quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Preconceito faz surgir ativistas por direitos gays no Texas

Noel Freeman, 36 anos, nunca tinha pensado em entrar para a política, até a política entrar na sua vida, há pouco mais de uma década. Cansado de "viver com medo" e "entre mentiras", como definiu, o jovem cadete da Aeronáutica americana resolveu então "sair do armário" para o seu comandante e assumir sua orientação sexual.
"A resposta dele foi se solidarizar, dizer que nem conseguia começar a imaginar a situação pela qual eu estava passando", disse Freeman à BBC Brasil, na sede de seu escritório em Houston, Texas.
"Mas pelo estatuto ele era obrigado a investigar, e a investigação dele foi simples: ele me perguntou, o que você me disse é verdade? Eu disse que era. Ele: OK, concluímos a nossa investigação", relatou. "Três meses depois, meus papéis de dispensa estavam finalizados e fui liberado", acrescentou.
A partir desse dia, o ex-piloto se dedicou a fazer campanha para derrubar a legislação que interrompeu sua carreira militar, a chamada "Don't ask, don't tell" (Não Pergunte, Não Conte, em tradução literal). A lei foi finalmente extinta no ano passado pelo governo do presidente Barack Obama.
Mensagem musical

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Uma das leis imutáveis da física é a segunda lei da termodinâmica

Uma das leis imutáveis da física é a segunda lei da termodinâmica, que afirma que tudo acaba por se esgotar, que a entropia (desordem ou caos) total do Universo sempre aumenta. Isso quer dizer que o ferro oxida, nossos corpos envelhecem e decaem, os impérios desabam, as estrelas esgotam seu combustível nuclear e o próprio Universo vai se esgotar, na medida em que as temperaturas caírem, de maneira uniforme, para quase o zero.

A morte do Universo inteiro parece inescapável. Assim, em algum dia do futuro distante, a última estrela vai deixar de brilhar e o Universo inteiro será recoberto de destroços nucleares, estrelas de nêutrons mortas e buracos negros.

Embora a termodinâmica e a cosmologia apontem para a morte de todas as formas de vida no Universo, ainda existe uma saída possível.

É uma das leis da evolução que, quando o meio ambiente muda de maneira radical, a vida deverá se adaptar, fugir ou morrer. A primeira alternativa parece impossível. A última é indesejável. Isso nos deixa com uma escolha: deixar o Universo.

Esta ideia por muito louca que pareça tem os seus defensores, a teoria da relatividade geral de Einstein prevê a existência de 'buracos de minhoca', ou portais que interligam Universos paralelos, e a teoria M, em que o Universo dito 'ecpirótico' (o termo deriva da palavra grega que significa 'conflagração'). Ele parte da premissa de que nosso Universo é uma membrana plana e infinita que flutua num espaço de dimensão superior, um imenso Multiverso.

Este artigo foi retirado do livro Paralell Worlds (do Professor de Fisica Teórica e co-criador da Teoria das Cordas), Michio Kaku.

Astrônomo brasileiro descobre estrela rara na Via Láctea

Um astrônomo brasileiro encontrou, em meio a mais de 200 bilhões de estrelas da Via Láctea, um astro com pelo menos cem vezes a massa do nosso Sol. Além disso, a estrela rara parece ter sido "expulsa" da região em que se formou, estando agora isolada a cerca de 25 mil anos-luz da Terra. Apesar de grande, ela é nova em termos galácticos: tem apenas 1 milhão de anos. Sua vida, porém, será curta, uma vez que quanto maior uma estrela, mais rápido ela consome o combustível de seu núcleo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O autor da descoberta é o pesquisador brasileiro da Universidade de La Serena no Chile, Alexandre Roman Lopes. Ele é especialista em encontrar esses gigantes espaciais. "É como encontrar um grão de areia especial no meio de uma praia inteira", explica ao jornal. Batizada de WR42e, a estrela descoberta provavelmente possui elementos químicos essenciais à formação e desenvolvimento da vida como a conhecemos. E, na explosão que marca a morte das grandes estrelas, eles deverão se espalhar pelo espaço. Por isso, segundo o astrônomo, a descoberta pode ajudar no entendimento de como se dá a evolução da nossa própria galáxia.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A evolução do macaco e do homem sempre foi um mistério.

A evolução do macaco e do homem sempre foi um mistério. Alguns especialistas especulam que há um "elo perdido" entre humanos e macacos, como uma nova espécie de macaco completamente removido-se das árvores e que começou a andar ereto ao longo das planícies. Outros especialistas acreditam que a mudança foi muito mais gradual e mais complicado do que imaginávamos. Parece que esses últimos especialistas podem estar corretos.

Em 1974, foi descoberto um hominídeo apelidado de Lucy (Australopithecus afarensis) na Etiópia. Lucy pode ter vivido há cerca de 3,2 milhões anos atrás e sua cabeça de macaco, como e sua estatura de homem foi uma importante descoberta na busca de antepassados da humanidade. Em 2000, uma criança de Australopithecus afarensis foi descoberta no vale Rift da Etiópia. Embora o fóssil hominídeo remonta milhares de anos mais velho que Lucy, cientistas apelidado o esqueleto do bebê de "Lucy baby", uma vez que o fóssil é mais completo tiveram uma melhor compreensão de sua anatomia. O bebê de hominídeo, mais tarde renomeado Hebert, provou aos cientistas que a. afarensis não tinha progredido além de grandes símios seu intelecto e seu cérebro permaneceram do mesmo tamanho, mas sua locomoção havia mudado, talvez para preencher um nicho diferente fora da floresta.

Condenados, Dirceu e Delúbio festejam vitória do PT em churrasco


Os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, condenados no julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF), participaram de um churrasco, na noite de domingo, em comemoração a eleição de Fernando Haddad (PT) para a prefeitura de São Paulo. No evento, também em homenagem ao aniversário do sindicalista Marcos Palmah, os convidados vibravam com as parciais da apuração de votos, que acompanhavam pela TV. Quando a vitória de Haddad foi confirmada, eles cantaram o jingle da campanha, gritaram e assobiaram. As informações são do jornal Folha de S.Paulo
Confira o placar do julgamento voto a voto
Conheça o destino dos réus do mensalão
Saiba o que ocorreu no julgamento dia a dia
Mensalãopédia: conheça os personagens citados no julgamento
Mensalão Kombat: veja as 'batalhas' entre Barbosa e Lewandowski
Entre os convidados, estavam dois petistas que investiram contra jornalistas durante o voto de Genoino, entre eles o ex-presidente da comissão de ética do PT. Dirceu, que chegou pouco depois das 18h para votar, foi recebido ao coro de "Zé, guerreiro do povo brasileiro". Vestindo vermelho, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e Genoino chegaram horas antes. Dirceu e Genoino se preparam para se lançar em uma ofensiva pela reforma do Judiciário e a regulação da mídia a partir de amanhã. Por orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eles estavam se contendo para evitar danos a Haddad. Dirceu cogita até recorrer a tribunais internacionais contra sua condenação. Ontem, em meio ao tumulto que marcou o momento da votação, o ex-ministro, que foi condenado pelos crimes de corrupção e formação de quadrilha, afirmou que só falará "depois do resultado do julgamento".

Astrônomos 'caçam' Plutão para proteger espaçonave de choque

Astrônomos estão constantemente monitorando Plutão com o objetivo de obter uma maior confiança para afirmar que não haverá risco de a sonda americana New Horizons, que será enviada ao espaço em julho de 2015, se chocar com o planeta anão durante a trajetória. A espaçonave passará muito próxima do astro e suas luas e ainda existe uma possibilidade de sua posição interferir na viagem. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O astrônomo do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, Roberto Vieira Martins, explica que há uma falta de confiabilidade muito grande nas efemérides do planeta. "Isso porque ninguém costuma corrigir os dados em função da refração (causada pela atmosfera)", afirma. Vieira e sua equipe monitoram Plutão para tentar executar essa correção apropriada dos dados e dar mais confiança às estimativas de posição e distância do planeta. São observadas as variações de brilho e sumiço temporário da estrela em que plutão passa à frente. Com isso, os pesquisadores conseguem dados importantes da dinâmica do sistema plutoniano. O trabalho, até agora, envolveu 151 noites de observação no Observatório Pico dos Dias, em Itajubá (MG), 13 noites no telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), compreendendo um período de 17 anos. Fonte:http://noticias.terra.com.br