sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O risco da crendice

"Pode parecer inofensivo acreditar em espíritos ou telepatia. Não é. Quem acredita nisso pode acreditar em qualquer coisa"
Holly Freedman
O psicólogo americano Michael Shermer dedica-se há nove anos ao que considera uma cruzada: em defesa do pensamento científico, ele combate superstições, crendices e mitos. Suas armas são palestras que faz pelos Estados Unidos, cursos no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), participações em programas de televisão e de rádio e sete livros sobre o assunto. O último deles, Fronteiras da Ciência: onde o que Faz e o que Não Faz Sentido Se Encontram, foi lançado no ano passado nos Estados Unidos. Shermer é diretor da Sociedade dos Céticos, uma espécie de ONG que tem entre os simpatizantes cientistas do calibre do paleontólogo Stephen Jay Gould, um dos principais escritores de divulgação científica do mundo. Colunista da revista Scientific American, ele mantém um site na internet dedicado a desmascarar charlatães. Quando não está debatendo com crédulos de todos os matizes ou escrevendo livros, Shermer se dedica a outras tarefas não menos desgastantes. É apaixonado por corridas e enduros de bicicleta e participante assíduo de competições como a Race Across America, que cruza os Estados Unidos de ponta a ponta.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Egito: 3 homens são julgados por insultar a religião cristã

Três egípcios, dois dos quais são acusados de queimar uma bíblia, serão julgados por insultar a religião cristã, informou nesta terça-feira a agência de notícias oficial Mena. De acordo com a agência, a Procuradoria decidiu levar à Justiça, por "insulto à religião cristã", Ahmed Mohammed Abdallah, conhecido como "Abu Islam", presidente da rede de televisão Al-Omma, seu filho Islam, diretor da mesma rede, e o repórter do jornal independente Al-Tahrir, Hani Yassin Gadallah.
Abu Islam e seu filho são acusados de rasgar e queimar um exemplar da bíblia em frente à embaixada americana durante um protesto contra o filme islamofóbico produzido nos Estados Unidos. Abu Islam também é acusado de ter insultado a religião cristã em uma entrevista ao jornalista da Al-Tahrir.
Milhares de pessoas, incluindo muitos salafistas, protestaram em 11 de setembro em frente à embaixada dos Estados Unidos no Cairo, após a difusão de trechos do filme Inocência dos Muçulmanos, ofensivo ao Islã, onde o profeta Maomé é retratado como um bandido de práticas desviantes. Os protestos continuaram em menor número, mas com mais violência, formados por jovens de motivações políticas incertas que entraram em confronto com a polícia esporadicamente.
Muitos coptas (cristãos egípcios) estão preocupados com a possibilidade de o filme aumentar a pressão sobre a sua comunidade, que representa de 6 a 10% dos 82 milhões de egípcios, e que denuncia regularmente discriminação e violência contra seus membros. O procurador geral do Egito deu entrada na semana passada em ação contra sete coptas egípcios que vivem nos Estados Unidos suspeitos de estarem envolvidos na produção ou distribuição do filme islamofóbico. Um tribunal também sentenciou um cristão a seis anos de prisão por violar a imagem do profeta Maomé e do presidente Mohamed Mursi no Facebook. Fonte:http://noticias.terra.com.br

Vivemos na Matrix? Cientistas encontraram uma forma de descobrir isso

Será o universo uma simulação? A ideia de que fazemos parte de um mundo artificial, criado por algo bem maior que nós, já foi objeto de discussão de filósofos como Platão e Descartes, por exemplo.
Platão criou o mito da caverna. Segundo ele, o nosso próprio mundo seria uma sombra, uma projeção de um mundo perfeito, que poderia ser alcançado pelo pensamento.
Descartes fez a pergunta “e se tudo que a gente vê e sente forem sensações criadas por algum demônio?”. Com isso, ele nos convida a desconfiar dos sentidos, e chega à máxima “Cogito ergo sum” (“Penso, logo existo”), querendo dizer que ele é real por que o pensamento dele é real também.
Algumas características do nosso universo levam as pessoas a se perguntarem o que há de real nesta hipótese de um mundo “simulado”.

IBGE: 47% dos casais homossexuais se declaram católicos

Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro
Pela primeira vez na história, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pesquisou o número de casais homossexuais que dividem uma residência. O número já havia sido revelado: são cerca de 60 mil no País. O que o Censo 2010 ainda não havia mostrado e o instituto divulgou nesta quarta-feira é que quase metade destes casais têm uma religião. E logo uma que condena este tipo de comportamento.
Quarenta e sete por cento dos casais homossexuais que dividem o mesmo teto se declaram católicos - 20,4% não tem religião. "É um dado bastante surpreendente, quando a gente percebe que a maioria dos casais em união consensual declara não ter religião. Entre os homossexuais esta taxa é maior", declarou o pesquisador Leonardo Queiroz Athias, do IBGE.

Serra volta a citar religião e mensalão como bandeiras de campanha

Serra volta a citar religião e mensalão como bandeiras de campanha
José Serra, candidato a prefeito em São Paulo, arregimenta defensores de valores conservadores para a disputa (Fernando Cavalcanti/Milenar)
São Paulo – Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que declara publicamente seu apoio ao candidato do PDSB a prefeito de São Paulo, José Serra voltou a atacar seu adversário Fernando Haddad (PT), defendendo que valores religiosos devem influir na escolha do eleitor.
"O kit-gay era para doutrinar, não para educar", disparou, voltando a mostrar entendimento limitado sobre a cartilha que buscava esclarecer crianças e familiares sobre a importância de se respeitar a todos, sem exceção de nenhuma natureza. O material, edito à época em que Fernando Haddad foi ministro da Educação, foi duramente atacado por setores conservadores da sociedade, sobretudo os religiosos e acabou tirado de circulação pela presidenta Dilma.
Haddad: Serra parece 'fora do tom' e disposto a 'mobilizar as trevas'

Polícia prende pastor suspeito de estuprar menina de 12 anos no Itapoã

Um pastor de 37 anos foi preso nesta terça-feira (16) suspeito de estuprar uma menina de 12 anos no Itapoã. Segundo a polícia, o homem confessou o crime, cometido na tarde do último sábado (13) na casa dele.

De acordo com a delegada-chefe da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Ana Cristina Santiago, o pastor da igreja Ministério Pentecostal Novo Israel era amigo da família da menina. Ele a levou para a dele depois de buscá-la para participar do ensaio de um coral.

A delegada informou que o pastor se aproveitou do momento em que ficou sozinho com a criança. ”Embora não tenha havido penetração, ele consumou o estupro, pois constrangeu a menina com o que chamamos ato libidinoso diverso, tendo chegado ao orgasmo por meio do contato do órgão sexual dele com o corpo dela”, disse Ana Cristina.

A denúncia foi feita pela mãe da vítima no domingo (14), e o suspeito compareceu à polícia na terça, após ser intimado. O homem cumprirá mandado de prisão temporária de 30 dias e, caso seja condenado, poderá ter de cumprir pena de 8 a 15 anos de reclusão por estupro de vulnerável. O pastor não tem antecedentes criminais.

Ana Cristina disse, ainda, que é comum que este tipo de crime seja cometido por pessoas próximas aos pais e à criança. “Nessas situações observamos que o autor costuma ser muito próximo da vítima e se aproveita de relação de confiança e intimidade para cometer o estupro”, declarou a delegada. Fonte:http://g1.globo.com

Evidências Anedóticas – Por que são inválidas?

Sabe quando, numa conversa informal ou mesmo num debate, alguém diz “mas eu juro, vi com meus próprios olhos!”, ou algo como “um conhecido me afirmou que ele mesmo viu!”? Pois então, estes exemplos de evidências anedóticas.
Uma “evidência anedótica” nada mais é do que algo que alguém conta (uma história, conto) e tenta usar isto como evidência de algo. Um bom exemplo são testemunhos dados na justiça, onde tudo o que a pessoa relata é aquilo que ouviu de outros. Da Wikipedia:
Evidência anedótica, ou evidência anedota refere-se a uma evidência informal na forma de anedota (conto, episódio, derivado do grego anékdota, significando ‘coisas não publicadas’), ou de “ouvir falar”. Quando utilizado em propaganda ou promoção de um produto, serviço ou idéia, a evidência anedótica é chamada de testemunho e é banida em algumas juridições norte-americanas. Também pode ser usada em contexto legal para certos testemunhos.
O termo é geralmente utilizado em contraste com evidência científica, especialmente na medicina baseada em evidências, que é uma evidência formal. A evidência anedótica freqüentemente não é considerada científica pois raramente pode ser analisada segundo o método científico. O mau uso de evidências anedóticas como evidências formais é considerada uma falácia (erro de argumentação lógica).
O primeiro problema deste tipo de evidência é algo que foi muito repetido pelo personagem Gregory House, interpretado por Hugh Laurie, na série de TV House M.D.:
“Todo mundo mente.”

Evangelismo: a maior mentira da História

Introdução
Este não é um opúsculo acadêmico, no sentido estrito do termo. E nem mesmo poderia ser: qualquer professor ou pesquisador ligado a uma universidade estaria se expondo a perder sua cadeira ou ajuda de custo para pesquisa, se se atrevesse a publicar algo de teor parecido com esta obra. Pois, de fato, para muitos esta obra será considerada execrável, blasfema, digna de ser queimada após a leitura. E isso, pelo simples fato de que aqui, em não muitas páginas repletas de citações, viemos desmascarar a maior mentira que já foi propagada em toda a história da Humanidade. Fazemos isso não por desconsiderar aquele que teve seus ensinamentos criminosamente deturpados por grupos fanáticos, sedentos de poder, coisa que ele mesmo certamente desaprovaria de forma extremamente veemente.
Estamos, sim, honrando a memória de um número gigantesco de inocentes que foram massacrados num espaço de vários séculos, unicamente porque não queriam se curvar perante a grande mentira. E também em honra a esses heróis inocentes, que decidimos que este trabalho seria lançado apenas virtualmente, no formato de um e-book, podendo ser livremente distribuído por quantos assim o desejem desde que inalterado em seu teor (“sine adulterare“). Num mundo corrompido, em que mercenários se levantam em todos os campos com a única intenção de saciar sua sede por dinheiro, optamos em reverenciar o nobre costume da Velha Tradição, que não permite que se faça da religião um comércio. Estamos certos de que fundamentalistas de todos os matizes não aprovarão esta obra, que certamente tentarão desacreditar como “coisa do demônio”; afinal, estaremos aqui gritando para todo o mundo a respeito do mal que fizeram e ainda fazem à Humanidade. Porém, não serão mais inocentes os fundamentalistas que conseguirem ler todo este trabalho; as mentiras que divulgam, muitas vezes crendo tratarem-se de verdades incontestáveis, caem como castelos de cartas diante do vento poderoso da História das antigas civilizações, notadamente da gloriosa Civilização Egípcia, por razões ligadas estreitamente às mesmas mentiras que tem sido apregoadas há tantos séculos.

Jean Wyllys: “Minha votação tem um recado político”

Primeiro parlamentar homossexual assumido a se eleger empunhando a bandeira do movimento LGBT, o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) disse que a votação que lhe garantiu a segunda colocação no Prêmio Congresso em Foco 2011 tem um recado político. “É um recado político direto de que a política precisa de renovação, ser honesta e trabalhar para estender a cidadania para o conjunto da população brasileira, não importando sua sexualidade e a sua religiosidade”, afirmou, ao receber o troféu. “Gay is beautiful”, acrescentou.


Em seu primeiro mandato na Câmara, Jean só não recebeu mais votos na categoria de melhor deputado que seu colega, Chico Alencar (Psol-RJ). Jean teve 6.987 votos; Chico, 7.201. Além deles, também foi agraciada com troféu a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), que ficou com 5.345 votos. A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira passada (7), em Brasília. Pela primeira vez em seis edições, o nome dos vencedores só foi anunciado durante a festa.
Jean também foi o segundo mais votado pela internet na categoria “Parlamentar de futuro”, vencida por Lindbergh Farias (PT-RJ). O prêmio foi distinguido aos deputados e senadores com menos de 45 anos mais bem avaliados, na primeira fase, pelos jornalistas.

Relatório: Israel fixou quantidade de calorias por palestino em Gaza

As autoridades israelenses fixaram um nível mínimo para o fornecimento cotidiano de calorias por habitante na Faixa de Gaza, com o objetivo de evitar que o bloqueio imposto ao território palestino provoque a desnutrição, segundo um relatório militar divulgado nesta quarta-feira.
O documento, com data de 2008, estabelece 2.279 calorias diárias por pessoa, um nível muito próximo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível teto para evitar a desnutrição dos habitantes de Gaza. A publicação do relatório do gabinete do Coordenadorádas Atividades Governamentais nos Territórios Palestinos (Cogat) é o resultado de uma batalha jurídica da ONG israelense Gisha, que luta pela liberdade de movimento dos palestinos.
As regulamentações sobre a alimentação não estão mais em vigor desde que Israel - sob intensa pressão internacional desde o violento ataque de sua marinha em 31 de maio de 2010 em águas internacionais contra uma frota humanitária que seguia para Gaza - anunciou em 20 de junho de 2010 a suspensão das restrições à entrada de alimentos.
Os dados que aparecem no documento foram reunidos depois da decisão de 19 de setembro de 2007 do gabinete de segurança israelense de intensificar o bloqueio após o Hamas chegar ao poder em Gaza. Desde então, a região é considerada um "território hostil" que enfrenta "severas restrições na esfera civil".
O documento, ilustrado com quadros sobre o número de calorias necessárias em função da idade e do sexo, realizadas a partir de dados fornecidos por fontes dos serviços de segurança e do ministério da Saúde, considera que a entrada de 106 caminhões por dia útil é necessária para garantir o abastecimento de alimentos básicos, medicamentos, equipamentos médicos e produtos agrícolas.
Apesar da recomendação, Israel autorizou apenas a passagem de 67 caminhões na média durante o período, segundo a Gisha. O Cogat afirma que o relatório foi apenas um projeto e que nunca foi aplicado.
Fonte:http://noticias.terra.com.br

Encontrado cemitério asteca que pode ser resultado de sacrifícios em massa

Um esqueleto feminino cercado por 1.789 ossos humanos. O cenário macabro, que bem poderia fazer parte de um filme do Indiana Jones, foi encontrado recentemente por um grupo de arqueólogos mexicanos, cinco metros abaixo da superfície do Templo Maior da Cidade do México.
Embora a existência de vestígios da civilização asteca no local não seja surpresa (Tenochtitlan, mais tarde reconstruída como Cidade do México, foi fundada pelos astecas em 1325), o cemitério é “o primeiro desse tipo”, de acordo com o Instituto Nacional de História e Antropologia do México. O grande número de ossos pode ser evidência de um sacrifício em massa (há marcas de possíveis rituais de retirada de coração) ou de uma relocação de corpos, práticas pouco comuns entre os astecas.
Durante as escavações, foram encontrados crânios de sete adultos e três crianças em uma pilha, ossos longos (como o fêmur) em outra e costelas em uma terceira. A princípio, pode se tratar de um cemitério de elite, preparado em torno do esqueleto de uma mulher pertencente à “alta sociedade” asteca. Próximo aos ossos estão vestígios de uma “árvore sagrada”, o que evidencia a importância do cemitério.[Daily Mail UK]

Os 8 mais insanos paraquedistas da história


1 – Primeiro a saltar

O paraquedas é uma ideia velha – Leonardo da Vinci desenhou um projeto para um em forma de pirâmide em seus livros – mas só em 1797 um verdadeiro corajoso deu o primeiro salto de uma alta altitude para o solo.
O balonista Andre-Jacques Garnerin subiu 610 metros acima do Parc Monceau em Paris (França) em um balão de ar quente, cortou o balão, e desceu à terra ligado a um paraquedas de seda que mais lembrava um guarda-chuva.
Não foi um passeio agradável: segundo o museu Smithsonian National Air and Space Museum, esses primeiros paraquedas rígidos oscilavam freneticamente na descida. Na Inglaterra, um observador descreveu o paraquedista como “extremamente pálido” e enjoado depois do salto.

Abelhas fazem mel psicodélico a partir de M&Ms

Apicultores da pequena cidade francesa de Ribeauville, na região da Alsácia, levaram um susto ao perceber que as abelhas começaram a produzir mel verde e azul. O evento inusitado teve início em agosto e preocupou diversas pessoas que trabalham com o produto.
Pesquisadores foram atrás do motivo do mel colorido, e a solução do mistério foi surpreendente: as abelhas estavam comendo resíduos de M&Ms, doce produzido em uma fábrica localizada a cerca de quatro quilômetros do apiário.
O local é próximo da área em que as abelhas colhem néctar, e quando elas encontraram as casquinhas coloridas e apetitosas do chocolate, não resistiram.
Infelizmente (ou não), o mel não é comestível. Apesar do mel colorido parecer legal e chamar a atenção das pessoas, a substância tem origem de corantes de resíduos industriais. Os apicultores franceses estão preocupados com os prejuízos, e a empresa que produz a guloseima afirmou que irá limpar seus contêineres e acomodar os resíduos em recipientes hermeticamente fechados. [BBC/Reuters]


Você também vai adorar: