sábado, 13 de abril de 2013

Para que serve a próstata?


Quando se fala em próstata, as pessoas geralmente pensam em apenas duas coisas. Uma, muito ruim, é a do perigosíssimo câncer que pode se formar no local e atinge primordialmente os homens com mais de 50 anos. Outra, ainda pior, é o vexatório e constrangedor exame que se faz para verificar o órgão: esse exame, sim, todos ouvem falar sobre como funciona. Mas qual é a utilidade da próstata, afinal?

Bem, a próstata é uma glândula muscular, que tem o tamanho de um figo maduro e pesa cerca de 20 gramas. Ela envolve a uretra logo abaixo da bexiga. Trata-se de um órgão reprodutor masculino cuja função principal é a secreção de fluido da próstata, um dos componentes do sêmen. Os músculos da próstata também ajudam a impulsionar esse líquido seminal para a uretra durante a ejaculação.
Quando ela (a ejaculação) acontece, milhões de espermas se deslocam dos testículos para a área da próstata, através dos tubos chamados vasos deferentes. Neste ponto, a próstata armazena o fluido e o libera através de uma poderosa impulsão, graças aos músculos.
O fluido excretado pela próstata representa cerca de um terço do volume total do sêmen. Sua composição é de várias enzimas, zinco e ácido cítrico. Como este fluido é ácido, um outro apêndice produz uma substância alcalina (básica) que equilibra o Ph do sêmen  Assim, ajuda a proteger o esperma e prolongar a sua vida logo após ser depositado no ambiente ácido da vagina, facilitando a fecundação. Enzimas secretadas pela próstata ainda ajudam o esperma a “nadar mais livremente” pelo líquido seminal.
Mas nem tudo são rosas para a próstata. Justamente quando ela está em uma ótima posição para liberar o sêmem com eficiência e no momento certo, essa localização em torno da uretra pode ser um risco, se a glândula inchar e crescer. Uma próstata inchada comprime a uretra e irrita as paredes da bexiga, interferindo com o fluxo da urina. Esse problema, segundo um centro médico dos Estados Unidos, atinge mais da metade dos homens com mais de 60 anos, e quase 90% dos que estão entre 70 e 80.
Além disso, o inchaço da próstata leva a dores no momento de urinar, ou jato fraco de urina. Em casos mais graves, acarreta também incontinência, ou pelo menos incapacidade de controlar a urina enquanto se está acordado. O maior problema, contudo, é o risco de câncer. Causa dor, dificuldade de urinar e disfunção erétil, mas pode evoluir sem sintomas aparentes até chegar em um ponto onde o tratamento é muito complicado. Daí a importância do famigerado exame preventivo.
E o que acontece quando há risco de câncer, detectado no exame? Depende. Se a próstata for removida cirurgicamente, pode ocasionar impotência sexual, devido a uma lesão dos feixes neuro vasculares (que conduzem o “sangue da ereção”), além de geralmente causar incontinência urinária nos três primeiros meses após a operação. Se o câncer for destruído com radioterapia, a próstata não é retirada. Assim, não há incontinência urinária, mas em alguns casos prejudica a potência sexual, embora não seja comum.
Alguns mitos chegam a afirmar que ejaculações frequentes durante a vida adulta diminuem a chance de risco de câncer de próstata na “melhor idade”, mas até hoje não se achou uma comprovação disso. [Life's Little Mysteries]

Nenhum comentário:

Postar um comentário