domingo, 17 de fevereiro de 2013

O martelo de Thor pesa o mesmo que 3 bilhões de elefantes


original
Diz a mitologia nórdica que Thor, um deus guerreiro, enfrentava seus inimigos munido apenas de um martelo. Mas não era qualquer martelo. A ferramenta era tão importante que tinha um nome próprio. Mjolnir, como era chamado o objeto, teria sido forjado no século XIII por Sindri, um anão (também mitológico) que o construiu a partir da matéria de uma estrela cadente.

O astrônomo Neil de Grasse Tyson (conhecido nos último tempos por ter “rebaixado” Plutão do status de planeta) resolveu, por diversão, calcular quanto pesaria o martelo de Thor se tivesse o tamanho e fosse constituído do material estelar do qual a lenda diz que é composto. A massa de Mjolnir seria igual a 300 bilhões de elefantes. Compreensível que somente um deus forte como Thor o pudesse carregar.
Mas Tyson não parou por aí. Depois de tuitar que havia calculado a massa de Mjonir, declarou que Thor pessoalmente o emprestou para que pudesse tirar uma foto. E postou uma imagem, para que todos pudessem ver. Se a lenda estiver correta, o astrônomo americano agora tem o poder de aplanar montanhas, produzir relâmpagos e tempestades e derrotar um sem-número de criaturas mágicas. É o que Thor fazia. [Gizmodo / Twitter de Neil deGrasse Tyson]

Nenhum comentário:

Postar um comentário