quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Comédias lhe deixam mais inteligente que programas sérios


Se você adora aquelas comédias bobas que lhe fazem rir sem precisar ficar horas pensando se entendeu ou não o final do filme, aí vai uma notícia boa: esses filmes lhe deixam mais esperto do que assistir uma palestra sobre mecânica quântica, por exemplo. A afirmação pode ser um pouco estranha e, com certeza, muita gente vai discordar, mas pesquisadores da Northwestern University, de Chicago, EUA, acreditam nela.
Eles realizaram uma pesquisa sobre como pessoas resolveriam um quebra-cabeça em diferentes estados de humor. O que perceberam foi que as pessoas que assistiram a uma comédia e estavam mais relaxadas se deram melhor do que aquelas que assistiram a um programa “mais inteligente”. Isso teria a ver com a relação entre o estado de espírito em que o vídeo colocou as pessoas testadas e a área do cérebro envolvida com a resolução de problemas, o córtex cingulado anterior. Foi constatado um nível maior de atividade no cérebro das pessoas que aproveitaram um filminho mais leve e divertido.
Pronto! Agora você não precisa mais ter vergonha de admitir que adora assistir a comédias românticas, filmes do Robin Williams e outros programas supostamente “bobos”.[Gizmodo]

“Planeta aquático” próximo a Terra é detectado pela NASA


O planeta “55 Cancri e” foi descoberto em 2004, habitando a estrela 55 Cancri com mais quatro outros planetas, sendo que ele é o mais próximo a ela.
55 Cancri e foi o primeiro planeta a ser chamado de “superterra”, uma classe de planetas parecidos com a Terra em algumas características, mas maiores – no caso, ele tem cerca de oito vezes a massa da Terra, e fica a 41 anos-luz de nós, na constelação de Câncer.

Jim Jones e o “suicídio” coletivo de 900 pessoas


jim jones
A seita, a Peoples Temple (Templo dos Povos), de Jim Jones criou uma comunidade remota selva da Guiana com 900 pessoas.
Quando congressistas foram investigar denúncias de que a comunidade era na realidade uma prisão, onde muitos dos seguidores sofriam diversos abusos, houve um terrível desfecho.
Foram 900 pessoas que se “suicidaram” com terríveis evidências em vídeos e fotos.

Igreja do Orgasmo procura reconhecimento oficial


irmã
Com certeza esta é uma seita que passou despercebida pela nossa lista com as 10 seitas mais malucas do mundo. A Igreja Madonna do Orgasmo, que tem centenas de seguidores, deu um importante passo em direção ao reconhecimento oficial na Suécia, quando uma corte disse que ela tinha o direito de registrar-se como uma comunidade de fé.
Inicialmente um órgão público da Suécia recusou o registro alegando que o nome da igreja poderia ofender os cristãos. Mas o fundador da igreja, Carlos Bebeacua, ganhou a apelação na corte administrativa local.

Para as lulas, não importa se é macho ou fêmea


Encontrar meninas é difícil se você é uma lula maculina que vive em águas profundas e escuras na costa da Califórnia. É raro cruzar com sua própria espécie – e quando você tem a oportunidade, a escuridão do fundo do mar faz com que seja difícil dizer se o novo amigo é macho ou fêmea.
Porém, uma espécie de lula apareceu com uma solução alternativa para este problema, de acordo com um novo estudo. O sedutor de oito braços simplesmente acasala com qualquer lula de sua espécie que cruza seu caminho. Se isso significa perder um pouco de esperma num acasalamento entre machos, a lula não parece se importar.

Luminária usa fonte incomum de energia: a gravidade


Quando se pensa em luz onde não há energia elétrica, uma das imagens que vem à mente de quem já passou por isto é um lampião de querosene. Para muita gente na África e Índia, esta ainda é uma realidade – luz fraca, funcionando com um combustível bastante poluente.
Além disso, segundo o Banco Mundial, os usuários deste tipo de luz inalam o equivalente a dois maços de cigarro por dia, além de sofrer de infecções e cataratas. Sem falar no perigo real de queimaduras.

Israel administrava injeções contraceptivas à força em imigrantes da Etiópia


Da Redação
O estado de Israel assumiu pela primeira vez que tem dado injeções de anticoncepcionais em imigrantes judeus da Etiópia, muita vezes sem o consentimento delas. O governo havia negado anteriormente a prática, mas o atual diretor geral do ministério da saúde pediu aos ginecologistas que parassem de administrar a droga.
De acordo com o jornal Haarezt, que publicou a notícia neste sábado (27), suspeitas da prática foram levantadas pela repórter investigativa Gal Gabbay, que entrevistou mais de 30 mulheres vindas da Etiópia para descobrir por que os índices de natalidade dessa comunidade de imigrantes caíram tão drasticamente.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Objeto misterioso deixa astrônomos sem palavras

objeto misterioso
Em um momento você não vê e noutro vê o objeto que está exatamente no meio do nada, aparentemente nem sequer dentro de uma galáxia. Até mesmo a causa das suas características espectrais é desconhecida. Crédito: K. Barbary e outros
Em um artigo publicado na revista científicaAstrophysical Journal, astrônomos disseram ter encontrado um novo tipo de coisa que eles não conseguiram entender.

O que aconteceria se um objeto imparável colidisse com algo inamovível?


Você já pensou no que aconteceria se uma força imparável encontrasse um objeto inamovível? A força não pode ser parada, o objeto não pode ser movido… Seria o fim do mundo? Uma catástrofe universal?
Felizmente, não. Aliás, nada aconteceria. Não é um resultado muito empolgante.
O vídeo acima, feito pelo pessoal da Minute Physics, explica como este tipo de interação se desdobraria.

Universo resfriando como a Teoria do Big Bang previu


planetalignment_whiteAstrônomos usaram o Telescope Compact Array daCSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation – Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth), próximo a Narrabri, Austrália para medir a temperatura de uma nuvem de gás e poeira a uma distância que corresponde aproximadamente à metade da idade do universo.

É hora da ciência tomar o poder político?


Brincadeira que pede o físico teórico Dr. Sheldon Cooper, personagem fictício da série de TV "The Big Bang Theory", como presidente dos Estados Unidos
Você já imaginou viver sob um governo em que toda política, combate à criminalidade, promoção da saúde e educação, projetos de popularização da moradia própria – tudo – fosse embasado em evidências, e cada decisão fosse precedida de uma análise completa, apoiada em dados e em argumentos sólidos?

Quando a água da sua torneira pega fogo, você pode começar a se preocupar


fogo saindo da torneira de água
Um casal de Fort Lupton, no Colorado, EUA, tem um problema deveras incomum em sua casa: a água que sai das torneiras é inflamável por causa do gás natural que contém. Jesse e Aimee Ellsworth dizem que o gás está indo para seu encanamento há seis meses, escapando de um poço de uma estação. As empresas responsáveis estão trabalhando em soluções, mas, para os Ellsworth, o processo está demorando demais.

O que pode acontecer com suas contas online quando você morrer?


A internet começou a se massificar no mundo durante os anos 90, de modo que ainda não existe uma geração de internautas já falecidos. Mas pessoas que já morreram também podem ter problemas com suas contas on-line depois do falecimento, já que muitas informações sobre a sua vida ficarão na web depois que você partir desta para uma melhor. Que tipos de inconveniente pode haver?
Os principais, como seria de se imaginar, envolvem dinheiro. Mas não estamos falando apenas de seus cadastros online de conta bancária e cartão de crédito. Até Blogs e contas no Youtube, por exemplo, podem valer dinheiro atualmente, e após a morte do portador essas contas podem facilmente cair nas mãos de um hacker inescrupuloso que se apropria das informações contidas ali.

O que o Google faz quando um governo pede suas informações confidenciais?


original
Se você pensa que suas informações estão totalmente “a salvo” nos bancos de dados do Google e que não podem ser acessadas legalmente por terceiros, fique de olho: mesmo respeitando a privacidade de seus usuários, a empresa pode fornecer informações a investigadores, se julgar o pedido justo.
“Nós somos uma empresa que cumpre a lei, e não queremos que nossos serviços sejam usados de modo malicioso. Mas também é muito importante que as leis protejam as pessoas contra pedidos muito amplos de informações pessoais”, escreve a equipe do Google em seu blog oficial, aproveitando o Dia Internacional da Segurança de Informações (28 de janeiro).
Para garantir um equilíbrio entre privacidade e justiça, o Google busca seguir, basicamente, o seguinte protocolo:
  • Investigar se o pedido realmente segue requisitos legais;
  • Em seguida, analisar o quão amplo é o pedido. Se for considerado muito amplo, ele recusa totalmente ou negocia para que sejam pedidas menos informações;
  • Se possível, avisar o usuário a respeito do pedido (há exceções, porém, em que avisar a pessoa pode comprometer a investigação);
  • Pedir um mandado de busca, para só então fornecer os dados.
O Google procura manter esses passos acessíveis ao público (de modo mais detalhado, aliás), em nome de sua política de transparência.[Google Official Blog] [Gizmodo]

“Primeira vez” pode prever satisfação no resto da sua vida sexual


why_morning_sex_is_good_for_you
Uma pesquisa conduzida por Mateus Shaffer, estudante de doutorado em psicologia na Universidade do Tennesse e C. Veronica Smith, professora de psicologia na Universidade de Mississippi, ambas nos EUA, sugere que a primeira experiência sexual pode definir o “tom” do resto de sua vida sexual.
Isso significa que, se você teve uma boa experiência sexual na primeira vez, pode ter mais satisfação geral na sua vida sexual ao longo dos anos.