segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Maconha combate a dor, mas não da maneira que você imagina


Existem pessoas que sentem dor constantemente e não há remédio, fisioterapia ou atendimento psicológico que ajude a amenizar o problema.
Nesse cenário, o uso medicinal da maconha aparece como uma alternativa, porém ainda se sabe pouco sobre sua verdadeira eficácia no combate a dor. Para trazer mais informações para a discussão, um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra) testou os efeitos da maconha (mais precisamente do THC, seu componente psicoativo) em voluntários e concluiu: a substância pode ajudar, mas isso depende muito do organismo da pessoa.

Como manter uma boa conversa (e evitar silêncios constrangedores)


Para algumas pessoas, eventos sociais, como festas e noites de conversa no boteco, são sinônimo de tortura, especialmente porque envolvem o risco de ficar “sem assunto” e ter que enfrentar terríveis e constrangedores silêncios.
O avesso por conversas (ou a simples falta de habilidade) pode, inclusive, prejudicar sua vida profissional, especialmente se você passar uma imagem ruim para um futuro chefe ou possível parceiro de negócios. Existe um remédio para isso? Um, não: vários.
“Como alguém quase sem experiência de negócios – além de conduzir meu trabalho individual de freelancer – tudo o que me salvou (até agora) da loucura são as habilidades que eu usava como jornalista”, conta Evan Ratliff, que já foi colaborador de revistas como The New Yorker e hoje tem sua própria empresa (The Atavist). Entre essas habilidades está “a capacidade de formular perguntas que trazem respostas úteis, seja de conselheiros, clientes ou qualquer outra pessoa”.
Em uma conversa, ou você está contando algo, ou está ouvindo e, seja qual for o caso, uma boa pergunta pode ajudar o diálogo a continuar por horas – enquanto uma pergunta ruim pode causar uma situação constrangedora.

5 incríveis vídeos de animais salvando outros animais


Animais também têm espírito de compaixão e ajuda ao próximo. Não acredita? Então você deve assistir esses incríveis vídeos que mostram animais salvando outros animais de situações de risco.
Eles arriscam a própria vida pelos filhotes, ou até mesmo para ajudar animais de outras espécies. Confira!

Ponte de animais em rodovias movimentadas


Através destas pontes os animais podem cruzar estradas perigosas em segurança.
Elas protegem não apenas animais (e motoristas), mas permitem que habitats fragmentados se cruzem aumentando a variedade genetica.
A Holanda é líder na criacão deste tipo de travessia, com mais de 600 delas pelo país. [IFLS]

Que estranho veículo voador é este?


É um zepelim? É um avião? Não, mas essa aeronave bizarra provavelmente irá revolucionar o modo como fazemos transporte aéreo. O dirigível Aeroscraft, apelidado de “Pelicano”, lembra um zepelim e voa como um avião, mas é um veículo completamente diferente dos meios de transporte que conhecemos.
Essa estranha aeronave está sendo construída pela empresa norte-americana Aeros, financiada pela Nasa e pelo Pentágono. Tem 70 metros de comprimento e mais de 16 toneladas. O gigantesco Aeroscraft sobe aos ares com bolsões de hélio, e voa de maneira semelhante a um avião devido ao seu formato.
Essa aeronave poderá mudar totalmente o modo como são feitas viagens de carga. Ela pode carregar três vezes mais carga que os maiores aviões da atualidade, e poderá transportar pelos céus o que normalmente é entregue pela terra a partir de trens, navios e caminhões. Além disso, também poderá ser usada para fins militares e turísticos.

O quilograma engordou: por que isto é um problema


Uma nova pesquisa indica que o quilograma engordou (sim, a medida). Isso porque a norma internacional do quilograma – um pedaço de metal de forma cilíndrica que define a unidade fundamental da massa – ganhou dezenas de microgramas em peso por conta de contaminação da sua superfície.
Microgramas? E isso importa? Não se você está comprando carne no açougue, mas com certeza se você está fazendo um experimento científico que exige medidas de peso muito precisas, ou o comércio internacional de itens altamente restritos em peso, como materiais radioativos.
Atrapalha mais ainda o fato de que cada país que tem uma das massas padrão tem uma definição um pouco diferente do quilograma.

Pesquisadores conseguiram remover cromossomo extra em células com Síndrome de Down


Cientistas da Universidade de Washington deram um importante passo no caminho para o tratamento da Síndrome de Down.
Eles conseguiram remover com sucesso uma cópia extra do cromossomo 21 em culturas de células pertencentes a uma vítima da anomalia neurológica. Está longe de ser a descoberta de um tratamento definitivo para o problema, mas é sem dúvidas um grande avanço em direção a uma terapia genética para tratar não só esta, mas outras doenças associadas a anomalias cromossômicas.