terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nicolau Copérnico é homenageado pelo Google


nicolau copernico
Nicolau Copérnico foi um matemático e astrônomo renacentista polonês que formulou um completo modelo heliocêntrico colocando o sol, ao invés da Terra, no centro do universo.
Hoje (19 de feveiro) completam 540 anos desde o nascimento do homem que foi protagonista de um dos eventos mais importantes da história da ciência. O modelo de Copérnico descreve o explica o sistema solar em termos matemáticos ao invés de aristotélicos.

O Sistema Copérnico
O Sistema Copérnico
Além de astrônomo e matemático Copérnico foi jurista com doutorado em direito, médico, falava quatro línguas, estudioso dos clássicos, tradutor, artista, clérigo católico, governador, diplomata e economista.
Nicolau Copérnico mostrou um trabalho de 40 páginas manuscritas sobre sua hipótese helicentrista para diversos amigos. Vários afirmavam que deveria publicá-las mas ele temia o desprezo “a que teria se expor por conta da novidade e incompreensibilidade de suas teses”.
Copérnico morreu em 1543 momentos após a publicação de “De revolutionibus orbium coelestium” (Sovre as Revoluções das Esferas Celestes), a obra de sua vida, aos 70 anos. Diz a lenda que acordou de um coma induzido por um derrame, viu o livro que havia sido colocado em suas mãos e morreu em paz. [Wikipedia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário