domingo, 20 de janeiro de 2013

Por que livros e filmes são melhores na segunda vez?


Quando você gosta de um livro, lê ele novamente? Gosta de ver e rever um filme várias vezes? Uma nova pesquisa revela porque as pessoas têm esse comportamento, gostando de repetir as mesmas experiências. Não se trata de um comportamento viciante ou ritualístico, mas de um esforço consciente para sondar camadas cada vez mais profundas do livro ou do filme, e ao mesmo tempo, refletir sobre nosso próprio crescimento através de um livro ou filme já conhecidos anteriormente.

Pesquisadores entrevistaram 23 pessoas. Eles descobriram que consumir um mesmo livro ou filme várias vezes não é somente uma tentativa nostálgica de recuperar o passado, mas sim uma busca por novos significados – que você pode não ter captado na primeira leitura ou na primeira vez que viu um filme.
Pesquisadores afirmam que experimentar uma mesma leitura ou filme pode oferecer inclusive muitos benefícios terapêuticos, pois é uma maneira de olhar e analisar a si mesmo através de jeitos diferentes, a partir de uma experiência pela qual já havíamos passado. Isso pode trazer oportunidades importantes de autorreflexão. A maneira como pensávamos da primeira vez que vimos um filme pode mudar na segunda ou décima vez.
Por exemplo, um dos participantes do estudo era um ministro de igreja que regularmente relê a Bíblia. Ele disse que algumas vezes interpreta passagens familiares de maneiras diferentes, e, consequentemente, altera os pontos de vista que poderia ter exposto anteriormente. Para muitos, isso é um sinal de crescimento.
As novas descobertas têm implicações profundas na comercialização de livros e filmes. Afinal, os marqueteiros sempre buscam criar o novo, e com isso experiências de sucesso antigas podem passar despercebidas. Muitas indústrias estão relançando vários filmes antigos no cinema, ou criando novas versões de livros.
O estudo tem implicações psicológicas também. Muitas pessoas podem julgar como estranho quem lê um livro ou vê um filme várias vezes, mas essas experiências podem ser terapêuticas e devem ser incentivadas. Com tanto progresso e tecnologia, somos empurrados sempre para novidades. Mas refazer as mesmas leituras e ver os mesmos filmes não tem problema nenhum. Pelo contrário, é divertido e saudável para nossa mente. [MSN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário