sábado, 15 de dezembro de 2012

Veja o tamanho e peso do cérebro humano em comparação com outros animais


O cérebro humano é incrível, e, com certeza, o que mais nos diferencia dos outros animais. Mas não é o maior cérebro do reino animal; animais maiores, como baleias e elefantes, têm cérebros maiores (a baleia- azul, com seus 10 kg de cérebro, tem o maior do reino animal).
Porém, o cérebro humano é muito grande quando comparado com o tamanho do nosso corpo. O cérebro humano pesa, em média, 1,5 kg. Em um homem de 80 kg, é quase 2% do seu peso corporal. Já a baleia-azul, com suas 200 toneladas, tem um cérebro que ocupa apenas 0,005% de seu corpo.
Mas proporção também não é tudo. Se inteligência dependesse só disso, estaríamos empatados com os ratos, que também têm um cérebro que ocupa 2% de espaço no corpo.
A chave é a complexidade desse órgão.
A maioria das criaturas vivas possui um sistema nervoso. Em algumas delas, ele é muito simples, como o da anêmona-do-mar, que tem apenas uma pequena rede de células nervosas. Nos insetos, essas células ficam lado a lado para formarem os nervos. Em criaturas mais complexas, forma-se uma coluna que possui um cérebro e uma medula espinal. Entre estes animais, os peixes possuem o cérebro mais simples, não muito maior que seu olho.
Quanto mais rugas tem um cérebro, mais neurônios ele tem. O cérebro humano tem mais pregas e rugas do que muitos outros animais. Por exemplo, o cérebro de um esquilo ou de um rato é muito liso comparado com o de um ser humano, por isso não é tão complexo. Alguns animais, como os golfinhos e as baleias, têm cérebros quase tão enrugados quanto os nossos.
Conclusão: tamanho e peso não são documento. Rugas podem ser mais decisivas – ainda que não expliquem todos os mistérios da inteligência.

Não transar logo de cara ajuda a encontrar homem confiável


casal beijandoEsse é conselho que o Professor Robert Seymour, da University College of London, dá para aquelas que procuram encontrar um namorado confiável.

Micro-robôs logo irão nadar pelas suas artérias


proteus
O tratamento de pacientes que sofreram derrame sempre foi uma grande dificuldade para os cirurgiões. Cirurgias com cateteres em vasos sanguíneos no cérebro, por exemplo, são muito difíceis por conta da largura incompatível entre os vasos e o cateter, podendo ocasionar um rompimento.

10 lugares que você não deve conhecer antes de morrer

Essa não é uma lista de destinos imperdíveis e sim daqueles que devem ser evitados. Talvez algum leitor tenha a estranha mania de conhecer lugares bizarros, mas estes destinos estão além do bizarro. Confira 10 lugares que você não deve conhecer antes de morrer:



10. GRANDE FAIXA DE LIXO DO PACÍFICO
lugar perigoso
É uma grande lixeira flutuante no meio do oceano Pacífico. Sua área é maior do que a do estado do Texas, nos EUA – embora não tenhamos uma área exata (porque, além de ser flutuante e estar sobre o mar, seu tamanho aumenta todos os dias e grande parte de seu conteúdo está sob a superfície ). As atrações turísticas são uma enorme quantidade de plásticos, lodo químico e outras nojeiras que ficam acumuladas no lugar por causa das correntes marítimas.

A criatura mais esquisita do mundo é mamífero, réptil e ave


O genoma do ornitorrinco é uma colcha de retalhos com características de mamíferos, aves e répteis. Crédito: Zina Deretsky, National Science Foundation.
O ornitorrinco possui pêlos como um mamífero, pés de pato como uma ave, põe ovos e possui veneno como um réptil. E o manual de instruções da natureza para este “esquisitão”, veja só, é igualmente uma confusão.

Montanha-russa Eutanásia: o último passeio da sua vida


Se você andar nessa montanha-russa, será sua condenação à morte. A invenção do engenheiro lituano Julijonas Urbonas, a “Euthanasia Coaster”, nunca foi criada, mas poderia ser realidade.

Problema de gases, cocaína, injeção de libido: o que todas essas coisas têm em comum?


Uma reportagem publicada na revista alemã Der Spiegel sobre o livro “Hitler era doente?”, do historiador Henrik Eberle e do médico Hans-Joachim Neumann, desbanca várias teorias sobre a saúde de Adolf Hitler (1889-1945), afirmando que seus problemas de saúde e as drogas que ingeria tiveram pouca influência sobre suas ações.

O cérebro desliga na frente de um líder religioso


culto 073Quando estamos na frente de uma figura que consideramos carismática, as áreas do cérebro responsáveis pela vigilância e pelo ceticismo são desligadas. Essa é a conclusão de um estudo que analisou o cérebro de pessoas quando estão na presença de alguém que afirma ter poderes divinos.

Fomos projetados para a monogamia?


Os seres humanos foram feitos para a monogamiaApenas 3 ou 5% das quase 5 mil espécies de mamíferos (incluindo os humanos) formam laços duradouros e monógamos com os mais notórios sendo os castores, lobos e alguns morcegos.

Comentários sobre a “fraseologia teísta”.


Eu vou rezar por vocês.
Vocês me divertem.
Tenho pena de vocês.
Eu já fui como vocês.

Tais frases são clássicas dos teístas que acham que estão um passo a frente dos ateus no quesito evolução intelectual.
Cada uma delas demonstra orgulho, prepotência e clara tentativa de impor uma forma de pensamento.

Dica para felicidade: Queira o que possui


A famosa frase de pára-choque de caminhão “Não tenho tudo que quero, mas amo tudo que tenho”, parece ser mesmo uma chave para a felicidade.A vida não é feita que coisas que temos ou não. Uma nova pesquisa revela uma abordagem mais variada da vida: Indivíduos que querem o que eles têm tendem a ser mais felizes que os demais.
Os resultados do estudo, detalhado na edição de abril da revista científica Psychological Science, sugere que um segredo para alcançar maior felicidade é continuar querendo as coisas que você já possui.
O novo celular ou o última televisão de plasma pode parecer a melhor opção na hora da compra. Mas com o tempo até o melhor produto fica desatualizado e, os pesquisadores dizem, você irá atribuir menor felicidade àquele item.
“Ter um monte de coisas simplesmente não é a chave para a felicidade”, disse Jeff Larsen, um psicólogo da Universidade Texas Tech, nos EUA. “Nossos dados mostram que você também precisa dar valor às coisas que possui. É também importante manter o desejo por coisas que você não possui sob controle.”
Jeff e sua colega Amie McKibban pesquisaram 126 estudantes de graduação de ambos os sexos que deveriam indicar se possuíam ou não coisas de uma lista com 52 itens como carro, som, patins ou cama.
Os estudantes que possuíssem um carro, por exemplo, deveriam dar uma nota do quando eles queriam aquele mesmo carro em uma escala que variava “não queria” até “queria muito”. Aqueles que não possuíam um carro deveriam dar a nota do quanto eles queriam um.
Outros questionários e pesquisas sobre satisfação de vida e bem-estar geral revelaram que os estudantes que queriam mais o que eles já possuíam eram mais felizes do que os indivíduos menos fãs de suas posses. As pessoas mais satisfeitas com suas posses também eram mais felizes do que estudantes que tinham menos itens da sua lista de “quero ter”.
O fato dos estudantes quererem coisas dos tipos que não possuíam (por exemplo: os que não tinham, mas queriam muito um carro) não teve impacto na felicidade. [Fonte]

28 Fatos incríveis sobre o beijo


Revista HypeScienceBem ou mal, todo mundo sabe dar um beijo. A questão é: você sabe que há uma grande variedade de fatos interessantes sobre o beijo? Beijar faz bem? Beijar engorda ou emagrece?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estação meteorológica portátil produz nuvens dentro de casa [galeria]

Dispositivo-conceito reflete as condições meteorológicas em ambientes internos.

 (Fonte da imagem: Reprodução/The Nebula 12 Project)
De acordo com o site gizmag, o pessoal do estúdio de design suíço micasa LAB desenvolveu uma espécie de estação meteorológica caseira — chamada Nebula 12 — que se baseia em informações meteorológicas reais para produzir nuvens de verdade dentro de ambientes fechados.
Segundo a publicação, em vez de a Nebula 12 funcionar como as máquinas de gelo-seco convencionais, a estação utiliza hidrogênio líquido e água quente para produzir nuvens de vapor, que são liberadas por uma luminária que combina diferentes intensidades e cores de luz para indicar as diferentes condições climáticas. Assim, uma luz amarelada informa que o dia será ensolarado, enquanto que uma tonalidade mais vermelha indica a chegada de chuvas.
As informações meteorológicas são transmitidas à estação via wireless através de um smartphone, e as condições climatológicas indicadas refletem as previsões para as próximas 48 horas. As informações sobre o tempo são fornecidas — por padrão — pelo serviço britânico de meteorologia, mas tanto a fonte de dados como as condições reproduzidas pela Nebula 12 podem ser personalizadas de acordo com a preferência de cada um.

Fonte: gizmagThe Nebula 12 Project

Colisões realizadas pelo LHC podem estar gerando um novo tipo de matéria


Descoberta que surpreendeu pesquisadores é resultado da colisão entre prótons e íons de chumbo.

Colisões realizadas pelo LHC podem estar gerando um novo tipo de matéria 
(Fonte da imagem: Reprodução/MIT News)
Colisões entre prótons e íons de chumbo realizadas pelo Large Hadron Collider (LHC) produziram resultados que estão surpreendendo pesquisadores. Segundo os responsáveis pelo projeto, a observação atenta do processo revelou o surgimento de um novo tipo de matéria conhecida como “color-glass condensate” (condensado cor de vidro, em uma tradução livre).

NASA: Cassini encontra miniatura do Nilo em lua de Saturno

NASA: Cassini encontra miniatura do Nilo em lua de Saturno(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)Sonda espacial detecta rio de mais de 400 quilômetros na superfície de Titã.

NASA divulgou a imagem de um rio — que parece uma versão em miniatura do Nilo — encontrado pela sonda espacial Cassini na superfície de Titã, a maior lua de Saturno. De acordo com a agência norte-americana, o curso hídrico apresenta 400 quilômetros de extensão, sendo esta a primeira vez que se registram imagens de um sistema fluvial dessas proporções e com tão boa resolução fora do nosso planeta.
Segundo os cientistas da NASA, embora o rio apresente alguns meandros, ele é praticamente reto e conta com um curso na forma líquida. Contudo, o “Nilo” de Titã não é composto por água, mas sim por hidrocarbonetos como o metano ou o etano. Ainda de acordo com os pesquisadores, sua trajetória praticamente reta indica que o rio provavelmente segue uma fratura presente na superfície da lua de Saturno.
Conforme explicou a NASA, fraturas como essa não implicam na existência de uma tectônica de placas em Saturno, como ocorre no nosso planeta. Entretanto, elas podem levar à formação de bacias e, até mesmo, de grandes mares. Titã é o único corpo celeste conhecido até o momento — além da Terra — no qual já foi detectada a presença de líquido em sua forma estável sobre a superfície.Fonte: NASA


Palavras doem tanto quanto ferimentos, afirma a ciência


Praticamente todo mundo já sofreu de coração partido alguma vez na vida, não? Parte de viver incluir lidar com rejeição, traição, solidão e outros sentimentos tão terríveis que parece doerem como doenças físicas.
E doem mesmo. Pesquisas recentes mostram que a dor da rejeição dispara os mesmos neurônios no cérebro que a dor de uma queimadura ou contusão. Além de explicar por que algumas pessoas têm a pele mais espessa que outras, este fato revela uma ligação íntima entre a vida social e a saúde, que cada vez mais estudos dizem ser intrincadas.

Conheça a Cachoeira das Chamas Eternas


No Chestnut Ridge Park, localizado no estado de Nova York (EUA), há uma cachoeira que, embora não seja muito grande (tem cerca de 9 metros de altura), é capaz de impressionar os visitantes: por trás dela há uma gruta que abriga uma fonte natural de gás que, se for acendida, produz uma chama com altura de 1,2 a 2,5 metros.

Agora é possível fazer faculdade de “Twitter e Facebook”


Você não vive sem Facebook, Twitter, Instagram? Se você faz parte do grupo crescente de pessoas que não vive sem esse tipo de rede social online, surgiu um curso perfeito para você. O departamento de Artes e Comunicações da Newberry College (EUA) lançou uma graduação específica sobre mídias sociais, que abrirá sua primeira turma em agosto de 2013.

Como estar em dois lugares ao mesmo tempo


Uma ambiosa experiência teria o poder de fazer com que uma esfera de vidro esteja em dois lugares ao mesmo tempo pode fornecer o mais sensível teste prático da teoria quântica até agora.

Pólo magnético da Terra está mudando de lugar


polo magnetico muda lugar
O Norte Magnético do nosso planeta está lentamente se movendo cerca de 60 km por ano em direção à Rússia — e nenhum cientista sabe explicar exatamente por que isso acontece. Arnaud Chulliat, geofísico do Instituto de Física do Globo de Paris, afirma que existe uma misteriosa força magnética que está empurrando o Norte magnético para um novo local. Segundo o pesquisador, a força vem do fluxo do centro ferro derretido que forma nosso planeta, de onde surge o campo magnético.
Enquanto isso, cientistas têm evidências de que o centro magnético do planeta se inverte a cada 300 mil anos (norte vira sul, sul vira norte). O detalhe é que a última mudança ocorreu a cerca de 780 mil anos, o que pode significar que uma nova mudança é iminente. Cientistas já descobriram que a força do campo magnético do planeta diminuiu muito nos últimos dois séculos – um fato que faz com que alguns especialistas acreditem que o campo poderia desaparecer completamente nos próximos mil anos. Outros cientistas acreditam que isso se deve simplesmente a flutuações no campo.
Se a primeira teoria se concretizar, o processo terá conseqüências catastróficas sobre a civilização humana e à natureza. Sem um campo magnético, nada nos protegerá das radiações que vêm do espaço, e o clima ficaria completamente maluco – e o sol queimaria todos os nossos serviços de navegação e de comunicação, além de fritar todos nós. Além disso, milhares de espécies animais que migram ficariam completamente perdidas, o que afetaria várias cadeias alimentares em todo o mundo. [National Geographic]

7 bizarros conceitos da física que todos devem conhecer


No dia-a-dia, conceitos básicos de física (como força, aceleração e pressão) não causam tanto espanto, nem soam absurdos. Quando mudamos para outros cenários, porém, as regras mudam: no mundo subatômico, por exemplo, partículas podem estar em dois lugares ao mesmo tempo, e só o fato de observá-las já altera seu estado; buracos negros podem conter a massa de uma estrela condensada em um único ponto; e para um objeto viajando à velocidade da luz, o tempo passa mais devagar.
Confira a seguir estas e outras ideias que fogem do que nós consideramos “normal” – mas que não causam tanto espanto em cientistas da área.
1 – RELATIVIDADE
O termo se refere a duas das mais famosas teorias da física, ambas propostas por Albert Einstein. Na primeira, divulgada em 1906, o físico demonstrou, por meio de uma série de cálculos, que a velocidade da luz é a maior que pode ser atingida por um corpo. Outra ideia defendida por Einstein foi a de que o tempo pode passar mais devagar (ou mais rápido) conforme a velocidade do observador.
Em 1916, ele publicou uma versão expandida dessas ideias, chamada de Teoria Geral da Relatividade. Desta vez, ele abordou também a questão da gravidade, que, segundo ele, seria uma distorção do espaço-tempo causada por objetos massivos. Essa teoria também prevê a existência dos estranhos buracos negros e ajuda a compreender a distorção sofrida pela luz ao atravessar galáxias (causada pela grande força gravitacional desses objetos).
2 – MECÂNICA QUÂNTICA
Átomos, todo mundo sabe, são extremamente pequenos. Partículas como prótons e elétrons, por sua vez, são ainda menores, tão pequenas que, em seu “mundo”, prevalece a Mecânica Quântica – proposta no começo do século 20.
Na escala subatômica, as partículas podem se comportar como ondas e podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. É na Mecânica Quântica que estão outros conceitos curiosos, como “emaranhamento” e o “Princípio da Incerteza”.

8 Prêmios bizarros que já foram concedidos


Já pensou em ser recompensado pelo patrão com uma orgia? Ou em ganhar um carro por boas notas na escola? Confira essas e outras premiações bizarras pelo mundo abaixo.

1 – US$ 1 MILHÃO PARA TIRAR A VIRGINDADE DE TIM TEBOW
Há quem diga que atletas populares e uma vida sexual ativa andam juntas. Mas o novo quarterback reserva do New York Jets, Tim Tebow, mantém sua palavra de que é virgem, mesmo levando uma vida de estrela. Mas até quando será que ele aguenta? O controverso site de relacionamentos extraconjugais AshleyMadison.com está oferecendo US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,9 milhões) para a mulher que provar que dormiu com a sensação do futebol americano. Será que já tem alguém na fila?

10 bizarros hábitos sexuais dos animais


Temos que admitir: os seres humanos podem gostar de esquisitices na cama.
Mas espero que não seja nada parecido com o que certos animais fazem.
Confira 10 histórias sobre hábitos sexuais de animais:
1 – “FAÇA AMOR, NÃO FAÇA GUERRA”
Os bonobos que o digam. Esses parentes dos seres humanos são muito parecidos conosco sexualmente – eles se beijam, se masturbam, praticam sexo oral, masturbação mútua, etc. Por serem muito sexuais, eles são bastante pacíficos – não necessariamente nosso caso. O sexo é praticamente a “chave social” dos bonobos: eles fazem sexo para comemorar, para resolver conflitos, para trocar favores (como alimentos), enfim… Praticamente um bando de hippies (no bom sentido).

20 Astrônomos brilhantes que mudaram nossa visão do universo


Pense nisso: se não fossem por grandes cientistas, astrônomos que muitas vezes dominam vários campos da ciência, nós acreditaríamos em muito mais coisas sobrenaturais do que hoje.
Alienígenas seriam uma explicação ainda mais comum para qualquer fenômeno que agora já entendemos bem.
Por terem iluminado nosso conhecimento e nos mostrado o mundo como ele realmente é, aqui fica nossa homenagem a grandes mentes que passaram pela Terra:
1 – ERATÓSTENES
Numa época em que a maioria das pessoas pensava que o mundo era plano, o matemático, astrônomo e geógrafo grego Eratóstenes (276 aC -195 aC) usou o sol (na verdade, as sombras que ele causa) para medir o tamanho da Terra e concluir que ela era redonda. Sua medida (39.690 km) estava apenas 340 km errada em relação à verdadeira medição.

13 “golpes de sorte” que permitiram o surgimento da vida na Terra


Não são poucos os astrônomos que dedicam tempo, energia e recursos em busca de evidências de vida em outros planetas espalhados pelas galáxias afora, e um número crescente de pessoas parece acreditar que não estamos sozinhos no universo.
Mas você só está hoje lendo este texto e respirando neste mundo graças a um intrincado conjunto de condições ambientais, e sem qualquer uma das quais este planeta seria tão deserto quanto qualquer rocha cósmica por aí.
Confira uma compilação de “acasos” que se juntaram para permitir a prosperidade dos seres vivos da nossa Terra:

20 coisas que você não sabia sobre autópsias


Fãs de seriados policiais, como CSI e Dexter, provavelmente conhecem um pouco do trabalho da perícia, mas mesmo eles poderão se surpreender com a (mórbida) lista de curiosidades sobre autópsias que apresentamos a seguir:

5 motivos pelos quais devemos estar em um multiverso


Sei o que você está pensando: “aham, claro”. Embora a ideia realmente soe como algo saído da mais barata ficção científica, há uma física bastante razoável por trás dela.
Mais: não há apenas uma teoria que chega a um multiverso: diversas teses físicas independentes apontam para tal conclusão. Na verdade, alguns especialistas acreditam que é mais provável que existam universos ocultos, do que o contrário.
Confira as cinco teorias científicas mais plausíveis que sugerem que vivemos em um multiverso:
1 – UNIVERSOS INFINITOS
Os cientistas não podem ter certeza sobre a forma do espaço-tempo, mas mais provavelmente, ela é plana (em oposição à esférica) e estende-se infinitamente. Se o espaço-tempo dura para sempre, então deve começar a se repetir em algum ponto, porque há um número finito de formas com as quais as partículas podem ser organizadas no espaço e no tempo.
Então, se você olhar longe o suficiente, encontrará uma outra versão de você – na verdade, versões infinitas de você. Alguns desses “gêmeos” estarão fazendo exatamente o que você está fazendo agora, enquanto outros estarão com uma roupa diferente esta manhã, e outros ainda terão carreiras e escolhas de vida totalmente diferentes.
Como o universo observável se estende apenas até onde a luz teve a chance de chegar nos 13,7 bilhões de anos desde o Big Bang (que seria 13,7 bilhões de anos-luz), o espaço-tempo além dessa distância pode ser considerado o seu próprio universo, separado do nosso. Deste modo, uma multiplicidade de universos deve existir, uns ao lado dos outros, em uma manta de retalhos gigante de universos.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Os 10 protestos nudistas mais bizarros do mundo


Tirar a roupa para reivindicar uma causa é uma prática já antiga, mas ainda muito usual. E as causas dos protestos são das mais variadas: desde reclamações pelo consumo de carne até o próprio direito de ser nudista, muita gente já ficou pelada para chamar a atenção. Confira:

1 – PROTESTO CONTRA AS TOURADAS NA ESPANHA
A cidade de Pamplona, no norte da Espanha, presenciou um curioso evento em 2002. A famosa organização internacional PETA (uma sigla, em inglês, para “pessoas pelo tratamento ético dos animais”), que conta com dois milhões de membros, promoveu uma parada contra as touradas, festival que é considerado por eles uma crueldade. Alguns nus, outros seminus, os manifestantes percorreram as ruas da cidade com os corpos pintados ou com cartazes, em que se lia “Join the human race” (junte-se à corrida humana). O protesto foi feito durante o festival de San Fermim, uma festa popular de Pamplona. Desde então, os nudistas fazem a manifestação todos os anos nesse festival. As reações do povo variam entre apoio e repúdio.

As 10 seitas mais malucas do mundo


Os sociólogos freqüentemente discordam sobre a definição de “seita”. Parte do consenso parece residir no fato de que estes são grupos religiosos com pouco reconhecimento da sociedade. Outros afirmam que uma seita está ligada a um grupo ideológico com um líder carismático e/ou autoritário que priva seus seguidores de boa parte de seu livre-arbítrio exercendo uma grande influência sobre eles. Qualquer que seja a melhor definição aqui nós apresentamos algumas das seitas mais malucas de todos os tempos.Atenção: A infâmia de muitas seitas desta lista reside em atos especialmente brutais, portanto evite ler se for sensível a este tipo de conteúdo.
10.HO NO HANA
Revista HypeScience
Ho No Hana Sanpogyo é uma seita japonesa chamada também de “seita da leitura do pé”. É chamada assim porque seu fundador, Hogen Fukunaga, afirma conseguir diagnosticar doenças ao examinar os pés das pessoas. Ele fundou o grupo em 1987 e afirmava ser a reencarnação de Jesus Cristo e Buda. O grupo já afirmou possuir 30 mil membros. Hogen cobrava US$ 900 pelas leituras de pé. Ele foi acusado de fraudar donas de casa e teve que pagar mais de um milhão de dólares em danos. Hoje o nome da seita mudou para “Yorokobi Kazoku no Wa”.

Big Bang não precisou de Deus [estudo]


No eterno debate sobre a existência de Deus, há quem argumente que, sem um Criador, o próprio Big Bang não teria existido. Para o astrofísico Alex Filippenko, da Universidade da Califórnia (EUA), porém, não é bem por aí. “O Big Bang pode ter ocorrido simplesmente graças às leis da Física”, disse recentemente durante a SETICon 2 (sigla em inglês para “2ª Conferência da Busca de Inteligência Extraterrestre”).
No bizarro mundo da Física Quântica – que opera em escala sub-atômica –, matéria e energia aparecem e somem de repente, sem qualquer explicação. E isso, sugerem alguns pesquisadores, pode estar por trás da origem do universo.
“Se aqui nesta sala você ‘torcesse’ o tempo e o espaço da maneira certa, poderia muito bem criar um novo universo. Talvez não conseguisse entrar nele, mas iria criá-lo”, sugeriu o astrônomo Seth Shostak, do Instituto SETI, durante a conferência.
Antes que os ateus possam levantar e dizer “ahá!”, Filippenko ressaltou que há uma grande distância entre mostrar que Deus não foi necessário para o Big Bang e provar que ele não existe de fato. “Não acho que você possa usar a ciência para provar a existência ou não existência de Deus”, opinou.
Além disso, se o universo surgiu simplesmente a partir das Leis da Física, de onde surgiram as próprias Leis? Se Deus as criou, de onde Ele veio? E o debate continua…[Live Science]

Como ter um universo inteiro, do nada


O físico teórico Lawrence Krauss já tomou parte em muitos tópicos complicados, da evolução até o estado das políticas científicas, passando pela física quântica e até a ciência em Star Trek. Mas em um de seus livros, ele talvez fale sobre o assunto limite: como nosso universo surgiu do nada sem uma intervenção divina.
O argumento de que Deus foi o responsável pelo toque inicial, dando vida ao cosmos, vem desde Aristóteles e Tomás de Aquino. Em debates com teólogos, “a questão ‘porque existe algo ao invés de nada’ sempre aparece como ‘inexplicável’ e implica a existência de um criador”, afirma Krauss. “Nós já fomos tão longe, que responder essa pergunta – ou fazer questões similares – virou parte da ciência”.

Como sabemos que houve o Big Bang?

A Teoria do Big Bang é o modelo científico que explica como o universo chegou a ser como é agora, como ele já foi, e como será no futuro. Mas como é que a ciência pode ter certeza de que o Big Bang aconteceu e vem acontecendo? Que é real? Afinal de contas, ninguém estava lá para ver o Big Bang ocorrer, e ninguém está recriando Big Bangs em laboratório para estudar como ele acontece.
Mas não precisamos testemunhar um evento para saber que ele aconteceu; basta examinar os vestígios dele.
Um caçador, por exemplo, examina o solo em busca de pegadas. Examinando-as, ele descobre de qual animal é, suas características e quanto tempo faz que passou por ali – sem precisar vê-lo. Semelhante coisa fazem os astrofísicos. Eles examinam o céu e encontram as marcas dos eventos passados, marcas que aprendemos a ver e a interpretar no último século, e que nos ajudam a contar a fascinante história do nosso universo.

Você beberia carne líquida?


Nos Estados Unidos está disponível uma bebida chamada “Carne Líquida” (Meat Water) – uma bebida rica em proteínas com sabores de várias carnes diferentes.
Alguns dos “sabores” são “salmão”, “bife thai”, cheesburguer e goulash húngara. Nós, do hypescience, gostaríamos de experimentar uma sabor “bacon”, particularmente.
Mas você substituiria um belo bife por uma água com sabor de carne? Deixe sua opinião nos comentários.[Gizmodo]

A água de Urano e Netuno brilha e pode ser líquida e sólida ao mesmo tempo


Uma nova descoberta mostra que a água em áreas profundas de Urano e Netuno possui um brilho amarelado e se comporta como um líquido e um sólido ao mesmo tempo. Este material exótico pode ajudar a explicar por que ambos os planetas têm campos magnéticos bizarros.

Cientistas usam calor para congelar água


congelar agua com calorJá pensou em água se transformando em gelo enquanto é aquecida? Os cientistas descobriram que, sim, isso é possível.

Cientistas usam vírus HIV em crianças para combater leucemia


Emma Whitehead foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda em 2010, com 5 anos. Com 6, estava perto da morte depois de recair duas vezes após a quimioterapia – os médicos estavam ficando sem opções.

10 maneiras estranhas de “viver” após a morte


Se você acha que ser enterrado ou cremado é, digamos, “muito mainstream”, talvez seja uma boa ideia avaliar as (bizarras) alternativas que listamos a seguir.
Em seguida descubra quais as 10 maneiras criativas de “usar” seu corpo após a morte.
1 – SER JOGADO COMO UM FRISBEE
Quando Ed Headrick (“pai” do Disc Golf, esporte em que o jogador deve acertar um alvo usando um frisbee) morreu, em 2002, seu corpo foi cremado e as cinzas foram misturadas com plástico para fazer frisbees – dados como recordação para amigos e familiares. Uma opção para quem não gosta da ideia de ficar parado (mesmo depois de morto).

Foto: um buraco negro emitindo jatos de plasma


No centro da imagem acima, está uma galáxia elíptica aparentemente normal, chamada 3C 348 (ou “Galáxia Hércules A”, uma referência ao filho do deus grego Zeus). Contudo, graças a um equipamento que detecta ondas de rádio, é possível enxergar ao seu redor monstruosos jatos de plasma, cada um com mais de 1 milhão de anos-luz de comprimento.

Foto: destino da nave Atlantis na última missão da NASA


Pela última vez, o programa de ônibus espacial americano se aproximou da Estação Espacial

Foto espacial: NASA tira foto-mosaico do sistema solar


Uma nova foto virou atração recentemente: uma nave espacial da NASA rumo a Mercúrio conseguiu fazer um retrato incrível de seis grandes planetas do nosso sistema solar.
A foto família é na verdade um mosaico de fotografias planetárias, ou seja, a reunião de 34 imagens individuais que foram tiradas durante um período de duas semanas em novembro passado.
O mosaico único construído oferece uma visão do sistema solar como ele aparece a partir do centro. Na nova foto, as câmeras da nave foram capazes de detectar todos os planetas principais, exceto Urano e Netuno, que eram demasiado fracos para detecção.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

10 maneiras de ficar mais inteligente


10. Coma peixe

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

Pastor publica livro sobre romance com histórias “picantes” e causa revolta em fiéis

Pastor publica livro sobre romance com histórias “picantes” e causa revolta em fiéis
Um pastor e escritor se tornou centro de uma polêmica com os fiéis de sua congregação por causa da publicação de um livro ficcional sobre um viajante do tempo.
O pastor Alan T. McKean escreveu e publicou um livro chamado “The Scent of Time” (em tradução livre para o português, “O perfume do tempo”), sobre um jovem de 24 anos que viaja no tempo e vive aventuras nessas viagens.
Trechos do livro descrevem as experiências sexuais do protagonista, e é esse o motivo que levou os fiéis da pequena congregação da cidade de Black Isle, na Escócia à ira.
De acordo com informações do site Page Not Found, os fiéis só se deram conta de que o autor e o pastor eram a mesma pessoa, após quatro meses do lançamento do livro, que foi descrito pelo jornal inglês The Sun como “picante”.
Ao jornal o pastor afirmou que muitos membros da congregação o procuraram para dizer que entendem ser incompatível a função de pastor e escritor de romances: “Se você está escrevendo um livro, tenta tornar os personagens verossímeis. Tentei contar a história sob a ótica de um homem de 24 anos. E a maioria dos homens de 24 anos pensa em garotas a maior parte do tempo”, afirmou, justificando o motivo de a história conter tantas referências a sexo.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Já viu a Via Láctea em 9 gigapixels? A hora é agora

Imagem criada por astrônomos permite a visualização de mais de 84 milhões de estrelas e outros corpos.

Já viu a Via Láctea em 9 gigapixels? A hora é agora
 (Fonte da imagem: Reprodução/VISTA Gigapixel Image)
Quantas estrelas você consegue contar no céu? 84 milhões? Ok, nós sabemos que é difícil enxergar tantas delas, mas, com a nova imagem produzida por cientistas do Paranal Observatory (Chile), isso pode ficar bem mais fácil. A imagem da galáxia da Via Láctea – criada com 9 gigapixels de resolução – pode ser acessada por este linke mostra uma infinidade de corpos celestes.

5 fatos curiosos que a Física explica


De onde vem o som do trovão? Por que pimenta nos faz espirrar? É possível que chova sapos e peixes? Saiba mais sobre esses e outros fenômenos

A realidade é mais estranha do que a ficção. A frase, apesar de gasta, ainda representa a verdade sobre fenômenos muito curiosos, que acontecem o tempo todo em nossas vidas ou na natureza. Muitas vezes, estamos ocupados demais para perceber ou dedicar a devida atenção a essas ocorrências. Mas há também aqueles que preferem não saber como algumas “mágicas” funcionam.
5 fatos curiosos que a Física explicaEm 1666, quando Newton explicou como era possível que o arco-íris existisse e por que tantas cores se mostravam no céu, muitos o acusaram de acabar com a poesia do fenômeno, alegando que o cientista havia reduzido aquele espetáculo natural a uma mera questão de física.
Por outro lado, há também os que acreditam que uma explicação científica torna algo muito mais atraente. O deleite dessas pessoas vai muito além da contemplação de um fenômeno natural: é necessário entendê-lo e saber por que ele ocorre.
Como nerds, geeks e viciados em tecnologia tendem a ser mais curiosos e a terem um apreço maior pela ciência, preparamos para nossos leitores esta lista de fenômenos curiosos e suas explicações. Confira!

Os 4 animais mais venenosos e perigosos do mundo


A variada fauna terrestre dá espaço para animais inofensivos e domesticáveis, mas também abriga algumas criaturas extremamente perigosas e até letais para o ser humano, algumas escondidas em cantos isolados do planeta.
Mas nenhum deles é segredo: a Odd Stuff Magazine fez uma lista com os animais que ela considera como os mais venenosos e perigosos da Terra. A maioria é bastante rara – mas dificilmente as vítimas de picadas desses bichos costumam ter a chance de viver para ter outro encontro com eles.

Aranha-teia-de-funil australiana (Atrax Robustus)

Os 4 animais mais venenosos e perigosos do mundo 

Monstro do mar devora peixe e mata seres humanos [vídeo]


O que você faria se visse uma lesma do mar? Muito provavelmente ficaria parado, admirado a sua beleza e pouco preocupado graças à lentidão com que o molusco se move no fundo do oceano. Porém, se a espécie em questão for a Conus geographus, é melhor você ficar bastante atento.
O vídeo acima mostra uma delas em ação. O molusco é capaz de engolir por inteiro peixes que tenham até três vezes o seu tamanho, lançando mão de um veneno para paralisar a presa. Além disso, suas barbatanas contêm uma neurotoxina mais poderosa do que cianeto, capaz de matar até 700 seres humanos.


Produtores do filme Indiana Jones são processados por causa de Caveira de Cristal




Arqueólogo de Belize espera receber participação nos lucros do último longa da série.

Produtores do filme Indiana Jones são processados por causa de Caveira de Cristal 
(Fonte da imagem: Reprodução/The Hollywood Reporter )
De acordo com o site The Hollywood Reporter, o diretor do Instituto de Arqueologia de Belize, Dr. Jaime Awe, decidiu processar os produtores do filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” sob a alegação de que a história tenha sido baseada no roubo de um tesouro nacional, ocorrido há 88 anos. Awe espera que a família que surrupiou a peça devolva o artefato, e que os produtores lhe repassem uma participação nos lucros com a bilheteria.
Segundo Awe, a Caveira de Cristal verdadeira foi descoberta — e roubada — no começo da década de 20 por Anna Mitchell-Hedges, filha de um explorador britânico, durante uma visita às ruinas maias de Lubantuun. Assim, além da mulher ter levado o artefato sem ter um consentimento expresso emitido pelo Governo de Belize, os produtores do filme jamais solicitaram permissão para retratar a Caveira no cinema.

Conheça o assustador peixe que possui dentes humanos


Pacus são parentes das piranhas, e normalmente são encontrados em riachos da América do Sul. No entanto, algumas pequenas populações aparecem ocasionalmente em lagoas nos Estados Unidos e tocam o terror na população.Afinal, o pacu também é conhecido como o peixe “ladrão de testículos”. Essa espécie tem dentes assustadoramente parecidos com o de seres humanos, e segundo a lenda, ele confunde testículos de nadadores distraídos com comida.

Os segredos da água-viva “imortal”


Além da hidra, existe outra criatura marinha que desafia as leis da vida e da morte e que pode nos ajudar a compreender melhor o fenômeno do envelhecimento: a água-viva Turritopsis dohrnii.
Entrevistado por um repórter do New York Times, o biólogo marinho Shin Kubota falou sobre a importância das pesquisas sobre essa estranha criatura.

Conheça os menores mamíferos do mundo


O título de menor mamífero do mundo é dividido entre dois animais realmente minúsculos: um morcego chamado kitti e um roedor chamado musaranho-pigmeu.

Ambos pesam, em média, 2 gramas.

Você poderia os esconder entre as suas mãos!

O menor mamífero dos ares

O menor mamífero voador do mundo, o morcego kitti (Craseonycteris thonglongyai), foi descoberto só em 1974, na Tailândia. A espécie pode ser encontrada também em Mianmar.
Os pesquisadores que o descobriram certamente tinham uma ótima visão, pois ele mede apenas entre 2,9 e 3,3 centímetros na fase adulta. O morceguinho que tem a largura de um dedo humano é apelidado “morcego focinho-de-porco” por causa de seu nariz empinado.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pastor miliciano usava igreja para agiotagem


Operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio prende 11 acusados de integrar a milícia 'Liga da Justiça'. Grupo usava igreja evangélica como escritório
Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro
Pastor Dijanio Aires Diniz
Pastor Dijanio Aires Diniz (Reprodução)
Conhecidas por recrutar policiais, políticos e tentar a aproximação com autoridades, as quadrilhas de milicianos que atuam no Rio de Janeiro se apropriam de todo tipo de atividade que possa ser lucrativa – do transporte ilegal à venda de ‘proteção’ em áreas carentes. Uma operação deflagrada pela Polícia Civil, pelo Ministério Público e pela Secretaria de Segurança do Rio, na manhã desta quinta-feira, revelou uma nova e perversa forma de atuação desses grupos: a agiotagem, praticada dentro de uma igreja evangélica, sob o comando do próprio pastor.

Padre pinta igreja de rosa e lilás no interior do Ceará e gera polêmica


Cores foram escolhidas pensando nas mulheres, diz freira.
Padre foi pároco de igreja em outra cidade que também tinha cor rosa.

Padre pinta igreja de rosa e lilás no interior do Ceará e gera polêmica (Foto: Prefeitura de Bela Cruz/Divulgação)
Padre pinta igreja de rosa e lilás no interior do Ceará e gera polêmica (Foto: Prefeitura de Bela Cruz/Divulgação)
As novas pintura, rosa e lilás, da igreja matriz de Bela Cruz, no interior do Ceará, gerou polêmica entre a população da cidade. De acordo com a paróquia da cidade, a decisão foi do padre Emídio Moura, que celebra as missas na recém-restaurada.