, enfim, basicamente o mesmo que rezar. Ainda assim, resolvi colocar o trecho abaixo, retirado da Wikipedia, apenas como esclarecimento.
Oração é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou ainda um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino. Segundo os diferentes credos religiosos, a oração pode ser individual ou comunitária e ser feita em público ou em particular, e pode envolver o uso de palavras ou música. Quando a linguagem é usada, a oração pode assumir a forma de um hino, encantamento, declaração de credo formal, ou uma expressão espontânea, da pessoa fazendo a oração. Existem, segundo as crenças, diferentes formas de oração, como a de súplica ou de agradecimento, de adoração/louvor e etc; e da mesma forma, consoante a crença a oração pode ser dirigida a um deus, espírito, pessoa falecida, ou a uma ideia, com os diversos propósitos, sendo que as pessoas rezam em benefício próprio, ou para o bem dos outros; ou ainda pela consecução de um determinado objetivo.

Líder religioso pede fim de iPhones e iPads

Jerusalém - O rabino Haim Kanievsky, considerado uma das cinco autoridades rabínicas mais influentes de Israel, emitiu um aviso a seus seguidores para que qualquer um que tenha em sua mão um smartphone iPhone o queime sem pena.
A promoção do último produto da marca Apple poderia sofrer um duro golpe em Israel depois que este importante rabino censurou o celular, ao qual compara com uma arma de guerra pelo "potencial dano que pode causar", informa hoje a edição eletrônica do jornal "The Jerusalem Post".
Kanievsky se pronunciou assim em seu último édito religioso depois que vários usuários do entorno ultra-ortodoxo lhe interpelaram acerca da conveniência de usar o smartphone em consonância com a lei judaica.
O anúncio faz parte de uma campanha iniciada anos atrás por líderes destas comunidades, que frequentemente denunciam que os telefones inteligentes e seu acesso à internet e à televisão são incompatíveis com as normas de moral judia pois facilitam conteúdos pornográficos e fontes de informação que vão além das estritas margens permitidas pelo mundo ultra-ortodoxo.
Vários membros destes grupos contam com "telefones celulares kosher", que não têm conexão à internet, não podem receber nem enviar mensagens e não ficam operacionais durante o dia de descanso sabático.
No dia 12 de setembro o rabino Lior Glazer protagonizou uma cerimônia ritual de destruição de IPhones na cidade de Bnei Brak, de maioria ultra-ortodoxa, em resposta à suposta influência maligna do aparelho.
A seita fundamentalista judia Eda Haredit também declarou guerra ao aparelho, da mesma forma que à versão de Android, BlackBerry e similares, por causa do "Holocausto espiritual" que na sua opinião provocam estes gadgets eletrônicos.
O "Canal 10" da televisão israelense divulgou ontem imagens de vários ultra-ortodoxos judeus quebrando em mil pedaços esses dispositivos com um martelo. Fonte:http://info.abril.com.br

7 conflitos atuais causados por diferenças religiosas

Depois da II Guerra Mundial, a ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que colocava em pauta o “respeito universal e observância dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião”. O ideal foi reforçado em 1999, ano em que líderes budistas, protestantes, católicos, cristãos ortodoxos, judeus, muçulmanos e de várias outras religiões se reuniram para assinar o Apelo Espiritual de Genebra. O documento pedia aos líderes políticos e religiosos algo simples: a garantia de que a religião não fosse mais usada para justificar a violência.
Passados muitos anos e outras muitas tentativas de garantir a liberdade religiosa, grande parte dos conflitos que hoje acontecem no mundo ainda envolve crenças e doutrinas, que se misturam a uma complexa rede de fatores políticos, econômicos, raciais e étnicos. De “A a T”, conheça sete conflitos atuais que têm, entre suas motivações, a intolerância religiosa:
1. Afeganistão

Grupos em conflito: fundamentalistas radicais muçulmanos e não-muçulmanos
O Afeganistão é um campo de batalhas desde a época em que Alexandre, o Grande, passava por lá, em meados de 300 a.C. Atualmente, dois grupos disputam o poder no país, em um conflito que se desenrola há anos. De um lado está o Talibã, movimento fundamentalista islâmico que governou o país entre 1996 e 2001. Do outro lado está a Aliança do Norte, organização político-militar que une diversos grupos demográficos afegãos que buscam combater o Regime Talibã.
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, a Aliança do Norte passou a receber o apoio dos Estados Unidos, que invadiram o Afeganistão em busca do líder do Al-Qaeda, Osama Bin Laden, estabelecendo uma nova república no país. Em 2011, americanos e aliados comemoraram a captura e morte do líder do grupo fundamentalista islâmico responsável pelo ataque às Torres Gêmeas, mas isso não acalmou os conflitos internos no país, que continua sendo palco de constantes ataques talibãs.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Na Reforma Protestante Martinho Lutero foi um dos líderes e ele escreveu esta carta:

"Os cristãos devem queimar as sinagogas dos Judeus. Devem tirar os livros e os Talmudes deles, pois esses contém somente mentiras e blasfêmias. Devem ameaçar de morte os rabinos que ensinam isto. Devem proibir os Judeus de viajar. Devem obrigar os Judeus a trabalhar em serviço manual e não adquirirem profissão".

"Os Judeus são arrogantes, teimosos e de coração de ferro como demônios".{ Martin Luther, "On the Jews and Their Lies" (1543), Traduzido por Martin H. Bertram, editado por Franklin Sherman, vol.47, pp. 121-306, em Luther's Works, de Jaroslav Pelikan e Hehnut T. Lehmann ( Filadelfia,.Fortress Press e St. Louis, Concórdia Publishng House, 1962-1974). Abaixo um enxerto das pp. 268-278:

"Que faremos, nós cristãos, com este povo rejeitado e condenado, os Judeus?". ...Vou dar-lhes o meu conselho sincero: primeiro, atear fogo às suas sinagogas, em honra ao nosso Senhor e à cristandade, de modo que Elohim veja que somos cristãos... Aconselho que as suas casas sejam arrasadas e destruídas...

Pastor Silas Malafaia reafirma apoio a Serra e campanha contra Haddad usando o “Kit gay”

O líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo pastor Silas Malafaia, após se reunir com o candidato a prefeitura de SP José Serra(PSDB), promete fazer campanha contra o candidato do PT Fernando Haddad entre os evangélicos e vai usar o chamado kit gay para “arrebentar” a campanha do petista à Prefeitura de São Paulo.
O líder religioso, que tem base no Rio de Janeiro, esteve ontem na capital paulista para se reunir com o tucano e com o pastor Jabes de Alencar, presidente do Conselho de Pastores de São Paulo.
Segundo Malafaia, Serra lhe agradeceu o apoio recebido no primeiro turno, quando ele fez um vídeo em que pedia votos ao candidato do PSDB e ligava Haddad ao kit anti-homofobia.

O Que É Uma Doença Mental?

Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

Quanto a forma de manifestação

Há duas classificações básicas de doenças mentais, que são as neuroses, e as psicoses.

A - Neurose é chamada neurose toda a psicopatologia leve, onde a pessoa tem a noção (mesmo que vaga) de seu problema.

Ele tem contato com a realidade, porém há manifestações psicossomáticas, que são notadas por este, e que servem de aviso para a pessoa procurar um tratamento psicológico, ou psiquiátrico.

É um fator comum a ansiedade exacerbada. Existe inúmeras classificações menores; para citar algumas temos:
1) TOC - Transtorno obsessivo-compulsivo: é a repetição de algum ato diversas vezes ao dia, não controlável e causador de grande ansiedade;

Moisés pode não ter existido, sugere pesquisa arqueológica

A saga de Moisés, o profeta que teria arrancado seu povo da escravidão no Egito e fundado a nação de Israel, tem bases muito tênues na realidade, segundo as pesquisas arqueológicas mais recentes. É praticamente certo que, em sua maioria, os israelitas tenham se originado dentro da própria Palestina, e não fugido do Egito. O próprio Moisés tem chances de ser um personagem fictício, ou tão alterado pelas lendas que se acumularam ao redor de seu nome que hoje é quase impossível saber qual foi seu papel histórico original.

É verdade que as opiniões dos pesquisadores divergem sobre os detalhes específicos do Êxodo (o livro bíblico que relata a libertação dos israelitas do Egito) que podem ter tido uma origem em acontecimentos reais. Para quase todos, no entanto, a narrativa bíblica, mesmo quando reflete fatos históricos, exagera um bocado, apresentando um cenário grandioso para ressaltar seus objetivos teológicos e políticos.

Airton José da Silva, professor de Antigo Testamento do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), resume a situação: "O Moisés da Bíblia é
claramente 'construído'. Pode até ter existido um Moisés lá no passado que inspirou o dos textos, mas nada sabemos dele com segurança. Nas minhas aulas de história de Israel, começo com geografia e passo para as origens de Israel em Canaã [antigo nome da Palestina], não trato mais de patriarcas e nem do Êxodo".

  Data-limite
Os pesquisadores dispõem há muitos anos do que parece ser a data-limite para o fim do Êxodo. Trata-se de uma estela (uma espécie de coluna de pedra) erigida pelo faraó Merneptah pouco antes do ano 1200 a.C. A chamada estela de Merneptah registra uma série de supostas vitórias do soberano egípcio sobre territórios vizinhos, entre eles os de Canaã. E o povo de Moisés é mencionado laconicamente: "Israel está destruído, sua semente não existe mais". Não se diz quem liderava Israel nem que regiões eram abrangidas por seu território. Trata-se da mais antiga menção aos ancestrais dos judeus fora da Bíblia.

Foto: Reprodução
Inscrição em hieróglifos feita sob ordem do faraó Merneptah pouco antes de 1200 a.C. Esse trecho do texto diz: "Israel está destruído, sua semente não existe mais" (Foto: Reprodução)


Se a saída dos israelitas do Egito ocorreu, ela precisaria ter acontecido antes disso. A Bíblia relata que, cerca de 400 anos antes de Moisés, os ancestrais do povo de Israel, liderados pelo patriarca Jacó, deixaram seu lar na Palestina e se estabeleceram no norte do Egito, junto à parte leste da foz do rio Nilo. Os egípcios teriam permitido esse assentamento porque, na época, o mais importante funcionário do faraó era José, filho de Jacó. Décadas mais tarde, um novo faraó teria ficado insatisfeito com o crescimento populacional dos descendentes do patriarca e os transformado em escravos.

Provimento Conjunto trata de união homoafetiva



A lavratura de escritura pública de declaração de convivência de união homoafetiva e a habilitação para casamento civil entre pessoas do mesmo sexo são as alterações previstas no Provimento Conjunto nº 12/2012, publicado na edição desta quarta-feira (10/10) do Diário da Justiça Eletrônico.
O novo Provimento reedita, com alterações, o Provimento nº 4/2007, da Corregedoria Geral de Justiça, que regulamentou, no âmbito do Estado da Bahia, a lavratura de escrituras públicas de Inventário de Bens e Partilha, Divórcio Consensual, Separação Consensual e Reconciliação.
Com o novo texto, fica revogado o Provimento nº 6/2010, da Corregedoria das Comarcas do Interior.
Em suas considerações, os corregedores citam, dentre outras normas, a Lei Maria da Penha, as novas determinações do Ministério da Previdência Social e a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a união entre pessoas do mesmo sexo.
Clique aqui e veja a íntegra do Provimento Conjunto 12/2012.

Ladrões deixam padre só de cueca após assalto a igreja em Assis (SP)

Ladrões roubaram na manhã desta quarta-feira uma igreja em Assis (451 km de SP). Após o roubo eles amarraram e amordaçaram o padre. De acordo com a polícia, os criminosos levaram R$ 4 mil em dinheiro e equipamentos eletrônicos.
Em depoimento à polícia, o padre Reginaldo Nascimento, 43, diz que foi chamado por duas pessoas e ao abrir a porta paróquia de São Judas Tadeu, na Vila Progresso, foi rendido por três homens armados e encapuzados.
O pároco relatou ainda que foi agredido com socos e pontapés. Além do dinheiro, o grupo levou um tablet, um notebook e duas bicicletas.
Antes de fugirem, os ladrões amarraram e amordaçaram o padre só de cueca.
A polícia diz que ainda não tem pistas dos criminosos. Fonte:www1.folha.uol.com.br

Dupla ganha Nobel da Física por descoberta que pode levar a criação do computador quântico

Os trabalhos sobre a interação entre a luz e a matéria e seus "revolucionários métodos experimentais que permitiram a medição e a manipulação de sistemas quânticos individuais" podem levar à construção de um novo tipo de computador super rápido com base na física quântica, de acordo com a Academia Real Sueca de Ciências. Juntos, eles somam mais de 80 anos dedicados à pesquisa e compartilham a paixão pela física quântica.
"Os ganhadores do Nobel abriram as portas para uma nova era de experimentação com a física quântica, ao demonstrar a observação direta da partículas quânticas individuais sem destruí-las", afirmou a academia em comunicado. "Talvez, o computador quântico mudará nossa vida cotidiana neste século da mesma forma radical que o computador clássico fez no século passado."
Os vencedores deste prêmio recebem 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,5 milhões), 20% menos que no ano passado.

Protestantes perdem maioria pela primeira vez nos EUA

Apenas 48% dos americanos se dizem ligados à religião, revela pesquisa



NOVA YORK — Atualmente não há sequer um juiz protestante na Suprema Corte dos Estados Unidos, e o Partido Republicano enfrenta suas primeiras eleições presidenciais sem ter contado com um único pré-candidato da religião. Os indícios de uma mudança na sociedade americana já se faziam notar. E foram comprovados por uma pesquisa do Instituto Pew: apenas 48% dos americanos se identificam com a religião. Ou seja, o protestantismo perdeu sua hegemonia pela primeira vez na História dos EUA.
Fieis de uma Igreja Batista em Nova Orleans, nos EUAFoto: William Widmer/The New York TimesA principal razão para o declínio é o crescimento acentuado de um outro grupo - o dos agnósticos. Os números mostram que 20% dos americanos, hoje, dizem não ter qualquer filiação religiosa, um aumento de cinco pontos percentuais em relação à última checagem, feita há cinco anos.
O resultado foi obtido por uma série de enquetes que ouviram mais de 17 mil pessoas, e a margem de erro é de apenas 0,9 ponto percentual. Não faltam, porém, sombras entre a frieza das estatísticas e a subjetividade de temas como religião e espiritualidade. Pesquisadores têm debatido calorosamente para decidir se as pessoas que dizem não pertencer mais a um grupo religioso podem ser consideradas laicas. A categoria “agnóstico”, segundo o Pew, optou por abrigar quem apenas diz “acreditar em Deus” e a minoria que se considera “espiritual, mas não religiosa”.
Os números têm um aspecto político: 24% dos americanos que se descrevem como sem religião votam majoritariamente no Partido Democrata, apoiam a legalização do aborto e o casamento gay.
O fenômeno desafia os pesquisadores. Na Europa, o crescimento do secularismo sempre esteve atrelado à riqueza crescente do continente. Resta explicar como um país industrializado, como os EUA, conseguiram manter por tanto tempo profundas raízes religiosas, apesar de sua riqueza.
- Parte do que ocorre é que diminuiu o estigma de não se estar associado a uma comunidade religiosa - arrisca John Green, da Universidade de Akron, que assessorou a pesquisa. |Fonte:http://oglobo.globo.com

terça-feira, 9 de outubro de 2012

A Alma

voltaire.jpgPor Voltaire
extraído do Dicionário Filosófico

É um termo vago, indeterminado, que expressa um princípio desconhecido, porém de efeitos conhecidos que sentimos em nós mesmos. A palavra alma corresponde à animu dos latinos, à palavra que usam todas as nações para expressar o que não compreendem mais que nós. No sentido próprio e literal do latim e das línguas que dele derivam, significa “ o que anima”. Por isso se diz: A alma dos homens, dos animais e das plantas, para significar seu princípio de vegetação e de vida. Ao pronunciar esta palavra, só nos dá uma idéia confusa, como quando se diz no Gênesis: “Deus soprou no rosto do homem um sopro de vida, e se converteu em alma vivente, a alma dos animais está no sangue, não mateis, pois, sua alma.”

Omnisciência vs. Livre Arbítrio

Religiões, de uma forma geral, não gostam de assumir o caráter escravagista deles. Quando falo escravidão me refiro ao fato de nós, pobres e toscos mortais, estarmos subordinados a alguma entidade mágica, de forma que tal entidade faz o que quer e bem entende e nós temos que seguir, de forma irremediável.
Acontece que escravidão não é uma coisa legal, e religiosos procuram arrumar um subterfúgio para dizer que a sua religião não é ruim e que não há nenhum tipo de escravidão. Dizem que as pessoas são livres e daí surgiu o estúpido conceito de livre arbítrio. Não que ter liberdade de escolha seja ruim, muito pelo contrário. O problema reside num paradoxo religioso, pois eles insistem que o deus particular (os outros são falsos. Só o SEU é que é verdadeiro) é poderoso e decide quem o seguirá e receberá recompensas. Para pessoas racionais, o problema fica evidente; para quem apenas acredita, não há nada de errado. Vamos examinar isso de perto.

Cisma do Oriente.

papa_patriarca.jpgUm dos eventos mais significativos na história das religiões é a dissenção entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Esta dissenção vem de longa data e tem um nome: Cisma do Oriente. Esta briga entre católicos e ortodoxos e foi a causadora de sérias disputas e perseguições na Idade das Trevas.
Aqui estudaremos os fatos que levaram a esta briga e tentar entender o motivo das diversas vertentes cristãs não se entenderem (se é que algum dia seremos capazes de entender).
constantino.jpgRelembrando – No século IV Constantino I, primeiro Imperador de Roma a aceitar o Cristianismo como religião oficial do Império Romano, reuniu no ano 325 E.C., na cidade de Nicéia, o primeiro concílio ecumênico, que ficou conhecido como 1º Concílio de Nicéia, onde ficou definida a divindade de um tal de Jesus Cristo.
As Igrejas Ortodoxas, foram divididas em 5 partes:
  • Igreja Católica Ortodoxa de Alexandria;

Logo da Apple corre risco de ser banido da Rússia e substituído por uma cruz

DE SÃO PAULO
O logo da Apple corre o risco de se tornar ilegal na Rússia.


De acordo com o site australiano "Christian Today", o problema seria que a fruta costuma representar o fruto proibido que fez com que Adão e Eva fossem banidos do paraíso.
Por isso, cristãos conservadores no país estão insistindo que o logo deve ser removido e substituído por uma cruz.
Uma nova lei proposta no parlamento russo que diz respeito a insultos e blasfêmias contravalores religiosos pode facilitar as coisas para os conservadores. De acordo com o site, existe grandes chances do presidente Vladimir Putin aprová-la, já que ele foi apoiado pela Igreja Ortodoxa Russa.
Além da substituição do logo, os conservadores podem também paralizar a venda dos produtos da Apple e condenar a companhia por se envolver em ações antirreligiosas.
O símbolo da marca foi criado há 35, sofrendo algumas modificações ao longo do tempo.

Kimihiro Hoshino - 6.mar.12/France Presse
Maçãzinha da Apple pode ser proibida na Rússia
Maçãzinha da Apple pode ser proibida na Rússia

domingo, 7 de outubro de 2012

Pastor evangélico é suspeito de compra de votos, em Manacapuru-AM

Justiça afirmou que sete pessoas foram presas por cometer crimes eleitorais.
Segundo TRE, eleição pode ser considerada a mais tranquila da história.


Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE/AM), 747 mesários foram responsáveis por realizar a eleição neste domingo (7) na 6ª zona eleitoral de Manacapuru, a 68km de Manaus, que não apresentou problemas no processo de captação dos votos. Ainda de acordo com o órgão, apesar de algumas ocorrências, esta pode ser considerada a eleição mais tranquila no maior colégio eleitoral do interior do Estado.

Mesário sai da seção para fumar maconha e é preso em Curitiba


CURITIBA - Um mesário foi preso na manhã deste domingo em Curitiba por dar uma saidinha da seção para fumar maconha. O caso foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral. Foi a segunda prisão ocorrida na capital paranaense. Na Cidade Industrial, uma pessoa foi presa por fazer por fazer boca de urna numa seção eleitoral.
Os três candidatos mais bem colocados na disputa votaram na manhã deste domingo, sem incidentes. O líder nas pesquisas de intenção de voto, Ratinho Jr (PSC), foi o primeiro a votar, na Escola Municipal Vinhedos, em Santa Felicidade. O prefeito Luciano Ducci (PSB), segundo colocado nas pesquisas, votou no Colégio Sion; e Gustavo Fruet, terceiro colocado, na Unicuritiba, no Rebouças.