sexta-feira, 12 de abril de 2013

Paleontólogos reconstroem rostos de "homens-primata"



Pesquisadores utilizam alta tecnologia para recriar as faces de nossos antigos ancestrais.
Os paleontólogos vêm trabalhando duro ultimamente, brindando-nos com incríveis descobertas e teorias sobre a história evolutiva de inúmeras espécies, incluindo a nossa. E para dar prosseguimento a essa leva de revelações interessantes, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Senckenberg de Frankfurt, na Alemanha, reconstruíram 27 cabeças de criaturas pré-humanas através do uso de sofisticados métodos high-tec.
Os modelos foram criados com base em crânios, dentes e fragmentos de ossos coletados em diversas partes do mundo, sendo que o mais “velhinho” desses modelos conta com 6,8 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, esses seres pré-históricos passavam boa parte do tempo pendurados em árvores, e a maioria se alimentava principalmente de vegetais.

Homem-primata

Além disso, esses hominídeos apresentavam características presentes tantos nos primatas como nos humanos — como pernas, cabeça e pelve —, embora alguns traços, como a estrutura dos braços e alguns detalhes faciais, fossem mais semelhantes aos dos símios.
Entre os modelos recriados, está o Australopithecus sediba — cuja imagem abre esta matéria —, espécie com as características mais parecidas às dos humanos modernos e cuja descoberta pode mudar o mapa da evolução humana. Confira abaixo alguns dos modelos reconstruídos:

Sahelanthropus tchadensis

O modelo acima mostra a possível aparência de “Lucy”, famoso hominídeo encontrado na Etiópia. Os pesquisadores acreditam que essa espécie viveu há 3,2 milhões de anos.

Australopithecus africanus

Hominídeo conhecido como “Mr. Ples”, esta criatura habitou a Terra há 2,5 milhões de anos. Seus ossos foram encontrados na África do Sul.

Paranthropus aethiopicus


O modelo recria um pré-humano encontrado no Quênia, o qual os paleontólogos dataram com 2,5 milhões de anos. Esse espécime também é conhecido como “Crânio Negro”.

Paranthropus boisei

Apelidado de “Zinj”, o hominídeo acima perambulava pela Terra há 1,8 milhão de anos, e foi descoberto na Tanzânia.

Homo rudolfensis


O “Rodulfo” acima conta com 1,8 milhão de anos e foi descoberto no Quênia.

Homo ergaster


Também descoberto no Quênia, os pesquisadores acreditam que o “rapaz-primata” acima, apelidado de Garoto Turkana, viveu na África há cerca de 1,8 milhão de anos.

Homo heidelbergensis


Encontrado na Espanha, “Miquelon”, como é conhecido, provavelmente habitou a Terra entre 500 e 350 mil anos atrás.

Homo neanderthalensis


Conhecido como “O Velho de La Chapelle”, o hominídeo acima foi encontrado na França e os paleontólogos estabeleceram sua idade em 56 mil anos.

Homo floresiensis


A espécie acima deu o que falar recentemente, graças ao famoso apelido “Hobbit”. Também conhecido como “Homem de Flores”, os ossos dessas criaturas foram descobertos na Indonésia, e os paleontólogos acreditam que eles habitaram a Terra há 18 mil anos.

Homo sapiens


Já pertencente à espécie Homo sapien, o modelo acima foi recriado com base em fragmentos encontrados em Israel e que os cientistas acreditam ser de entre 100 e 90 mil anos atrás.









Nenhum comentário:

Postar um comentário