sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Como o “gene gay” é passado adiante


Cada vez mais pesquisas indicam que orientação sexual pode não ser uma escolha: a genética pode ter um papel nisso, fazendo com que as algumas pessoas nasçam gays.
Uma das primeiras pesquisas na área observou a atração sexual, a infância e a identidade de gênero de 4425 gêmeas, e constatou que um conjunto comum de genes, somados a fatores ambientais, poderiam ser responsáveis pela orientação sexual feminina. Sendo assim, a influência dos genes afetaria hormônios sexuais e moldaria alguns mecanismos do corpo responsáveis pelas diferenças na sexualidade das mulheres.

Gene alterado pode fazer homens se desenvolverem como meninas


Pesquisadores fizeram uma descoberta que levará a um diagnóstico mais rápido e preciso de distúrbios do desenvolvimento sexual. Segundo o estudo, foi identificado em seres humanos um gene alterado que faz com que os embriões do sexo masculino desenvolvam genitália feminina.
O distúrbio do desenvolvimento sexual (DDS) é um espectro de condições que pode levar ao estresse emocional, infertilidade e aumento do risco de câncer. As meninas com o distúrbio, por exemplo, podem não desenvolver seios, ter pêlos em excesso e um clitóris aumentado.
Um em cada 4.500 bebês tem mutações genéticas que significam que seus testículos ou ovários não se desenvolvem adequadamente no útero. Isso pode levar a genitália ambígua e a uma aparência física que não corresponde aos seus cromossomos sexuais. Por exemplo, um homem pode parecer feminino, apesar de ter cromossomos XY (do sexo masculino).
Os pesquisadores compararam os genes de 16 pessoas de duas famílias afetadas por um tipo particular de DSD em que os embriões do sexo masculino (com cromossomo XY) desenvolvem características femininas, incluindo genitália feminina e aparência feminina.
Até aquele momento, os cientistas conheciam um pequeno número de genes envolvidos no desenvolvimento das gônadas, e só conseguiam diagnosticar cerca de 20% das pessoas com este tipo de DSD, deixando o restante desse grupo na mão, já que não podiam identificar a causa subjacente de sua condição.

As 10 características hereditárias mais indesejáveis


10 – CALVÍCIE
Embora a marchinha de carnaval afirme que “é dos carecas que elas gostam mais”, nem todo mundo acha legal ser calvo ainda jovem. E essa condição ainda é um tanto misteriosa para cientistas e pesquisadores. Ser careca afeta apenas os homens, em sua esmagadora maioria, mas os genes da calvície estão associados tanto ao pai quanto à mãe. E em alguns casos a perda de pelos não se restringe ao couro cabeludo: existe uma doença genética chamada “Alopecia Universalis”, em que não sobram sobrancelhas, pelos na perna, barba, nem qualquer outro pelo para contar a história.

10 características comuns aos assassinos seriais potenciais


A mente criminosa sempre foi um assunto que despertou interesse: o que faz um criminoso agir como age? Como discernir na multidão aquelas pessoas que têm o potencial para cometer um crime?
A lista abaixo contém características que são comuns na maior parte dos assassinos seriais (serial killers), mas certamente não vai dizer se alguém é um potencial assassino ou não; apenas identificar alguns “sinais de alerta”. Do mesmo modo, se você identificar-se com algumas destas características, também não significa que você é ou vai se tornar um assassino serial. Por via das dúvidas, procure ajuda profissional, sim?
10 – ABUSO DE ÁLCOOL E DROGAS
Crianças expostas ao abuso de drogas e álcool ainda no útero podem sofrer de sérios defeitos congênitos. Pequena abertura dos olhos, retardo, cabeça e cérebro pequenos e problemas no sistema nervoso central são só alguns dos desafios que elas têm que enfrentar, quando sobrevivem.
Crescer em um lar onde há abuso de drogas pode ser pior. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios de afetividade, dúvidas e sentimentos de inadequação, depressão e problemas de comportamento se tornam evidentes já na infância.
De acordo com estatísticas do FBI (Departamento Federal de Investigação americano), os lares em que mais de 70% dos assassinos em série passaram sua infância tinham problemas relacionados a abusos de álcool e outras substâncias. Seja como for, muito poucos assassinos seriais (relativamente) eram viciados em álcool e drogas, mas muitos deles tiveram contato com estas substâncias na juventude.

Conheça o estranho “paradoxo da obesidade”


Normalmente, quando se fala em obesidade, uma das coisas que pensamos imediatamente é “problemas de saúde”. Não foi o que descobriu um estudo recente.
Fazendo uma revisão de 97 estudos que relacionam peso e risco de mortalidade, a Dra. Katherine Flegal e sua equipe confirmaram que a obesidade estava ligada a um risco de morrer 18% maior, e a obesidade severa aumentava este risco para 29%.
A surpresa veio com os dados de mortalidade das pessoas com sobrepeso – seu IMC é maior que o de uma pessoa considerada com peso normal, e menor que o obeso e o obeso severo. Para quem tinha sobrepeso, o risco de morrer era 6% menor do que para uma pessoa normal, e para quem era obeso leve, o risco de morrer era 5% menor.

A teoria da conspiração que mata


Por mais triste que essas notícias possam ser, já vimos o ser humano matar por muito pouco, como o caso que ficou famoso recentemente no Guarujá, litoral paulista, em que um jovem de 22 anos foi assassinado por causa de uma dívida de R$ 7.
Agora, fazer trabalho humanitário de vacinação contra a poliomielite entrou nessa lista absurda de “motivos para matar”. Pelo menos foi como agiram radicais islâmicos no Dia de Ano Novo, no qual mataram 7 trabalhadores de uma campanha de vacinação para crianças.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

10 possíveis próximos passos da evolução humana


A evolução humana não é somente algo do passado. Embora tenhamos mesmo evoluído durantes todos esses milhões de anos, ainda não paramos de evoluir. Isso significa que ainda há muito espaço para melhoras, e, se a civilização continuar no mesmo caminho que trilha hoje, algumas grandes mudanças podem ser esperadas para os próximos 200.000 anos. Confira dez delas:
1 – MONOETNIA

Multiculturalismo é a essência da sociedade moderna. Não deve ser surpresa, então, que os seres humanos evoluam para um único grupo étnico, se a mistura das culturas continuar. Conforme a miscigenação se tornar mais comum, os seres humanos perderão lentamente as características distintivas de sua etnia, e assumirão características de diversas partes do mundo. Uma pesquisa até indicou que todos se parecerão como os brasileiros (um povo bastante miscigenado) em “pouco” tempo. Há uma vantagem óbvia nisso: “raça” já não será mais um problema.

Evolução: O maior show da Terra [vídeo]


Ative o botão cc (close caption) e clique nele novamente para ativar a tradução para o português e assim habilitar legendas.
Este clipe musical celebra o maior show da Terra: A evolução.
Sou apenas eu ou vocês também acham que clipes assim deveriam passar na MTV todos os dias?
Este é um dos diversos vídeos belíssimos do SymphonyOfScience.com.
Até que gostei, mas se colocasse Darwin cantando este tema, seria muito melhor.

A evolução pode se reverter?


evolução
Há muito tempo biólogos se perguntam se é possível que as proteínas presentes em nossos corpos voltem às suas antigas formas e funções, abandonadas há milhões de anos. Ao examinar a evolução de uma proteína, uma equipe de cientistas afirma que a resposta a essa questão énão, pois novas mutações tornam uma “involução” praticamente impossível.

Os 10 maiores mistérios da evolução humana


Teóricos antigos, Charles Darwin, a genética e a ciência moderna ainda não foram capazes de solucionar completamente os mistérios relacionados à nossa evolução.
Existe sólido conhecimento produzido sobre os conceitos de evolução, mas o senso comum ainda desconhece a maior parte deles.
Confira uma lista com dez destes pontos obscuros.
10 – POR QUE NÃO SOMOS MAIS PARECIDOS COM OS MACACOS?
Coloque lado a lado o DNA do homem e o do chimpanzé e você descobrirá que existe uma diferença de pouco mais de 1% entre nós e eles. Até as cadeias de cromossomos de ratos e camundongos, por exemplo, têm menos em comum entre si do que nós e os outros primatas. Apesar disso, somos muito diferentes.
A principal razão para isso é a própria genética. Quando se trata de cadeias de DNA, uma ínfima mudança de ordem pode incorrer em uma grande alteração no fenótipo. Apenas 1% difere entre chimpanzés e humanos, mas estas alterações se espalham por 80% dos nossos cerca de 30 mil genes. Dessa maneira, fica fácil haver duas espécies completamente distintas.

Porque as mãos humanas têm este formato?


Nossas mãos nos permitem pegar coisas, tocar instrumentos, fazer carinhos… Tudo muito lindo, mas nem perto do verdadeiro objetivo pelo qual elas evoluíram: segundo David Carrier, da Universidade de Utah (EUA), nossas mãos evoluíram ao seu formato atual para serem usadas como uma arma.
Carrier e seu colega Michael Morgan tem uma hipótese interessante sobre a forma de palma quadrada com polegar longo de nossas mãos: ela serviria para estabilizar o punho e produzir um golpe compacto para uso em combate.

Encontrar ETs poderia mudar as religiões para sempre


A descoberta de alienígenas inteligentes seria estonteante em muitos aspectos, mas pode representar um dilema especial para as religiões do mundo.
Os cristãos, em particular, podem ser afetados mais fortemente por notícias assim, porque o sistema de crença cristã não permite facilmente outros seres inteligentes no universo.

Conheça o verme Bobbit, a criatura que pode te cortar em dois


Muitas das criaturas mais assustadoras do mundo vivem no fundo do mar, das mais famosas como baleias e tubarões até as menos conhecidas, mas igualmente terríveis, como o verme Bobbit.
Cientificamente nomeado Eunice aphroditois, e também chamado de verme gigante de corais, esse bicho ganhou o apelido de “Bobbit” graças a um fotógrafo subaquático que decidiu, há duas décadas, que seus métodos de caça eram semelhantes ao caso da família Bobbitt de 1993.
O incidente envolveu Lorena Bobbitt cortando quase metade do “membro” de seu marido fora. E. aphroditois é semelhante, seja por suas mandíbulas abertas lembrarem uma tesoura, seja porque seu corpo se assemelha a um pênis ereto.

10 animais bizarros descobertos em 2012


1 – UMA TULIPA COM SISTEMA DIGESTIVO

Um fóssil antigo encontrado no Canadá parece um campo de tulipas congelado em rochas. Na verdade, essas criaturas semelhantes à flor são animais marinhos, diferentes de tudo que já vimos antes.
Siphusauctum gregarium viveu há 500 milhões de anos e se alimentava através de um filtro. O animal, do comprimento de uma faca de jantar, tinha uma “cabeça” bulbosa que contém um sistema de alimentação e um intestino bizarro. Em vez de filtrar água por alimentadores externamente, S. gregarium parece ter bombeado água através de sua “cabeça de tulipa”, capturando as partículas de alimento que passavam. Os cientistas não têm certeza de onde essa criatura incomum se encaixa na árvore evolutiva.

Se fazer de difícil realmente vale a pena


A famosa postura “se fazer de difícil” tem funcionado por muito tempo. Enquanto alguns dizem que a atitude não adianta ou até atrapalha, a ciência confirma que fingir não estar interessado em um parceiro em potencial para fazê-lo o querer mais pode realmente valer a pena.
No estudo, publicado no European Journal of Personality, psicólogos fizeram quatro experimentos diferentes para determinar como e por que as pessoas se fazem de difíceis, e se ou quando isso funciona para atrair um companheiro.

10 dicas fundamentais para sobreviver a um inverno nuclear


Ninguém gostaria de ter de enfrentar uma guerra nuclear. Nos anos 1960, a Crise dos Mísseis Cubanos levou o mundo à beira de uma, mas a humanidade até agora conseguiu evitar um evento potencial de extinção.
O inverno nuclear é um conceito teórico. Os cientistas acreditam que caso ocorra uma guerra nuclear, quantias imensas de cinzas serão lançadas à estratosfera, que por sua vez serão espalhadas pelo planeta pelos ventos, bloqueando o sol e fazendo a temperatura cair.
As colheitas vão morrer, e em seguida os animais. O colapso na cadeia alimentar poderá levar á extinção da raça humana.
O inverno nuclear poderá durar anos, ou mesmo décadas, e, enquanto ele existir, qualquer humano que tenha sobrevivido à guerra nuclear não vai poder restabelecer a civilização. A única maneira de garantir a sobrevivência da raça humana é ter um manual de sobrevivência a um inverno nuclear. Confira:
1 – MUDE-SE PARA O CAMPO
Quem vai sobreviver às explosões iniciais de um inverno nuclear é algo decidido pela localização geográfica.
Estimativas feitas durante os anos 1960 indicaram que se a Rússia lançasse um ataque total aos Estados Unidos, entre 100 e 150 milhões de pessoas morreriam nas primeiras explosões – mais de dois terços da população norte-americana na época.
As principais cidades ficariam totalmente inacessíveis, tanto pela explosão quanto pela radioatividade que a acompanharia. Ou seja, se você vivesse em uma cidade, provavelmente estaria condenado. Mas se vivesse no campo, teria pelo menos uma chance moderada de sobreviver ao início do inverno nuclear.