quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Refrigerante “Light” pode aumentar risco de diabetes


copo_de_refrigerante-1280x800
Trocar o refrigerante convencional por sua versão light pode não ser tão saudável quanto parece: depois de analisar dados de 66.000 mulheres, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França observaram que, entre aquelas que optaram pelo refrigerante light, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 era elevado.
Em comparação com aquelas que tomavam refrigerante convencional, o aumento do risco foi considerável: 15% para as que bebiam 500 ml por semana e 59% para aquelas que bebiam 1,5 litro. Entre as mulheres que bebiam apenas suco natural sem adição de açúcar, não foi observada qualquer elevação de risco de diabetes.
Segundo os autores do estudo, vale destacar o risco de se consumir mais dessa bebida devido à suposição de que, por ser “light”, é “mais saudável”.
Os próprios cientistas, porém, reconhecem as limitações do estudo. “Informações sobre o consumo de bebidas não foram atualizadas, e hábitos alimentares podem ter mudado ao longo do tempo”, escrevem no artigo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition (as informações foram coletadas de 1993 a 2007, de mulheres nascidas entre 1925 e 1950). Além disso, eles observam que pode haver outros fatores envolvidos, além do consumo de refrigerante.
Recentemente, um dos autores, Guy Fagherazzi, apontou que os resultados não eram suficientes para “aconselhar as pessoas a parar de consumir qualquer um dos tipos de bebida” – são necessários mais estudos sobre as consequências do consumo de refrigerantes. Ainda assim, o suco natural apareceu, de fato, como a opção “mais saudável” das três bebidas estudadas.[Medical Xpress] [The American Journal of Clinical Nutrition]

Conheça 7 papas nada santos


Embora, para os cristãos, só Jesus tenha sido perfeito na Terra, e apesar de ninguém esperar que os papas sejam absolutos santos, algumas histórias envolvendo amantes, crimes e festas no Vaticano parecem profanas demais para ser verdade. Confira sete escândalos de papas corruptos que deixaram suas marcas de maneiras não muito agradáveis:
7) PAPA CLEMENTE VII (1523-1534)
Apesar de ser indiferente à Reforma Protestante (um movimento de reforma na Europa, no qual várias denominações se separaram da Igreja Católica), o papa Clemente VII ficou mais conhecido por outro motivo: estava sempre disposto a mudar seu ponto de vista político para coincidir com o de quem tinha mais poder e riqueza no determinado momento. Ele trafegou entre alianças com a França, a Espanha e a Alemanha, embora tenha se inclinado para as forças políticas francesas antes de sua morte em 1534 (ele faleceu “misteriosamente” depois de comer um cogumelo venenoso). Como resultado de sua fidelidade oscilante, seus críticos, como Carlos V, o compararam a um pastor que tinha fugido do seu rebanho para retornar como um lobo.

Os 10 Papas mais intrigantes


ap_vatican_christmas_tk_121225_wgAproveitando que o Papa Bento XVI está nas manchetes por abdicar, algo que foi feito pela última vez na Idade Média, que tal darmos uma repassada nos papas mais intrigantes e curiosos da história? Desde um cadáver que foi a julgamento a um papa que subiu ao pontificado 3 vezes, aqui estão 10 dos mais interessantes líderes da Igreja Católica:

10. Primeiro pai

O primeiro cabeça da Igreja Católica foi São Pedro, cujo nome original era Simão, e era um dos 12 apóstolos de Jesus, de acordo com Julius Norwich em seu livro “Absolute Monarchs: A History of the Papacy” (“Monarcas Absolutos: Uma História do Papado”, Random House, 2012).
Ele pregou na Ásia Menor antes de ir para Roma, onde viveu 25 anos, quando o Imperador Nero Augusto César crucificou-o. Diz a lenda que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se achar indigno de morrer como Jesus. Apesar de ser considerado o primeiro Papa, ele nunca teve este título durante sua vida.

Como fazer gelo seco em casa



Gelo seco não é gelo – é CO2 em estado sólido, e é chamado de “seco” por que passa pelo processo de sublimação, ou seja, da fase sólida para gasosa, sem passar pela fase líquida.
Por ser extremamente frio, e porque passa do estado sólido direto para o estado gasoso, o gelo seco também presta para algumas experiências interessantes.
Mas como fabricá-lo?
Antes de ensinarmos o procedimento, vale lembrar, por segurança, que o gelo seco é frio: -78°C, em média. Esta temperatura pode causar queimaduras e ulcerações, então, quando for manipulá-lo, use luvas e nunca, nunca toque o gelo seco com as mãos molhadas ou úmidas – ele congela instantaneamente a água e fica colado na sua mão.
Outro detalhe importante de lembrar é que o gelo seco é feito de gás carbônico, o mesmo que a gente expele na respiração por ser inútil para nós. Mais do que inútil, ele é perigoso; então, quando fizer experiências com gelo seco, faça-o em um ambiente ventilado.

Francês dirige carro travado em 200 km/h sem freios e consegue sair vivo


gone-in-60-seconds-car-chase-shelby-1
Quando o francês Frank Lecerf saiu de casa para fazer sua compra semanal de supermercado, não esperava se envolver em uma perseguição de carro em alta velocidade que cruzou fronteiras e acabou na Bélgica.
Lecerf foi vítima de um mau funcionamento de seu carro, um Renault Laguna adaptado para deficientes motores.
O carro simplesmente travou na velocidade de 200 km/h e os freios falharam, obrigando-o a continuar dirigindo ao longo de uma vasta extensão de autoestrada francesa até chegar na Bélgica. A polícia o perseguiu até que ele ficou sem gasolina, e caiu em uma vala.

Estrelas são ejetadas do centro galáctico a 3 milhões de km/h


hypervelocity-stars-illustration
A uma surpreendente velocidade de 3,2 milhões de quilômetros por hora (km/h), seis estrelas percorrem nossa galáxia, supostamente ejetadas pelo buraco negro que fica no centro dela. “São objetos incrivelmente rápidos que estão, de fato, soltos da gravidade da Via Láctea”, explica o estudante de astronomia Keith Hawkins, da Universidade de Ohio (EUA), um dos autores do estudo.

Agora é oficial: Apple perde direitos da marca iPhone no Brasil


Agora é oficial: Apple perde direitos da marca iPhone no Brasil
Depois de muita polêmica envolvendo a disputa entre Apple e Gradiente pelo nome iPhone, a Apple agora perdeu o direito de usar a marca em território brasileiro. Embora a ação permita recurso, tudo indica que isso ainda vai dar muito trabalho para a marca da Maçã.
Mesmo que a Gradiente tenha declarado não ter intenção de impedir a Apple de vender o iPhone no Brasil, agora, o Instituto Nacional Propriedade Intelectual (INPI) decidiu que a empresa brasileira tem direito a exclusividade do nome.
Embora o INPI não tenha autonomia para impedir sozinho as vendas do aparelho, a decisão permite que a Gradiente faça o pedido caso tenha interesse. Como a empresa brasileira já declarou a intenção de vender o nome iPhone, é possível que este pedido ocorra como forma de pressionar a Maçã.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Oceano pode ter vindo do espaço


O mistério sobre como se formaram os nossos oceanos encontrou mais uma tentativa de explicação. A água pode ter vindo para o planeta em forma de gelo, retido em um ou mais asteróides gigantescos durante o nosso período de formação planetária.
A teoria foi formulada por dois grupos de pesquisadores da Universidade da Flórida Central, que publicaram seus resultados na revista Nature, no último dia 28. A novidade é justamente o fato de haver gelo sobre um asteroide, o chamado Themis 24. Pensava-se que, por serem muito quentes, não era possível que houvesse gelo sobre eles.
A ideia sugere que a nossa água tenha surgido há quatro bilhões de anos. Primeiro, houve uma pesada colisão entre a Terra e outro corpo celestial, que deu origem à Lua. Com essa colisão, a Terra ficou completamente desidratada. No período que se seguiu, poucos milhões de anos depois, a Terra passou a ser bombardeada por uma grande variedade de asteroides, e o gelo que trouxeram com eles se tornaria a nossa fonte de água.
A água na Terra, no entanto, não é a única que tem interessado os astrônomos atualmente. Nos últimos anos, foi também descoberto gelo no pólo norte da Lua, bem como abaixo da superfície de Marte. A forma como surgiram continua sendo uma incógnita para os cientistas. [Gizmodo]

Fim do mundo em 2040?


5
Nem bem nos livramos da aporrinhação da Profecia Maia, já existe uma nova data para a extinção da humanidade.
O ano fatídico é 2040 e será por colisão com asteroides.
Depois que o asteroide Apophis revelou-se inepto nessa apocalíptica tarefa de aniquilar a vida em nosso planeta, outros vilões cósmicos entraram em cena:
  1. Asteroide 2011-AG05 e
  2. Asteroide 2012-DA14
O primeiro tem um tamanho interessante e o segundo baterá recordes de aproximação da Terra, algo que se iniciará já no próximo dia 15 de fevereiro.
Mas vamos aos detalhes:

Carnaval: A origem da maior festa brasileira


carnaval
Tem gente que gosta de pular carnaval e tem aqueles que gostam de ficar sossegada, talvez lendo e aprendendo… sobre o carnaval.
O carnaval tem origem na Grécia entre 600 a 520 a.C. Era uma celebração de gratidão aos deuses. Cerca de mil anos depois a igreja católica “importou” a festa que passou a ser marcada pelo “adeus à carne”, em latim carne vale, ou seja, carnaval. Mas a festa como conhecemos atualmente surgiu no século 19 e teve Paris como principal inspiração para as demais comemorações carnavalescas do mundo: com fantasias e desfiles.
O Rio de Janeiro, que está no Livro Guiness dos Recordes como sede do maior carnaval do mundo, adotou o mesmo estilo. A diferença é que o carnaval carioca moderno com escolas de samba criou seu próprio gênero da festa que foi exportado para o resto do Brasil, Tóquio e Helsinque.
A festa de carnaval que a igreja católica implantou antecedia a Quaresma, um período de jejum e privações que iniciava na quarta-feira de cinzas. O carnes vales seria o fim do período de fartura e deleite dos sentidos. O carnaval então simboliza o fim dos prazeres da carne.
A terça-feira de carnaval em francês é conhecida como Mardi Gras e o último dos dias “gordos”. Mardi Gras é um outro nome utilizado para carnaval em outras partes do mundo.
O carnaval de hoje é fichinha para o da Roma Antiga que durava sete dias durante o mês de dezembro e era marcado pela busca de prazeres interminável. O comércio fechava, os escravos recebiam liberdade temporária e havia menos restrições morais. O Saturnalicius princeps, um rei simbólico era eleito. Esta tradição possivelmente deu origem ao Rei Momo.[Wikipedia, foto de sfmission.com]

10 tratamentos médicos bizarros que ainda são usados


Séculos atrás, a comunidade médica acreditava que a cura para praticamente qualquer doença (de dores de cabeça a febre e prisão de ventre) era uma boa sangria. Embora você possa se sentir grato por ter nascido em uma época em que os tratamentos são, digamos, um pouco mais precisos, não se engane: há soluções desagradáveis que sobreviveram ao tempo (e provavelmente vão continuar entre nós por mais algumas décadas). Confira:

10. Veneno de abelha para tratar herpes

10
A apiterapia usa substâncias produzidas por abelhas (como mel e veneno) para tratar doenças e surgiu no século 19, quando o médico austríaco Philip Terc foi picado por um enxame e, para sua surpresa, percebeu que as dores que sentia por causa de reumatismo diminuíram consideravelmente.
Muita gente pode considerar essa terapia “natural demais”, mas isso não impede que médicos do mundo todo a utilizem para combater doenças como artrite, tendinite e herpes. Há até pesquisadores que buscam descobrir se o veneno de abelha pode ser usado no tratamento contra câncer. O problema é que alguns médicos preferem realizar apiterapia à moda antiga, fazendo com que os pacientes sejam picados por várias abelhas.

4,5 bilhões de “Terras alienígenas” podem estar espalhadas pela Via Láctea


red-dwarf-ultraviolet-flares (2)
Nossa galáxia abriga cerca de 75 bilhões de estrelas anãs vermelhas (menores e menos brilhantes do que o Sol) e, de acordo com estudo recente (a ser publicado no The Astrophysical Journal), em torno de 4,5 bilhões são orbitadas por planetas do tamanho aproximado da Terra – alguns dos quais podem estar “a um pulo” do nosso planeta, em escala espacial.

Apple está criando relógio de pulso “iWatch”?


isiri-smartwatch
Quem já não sonhou em ter um relógio que funcionasse como um computador e um telefone, respondendo a ordens verbais e ensinando o caminho em uma cidade desconhecida?
Se os rumores se confirmarem, pode ser que este sonho esteja próximo da realidade. Fontes anônimas da empresa Apple em Cupertino, na Califórnia (EUA), sugerem que a empresa está trabalhando com um relógio de pulso de vidro curvo baseado na plataforma iOS.
A tecnologia, ou parte dela, já existe. Corning, a empresa que faz o vidro ultraforte usado no iPhone, chamado de Gorilla Glass, anunciou ano passado que havia resolvido o problema de engenharia de criar um vidro que pudesse se curvar e que não quebrasse tão fácil, o Willow Glass.
Peter Bocko, gerente de tecnologia da Corning Glass Technologies, aponta que a empresa já está trabalhando há mais de dez anos na tecnologia, mas os desafios que representam os movimentos imprevisíveis do corpo humano ainda não foram de todo resolvidos.
Acrescente a isto o anúncio no ano passado feito pelo site Tech.163 de que a Apple estaria desenvolvendo um relógio com Bluetooth e display de 1,5 polegadas (3,8 cm), mais o fato de estarem contratando pessoal que trabalha na área de computação “wearable”, e tudo começa a se encaixar.
A Apple não se manifestou sobre o assunto, e as perguntas se amontoam: o iWatch (como está sendo chamado fora da Apple) teria o Siri, sistema de reconhecimento de voz? Teria a tecnologia de mapas da Apple? Receberia mensagens de texto? Poderia monitorar a saúde e atividade diária do usuário? Quanto custaria?
Por fim, não dá para não ficar desconfiado com estes “vazamentos”. A Apple é uma empresa que faz todo tipo de truque, inclusive colocar novos empregados e possíveis futuras fontes de vazamento para trabalhar em produtos totalmente fajutos por meses só para saber se são confiáveis. Sem falar que este pode ser um golpe para atrasar a adoção de produtos rivais. [MashableThe SlatestNYTimes BitsGizmodo]

O raríssimo parto sem rompimento da bolsa


390211_10151195835143371_1934926735_n
Esta não é uma visão comum – trata-se de um “parto empelicado”, como é conhecido no Brasil, ou parto sem o rompimento da bolsa ou saco amniótico.
Ele acontece quando a bolsa amniótica, que protege o bebê durante a gravidez, não se rompe antes nem durante o trabalho de parto, tendo que ser rompida pelo obstetra ou parteira que estiver assistindo ao parto.
O bebê não corre perigo algum enquanto está no saco amniótico, por que ainda está recebendo oxigênio do cordão umbilical, e não vai tomar seu primeiro fôlego enquanto não for exposto ao ar pela primeira vez.
Existem muitas lendas cercando a placenta. A mais comum diz que a criança que nasce com a placenta sobre a cabeça (a “coifa”), se guardar a mesma, não morrerá afogado. Outro mito que cerca o parto empelicado é que o bebê que nasce assim terá a sorte na vida garantida.
Se vai mesmo ter sorte, não dá para saber. Mas o fato de ter nascido com a placenta íntegra deve proteger o bebê de contaminação durante o parto. E com a estimativa de que apenas 1 em cada 80.000 partos é “empelicado”, não dá para dizer que o bebê não é sortudo.[Science-fact]

Curiosity encontra misterioso objeto metálico em rocha marciana


article-2275662-176FC1B4000005DC-488_634x263
Uma imagem feita pelo robô Curiosity, em 30 de janeiro, agitou a internet na última semana, por conter um objeto estranho à paisagem arenosa e de pedras desgastadas: uma protuberância, aparentemente metálica, no meio de uma rocha marciana.
A fotografia foi feita logo depois de Curiosity ter feito seu primeiro buraco na superfície do planeta, para criar poeira diretamente da pedra e analisá-la em busca de sinais de vida.
article-2275662-176ED654000005DC-71_634x485
Desde que a imagem ganhou a internet, novas fotografias foram divulgadas, como esta imagem em 3D (use óculos anaglifos para ver):

domingo, 10 de fevereiro de 2013

A Terra tem mais de uma lua? A resposta é sim!

Conhecidos como mini luas, asteroides entram em órbita transformando-se em luas temporárias.A Terra tem mais de uma lua? A resposta é sim!

A informação causa bastante espanto na maioria das pessoas: a Terra não tem apenas uma lua, mas conta com várias. Isso não significa que tudo o que aprendemos na escola esteja completamente errado.

Como acontece a chuva de sapos?

Como acontece a chuva de sapos?A história relatada na bíblia pode parecer fantasiosa, mas o fenômeno pode ser mais comum do que se imagina.

Segundo a Bíblia, a chuva de sapos é uma das pragas do Egito, em relatos encontrados no livro do Êxodo. Embora seja mais fácil imaginar Deus enviando animais peçonhentos do céu, a ciência tem uma explicação bastante simples para uma das histórias mais impressionantes da Bíblia. O mais assustador é que a “chuva de sapos” pode acontecer perto de você a qualquer momento!
O fenômeno ocorre com uma simples soma de fatores: ventos fortes e animais leves. Ou seja, em uma tromba d`água – quando um redemoinho encontra a água – é possível que sapos também sejam levados pelos ares.
O processo todo ocorre da seguinte maneira: um pequeno tornado se forma sobre a água, gerando a chamada tromba d`água, que é formada por um sistema de alta pressão que precede grandes temporais.

Uma guerra nuclear poderia frear o aquecimento global


O que aconteceria com o nosso planeta se 100 bombas atômicas, como as jogadas sobre Hiroshima, com o poder de 15 mil toneladas de TNT, fossem lançadas numa guerra entre dois países em desenvolvimento como a Índia e o Paquistão? O cenário é o mais severo possível e curioso: ele poderia desacelerar o aquecimento global. Um modelo de computador feito pela NASA revelou que os incêndios resultantes dos ataques mandariam cinco milhões de toneladas de carbono negro na troposfera, a porção mais baixa da atmosfera terrestre.
A fuligem iria absorver o calor solar e subir como um balão de ar quente, chegando a alturas das quais não conseguiria voltar para o chão. Com este “escudo” sombrio feito de carbono, a temperatura da Terra iria esfriar. “O efeito iria levar a uma mudança climática sempre precedente”, disse o cientista, Luke Oman, da NASA. Segundo ele, o modelo mostra que, depois de dois ou três anos depois da guerra, a temperatura do planeta iria cair em média 1,25°C. Nos trópicos, na Europa, na Ásia e no Alaska, a mudança poderia chegar a 4°C.
Mas é claro que, além das mortes causadas pela guerra, a mudança climática não iria ser boa. “Nossos resultados sugerem que a agricultura seria severamente afetada, principalmente onde há neve”, afirmou Oman. Ele disse que os estragos nas plantações e a fome que iria se instalar é comparável àquela que seguiu a erupção vulcânica em Mount Tambora, na Indonésia, em 1815.
Para dificultar ainda mais o cenário, a quantidade de chuvas também poderia cair 10% em até quatro anos, a camada de ozônio iria ficar mais fina, resultando em maior incidência de raios ultravioleta. Mas o que bota medo mesmo é saber que 100 bombas de Hiroshima são apenas 0,03% do arsenal atômico atual em todo o mundo. [LifesLittleMysteries]

10 animais recrutados para a guerra


Os seres humanos têm recrutado animais para ajudar a combater as suas batalhas há muito tempo, e os militares de hoje usam uma gama ainda maior de criaturas para todo tipo de tarefa. Isso pode parecer estranho considerando que cães, cavalos e outros animais certamente não evoluíram para a finalidade do conflito humano. No entanto, a natureza certamente não só foi útil diretamente como também inspirou engenheiros humanos a criarem imitações mecânicas.
10) BOMBAS DE MORCEGO
Os mamíferos voadores tornaram-se parte de um experimento bizarro durante a Segunda Guerra Mundial. Um cirurgião-dentista americano propôs anexar minúsculas bombas incendiárias a morcegos. Dessa forma, as criaturas incendiariam as cidades japonesas quando voassem para alojarem-se nos telhados de edifícios. Mas a ideia fracassou logo após ter recebido aprovação do presidente Roosevelt. Muitos morcegos não cooperativos simplesmente caíram no chão como pedras ou voaram para longe, apesar do exército americano ter testado 6.000 mamíferos em seus experimentos. Ainda assim, as bombas morcego conseguiram atear fogo a uma aldeia simulada japonesa, um hangar do exército americano e um carro. Atualmente, os cientistas estudam como a mecânica de vôo do morcego poderia inspirar futuros modelos de aeronaves e robôs-espiões.

10 bizarras maneiras de usar animais como armas


Animais são utilizados em guerras desde que descobrimos que sentar em um cavalo é mais rápido que correr. Mas existem jeitos ainda mais incomuns de se aproveitar dos bichinhos como armas de guerra. Confira:

10. Galinhas esquentando bombas

10
Em 1957, no auge da Guerra Fria, a Grã-Bretanha traçou um plano para enterrar uma série de ogivas nucleares em toda a Alemanha como um mecanismo de proteção em caso de o exército soviético tentar invadir a Europa a partir do leste. Imediatamente, eles encontraram um problema: as temperaturas de inverno do norte da Alemanha, onde eles planejavam enterrar as armas nucleares, eram muito frias para bombas eletrônicas funcionarem.
Cientistas militares vieram com uma ideia ridícula, mas eficiente: galinhas produziriam calor corporal suficiente para manter os circuitos eletrônicos quentes. Com uma semana de comida disponível, elas viveriam tempo suficiente para manter as bombas em funcionamento. Eventualmente, o projeto foi cancelado, não porque era louco, mas porque a Inglaterra estava preocupada com os aspectos políticos da detonação de ogivas nucleares em território aliado, o que faz muito mais sentido.

Dez perigosíssimos invertebrados


Muito já foi escrito sobre criaturas da natureza que, apesar de pequenas, são capazes de infligir sérios danos à pessoa que tiver a má sorte de dar de cara com elas. Mas geralmente pensamos em animais com certa complexidade no organismo. O perigo, no entanto, pode vir de bichos que nem chegam a ter sistema ósseo. Eis uma lista com dez destas ameaças sem esqueleto:

10. Ouriço-de-fogo

10
Passar as férias no Havaí ou na Austrália é um lazer que envolve alguns riscos. Um deles é pisar em um ouriço-de-fogo (Astropyga radiata), que habita as águas do Pacífico. Com um corpo que não passa de 20 centímetros, ele tem espículas com até um quarto deste comprimento. Quando alguém pisa um ouriço-de-fogo, as espículas entram na pele e liberam uma toxina que tem poder paralisante e pode causar queimaduras gravíssimas.