sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como uma impressora 3D devolveu o rosto a este homem


article-2304637-1914935E000005DC-190_634x454
Era a noite de natal de 2008, e o britânico Eric Moger, então com 56 anos, acertou em cheio ao escolher a data para pedir em casamento sua noiva, Karen Hunger. Menos de um ano depois, no entanto, médicos descobriram algo assombroso: havia um tumor gigantesco, do tamanho de uma bola de tênis, escondido sob a pele da bochecha esquerda de Eric.

article-2304637-19258E94000005DC-278_638x465
Para ter a vida salva, o homem, que trabalhava como gerente de um restaurante, se submeteu a uma cirurgia. A operação custou seu olho esquerdo, seu osso zigomático (ou malar) e boa parte da mandíbula. Ele foi deixado com um buraco enorme no rosto. Deprimido, Eric adiou os planos de casamento. Acabou indo parar, ao lado de Karen, em um programa de TV chamado “Channel 4’s Embarassing Bodies” (literalmente, “corpos vergonhosos do canal 4″), que deu visibilidade a seu drama.
article-2304637-191E84B6000005DC-797_634x319
Uma equipe de cientistas lideradas por um dentista, Andrew Dawood, passou a trabalhar para salvar o rosto de Eric. Com auxílio de um software avançado e uma combinação de técnicas cirúrgicas, ele recebeu uma prótese de precisão e praticidade impressionantes. Com a autoestima recuperada, Eric retomou o projeto de se casar. Karen, maravilhada, ainda não consegue acreditar como o rosto do futuro marido ficou tão bom assim.

Como reconstruir um rosto

A volta do rosto de Eric é uma conquista muito mais do que estética. A cratera que surgiu no lado esquerdo do rosto o impedia de comer e beber, já que parte da mandíbula foi retirada. Desde a cirurgia, todas as refeições do britânico precisavam ser inseridas por um tubo diretamente no estômago. Como se não bastasse, ele não conseguia falar claramente. Para conseguir pronunciar qualquer coisa, era preciso segurar a boca com a mão.
Por essa razão, a equipe de Dawood teve que se preocupar com dois problemas ao mesmo tempo. O primeiro era reconstituir o rosto de Eric no formato exato e transformá-lo em uma máscara de silicone. Esta tarefa foi cumprida graças a um sofisticado programa de computador, que projetou, camada por camada, sua nova “pele” facial.
Ao mesmo tempo, era necessário recuperar a boca de Eric. A prótese desenvolvida por Dawood tem uma estrutura em titânio que fica presa no lado direito do rosto. Dessa forma, ele consegue ter uma mandíbula totalmente controlável. E, sendo a prótese removível, Eric não precisa usá-la para dormir.

A nova vida de Eric

O ato de falar, que tinha se tornado tão complicado, não representa mais nenhum problema. E Eric, emocionado, degustou uma tigela de cereal com leite quente assim que instalou o novo rosto. Foi sua primeira refeição feita pela boca em mais de quatro anos.
article-2304637-19149366000005DC-356_634x490
E o doutor Dawood, visionário, já planeja os próximos passos. Ele pretende instalar dentes na mandíbula artificial de Eric, para aumentar a capacidade de mastigação. E nem durante o verão o homem terá que se preocupar: quando tomar um sol e a pele do lado direito se bronzear, ele vai ganhar uma prótese em uma tonalidade mais escurinha. Falta de vontade de ir à praia, pelo jeito, também não será mais um problema. [Daily Mail / Sydney Morning Herald / COS Surgery]
danwood

Um comentário: