sexta-feira, 1 de março de 2013

Os riscos do espiritismo para o transtorno mental


vulto-na-janela
Há muito tempo o assunto espiritismo versustranstornos mentais vêm sendo destaque em muitas discussões infinitas e polêmicas. Realmente, é complexo falar ou escrever sobre assuntos que envolvam diversas opiniões e pontos de vista.
Portanto, antes de qualquer coisa, deixo claro aqui que não estarei defendendo nem contrariando nenhum tipo de crença, visto que o propósito aqui é a preocupação com os portadores destes transtornos diante destas situações conflitantes as quais, muitas vezes, sem querer, eles são envolvidos. Pense agora, como se você fosse portador de um transtorno mental ao qual um dos sintomas é alucinação, (pode ocorrer na esquizofrenia, por exemplo).

10 divertidos truques de bar para impressionar seus amigos (ou tirar dinheiro deles)


Se você é daqueles que teima, mas não aposta, é bom conferir essa lista.
Alguns truques muito simples vão garantir que você esteja certo toda vez em que abrir a boca para lançar um desafio.
Só cuidado para não exagerar e perder o amigo, mas não a piada!
1 – PEGAR O DINHEIRO
Peça ao seu amigo para colocar a mão sobre a mesa, com o dedão e o indicador juntos (como na figura acima). Diga que você vai deixar a nota de dinheiro em sua mão cair a qualquer momento, e se ele pegar, é dele. Senão, é sua. Pode ter certeza de que a pessoa não vai conseguir pegar.
2 – SEPARAR LIVROS
Pegue dois livros e misture suas páginas uma na outra, como se estivesse embaralhando um jogo de cartas. Em seguida, peça aos seus amigos que tentem separar os livros agarrando-os pelas pontas (como na imagem abaixo). Não importa quanta força eles façam, não vão conseguir.

Nova espécie de inseto raro é descoberta no Brasil


ZooKeys-269-051-g001
Bichos-fórceps ou tesourinhas-voadoras pertencem a uma ordem de insetos chamada Mecoptera, com cerca de 550 espécies agrupadas em nove famílias distribuídas por todo o mundo. No Brasil, são conhecidos cerca de 20 insetos dessa ordem.
Agora, uma nova espécie de bicho-fórceps, da família Meropeidae, foi descoberta por aqui, o que representa apenas a terceira espécie descrita nesta família e a primeira registrada na região neotropical do mundo.

Cientistas criam “células zumbis” que trabalham mesmo depois de mortas


article-2282514-182DA3AD000005DC-169_634x578

Não é ficção científica: é realidade científica. Pesquisadores do Laboratório Nacional de Sandia, em Albuquerque, e da Universidade do Novo México, ambos nos EUA, criaram “células zumbis”, capazes de continuar a trabalhar depois de mortas. Na verdade, elas até executam algumas funções melhor do que quando estavam vivas.

A pesquisa

Os cientistas revestiram células orgânicas em ácido silícico, para que fossem capazes de resistir a temperaturas e pressões muito maiores do que anteriormente. A técnica permite que os cientistas preservem material biológico valioso, “convertendo-o em um fóssil”.
No experimento, o ácido silícico foi usado para “embalsamar” células de mamíferos até um nível nanométrico, e criar uma réplica quase perfeita da sua estrutura.

Duvido que você encontre todos os animais destas fotos


animais invisiveis 18


Mimetismo consiste na capacidade que certos animais possuem de se misturarem, algumas vezes de maneira indistinguível, com seu ambiente. Desde insetos até mamíferos, praticamente todo tipo de animal possui exemplares com esta habilidade, que está intimamente relacionada à seleção natural da espécie.
A camuflagem permite que o animal sobreviva tempo suficiente para passar seus genes para frente através de seus filhotes ao reduzir suas chances de tornar-se refeição. Um animal que consegue passar indetectado pelos seus predadores não se torna almoço facilmente. Para outros animais o mimetismo aumenta a capacidade de surpreender suas presas.
O mimetismo é uma característica fundamental da corrida evolucionária e neste artigo você encontra fotos com exemplos estonteantes desta habilidade.

Ficar sentado pode te matar de 7 formas diferentes


sentado
Muitas pesquisas feitas nos últimos anos apontam que ficar sentado durante muitas horas por dia pode ser prejudicial para sua saúde. Nas palavras de Shaunacy Ferro, “sentar é o novo cigarro”, menos o lobby poderoso em volta do produto.
E a pior notícia é que aumentar o tempo de exercícios não compensa o tempo que você fica sentado – as probabilidades são as mesmas para quem se exercita e quem não se exercita.
Veja aqui as maneiras com que o sedentarismo, principalmente no local de trabalho, pode te matar:

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Conheça algumas teorias de por que essa ação pode ser tão irresistível.


Afinal, por que é que o bocejo é contagioso?Você já percebeu que, basta com que alguém comece a bocejar perto de nós para que sejamos invadidos por uma vontade irresistível de fazer o mesmo? Aliás, é muito provável que só o fato de estar lendo sobre bocejos já deixe você com vontade de soltar um! Mas, afinal, como é que uma ação tão simples e corriqueira como essa pode ser tão incrivelmente contagiosa? Existem várias teorias...
De acordo com o Discovery News, quando somos contagiados pelo bocejo de outra pessoa — e refletimos esse comportamento —, estamos demonstrando, de maneira inconsciente, a nossa empatia e o desejo de estabelecer laços sociais. É como se estivéssemos nos comunicando através de uma forma não-verbal com as pessoas que estão ao nosso redor.

Os humanos só usam uma fração do poder de seus cérebros: mito ou verdade?


Muitas pessoas acreditam que nós só usamos uma pequena fração do nosso cérebro, digamos, 20% de nossa capacidade real. Algumas pessoas até afirmam que são capazes de usar mais o cérebro do que outros, o que lhes confere poderes psíquicos.

Mito ou verdade: músicas chatas grudam mais na nossa cabeça?

musica chiclete


Praticamente todo mundo já passou por isso: ficar o dia todo com uma música na cabeça, cantando repetidamente apenas uma parte dela, odiando-a cada vez mais.
Sejam canções de rock, funk ou música clássica, é fácil ter fragmentos grudados na mente, tocando incessantemente por algum período determinado, mesmo que a música não seja do seu agrado.
Essa repetição “chiclete” é conhecida pelo termo “earworm” (algo como “verme de ouvido”), expressão utilizada pela primeira vez em 1980, em tradução literal do alemão “ohrwurm”.

Conheça o menor planeta alienígena encontrado


Concepção artística do planeta KeplerOrbitando a estrela Kepler-37 (que tem aproximadamente 75% do tamanho do sol) está o “pequeno” planeta Kepler-37b, que é menor do que Mercúrio, o menor planeta do nosso sistema solar.
Pouco maior do que a lua, Kepler-37b tem uma órbita de apenas 13 dias e é o menor exoplaneta (planeta que se encontra fora do sistema solar) já encontrado.

Cientistas descobrem estranho tipo de onda de gravidade


star-shaped-gravity-wave
Ondas de gravidade são oscilações formadas devido à gravidade (que puxa para baixo) e vibrações (que puxam para cima). Elas são geradas em meios fluidos, ou entre dois meios, como a atmosfera e o oceano – como as ondas do mar, por exemplo.

Continente perdido é encontrado por cientistas


20130225164521113016aSegundo um novo estudo publicado no periódico Nature Geoscience, fragmentos de um antigo continente podem estar enterrados sob o piso do Oceano Índico.
Bilhões de anos atrás, os continentes da Terra estavam reunidos em um único supercontinente conhecido como Rodínia (foto acima). Os oito continentes que compunham Rodínia foram posteriormente reunidos em outro supercontinente chamado Panótia e, depois, Pangea.
Cerca de 750 milhões de anos atrás, no entanto, este supercontinente deixou de existir, formando os continentes que vemos atualmente, separados por grandes extensões de oceano.
Agora, os cientistas acreditam ter encontrado provas de que um fragmento desse supercontinente está enterrado sob o Oceano Índico.

16 maneiras de emagrecer rapidamente


16. Coma em casa

1
Em restaurantes, sempre há muitas opções de comidas gostosas, mas pouco saudáveis. É muito difícil resistir, principalmente quando estamos cercados de pessoas que estão pedindo porções de batata frita e sobremesas muito calóricas.

Para não cair em tentação, coma em casa. “Eu costumava comer em restaurantes até nove vezes por semana! Agora, como apenas uma vez por semana fora de casa e peço frango grelhado, ao invés de um grande prato de macarrão. Com isso, eu perdi 9 quilos em um mês”, conta Kerri Butler, moradora de Joplin (Missouri, EUA).

Poluição pode encolher seu pênis


originalHomens, vocês tem mais uma razão para odiar a poluição: pênis de lontras estão diminuindo por causa dela, e aparentemente isso pode afetar seres humanos também.
Pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, acreditam que produtos químicos modernos lançados no ambiente são os culpados. Mais especificamente, eles apontam que a culpa pode ser dos disruptores endócrinos (também conhecidos como desreguladores hormonais).
Essas substâncias químicas agem como hormônios no sistema endócrino e causam alterações fisiológicas. Estudos ligam essas substâncias a efeitos biológicos adversos em animais, dando origem a preocupações de que a exposição cause efeitos similares nas pessoas.
Lontras e humanos certamente têm diferenças fisionômicas reprodutivas, mas pesquisadores acreditam que a poluição possa fazer com que bebês humanos nasçam com testículos menores, deformidades nos órgãos sexuais e baixo índice de espermatozoides.
Os cientistas farão investigações mais profundas sobre o tema, mas o estudo observa que animais e seres humanos estão expostos a muitos produtos químicos em comum. [Gizmodo/DailyMail]

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Neurocientista cria método para devolver movimento a vítimas de paralisia


Quase uma década atrás, Miguel Nicolelis fez um estudo ambicioso. Após analisar as ondas cerebrais de um macaco interagindo com um game simples, o neurocientista brasileiro descobriu ser capaz de identificar padrões de movimento. Com isso, ele criou um sistema que permitiu ao símio jogar com a ajuda de um braço mecânico, ao mesmo tempo em que mantinha seus braços reais completamente livres.
Em 2012, no entanto, Nicolelis, em sua palestra feita no TED-MED, declarou ter feito algo ainda mais audacioso. Usando o mesmo conceito descrito acima, o pesquisador conseguiu fazer com que um macaco conseguisse controlar o andar de um robô.
E o mais curioso de tudo: o autômato estava literalmente do outro lado do mundo, mas recebia os comandos do cérebro do macaco cerca de 20 milissegundos mais rápido do que as ondas levavam para chegar a qualquer membro do primata.

Sermão do Padre Alemão




Minhas carríssimos irmons,
Quem criô o mundo fo Deus!
Ontem fo dia santo,
Fo dia de alegria,
Fo dia de satisfaçon!

Tatuagens temporárias possibilitam o uso da telepatia e da telecinese


Tatuagens temporárias possibilitam o uso da telepatia e da telecinese 
(Fonte da imagem: Reprodução/Txchnologist)
Você já pensou como seria legal conseguir mover objetos sem tocá-los ou conversar com o seu amigo usando apenas a sua mente? Mesmo parecendo coisa de história em quadrinhos, é provável que esses dois tipos de atividade sejam possíveis dentro de pouco tempo — e o processo para que elas funcionem pode espantar você.
Um engenheiro eletricista da Universidade da Califórnia, chamado Todd Coleman, está trabalhando em um projeto que utiliza tatuagens removíveis para possibilitar o uso da telepatia e da telecinese. Uma das vantagens disso é que o processo não é invasivo, de maneira que as pessoas não precisem passar por um processo cirúrgico ou algo do gênero.

Qual é a sensação de usar um Google Glass? [vídeo]


Você já deve ter ouvido algo a respeito do Google Glass. Trata-se do pretensioso projeto da empresa de Mountain View, cujo objetivo final é produzir um par de óculos incrivelmente funcional e que não comprometa a sua estética. Bem, mas qual será a sensação de realmente utilizar o Google Glass? O vídeo acima pode dar uma boa ideia.
A sequência demonstra, em primeira pessoa, algumas das principais funções que devem integrar o gadget. Basicamente, trata-se de uma integração de todos os produtos atualmente oferecidos pela Google — incluindo ainda a possibilidade de escolher modelos e cores diferentes, com conceitos customizados.

Médico diz que Google Glass pode ser prejudicial à saúde


Médico diz que Google Glass pode ser prejudicial à saúde
(Fonte da imagem: Divulgação/Google)
Prometendo revoluções para o mundo da tecnologia, o Google Glass está sendo aguardado em todo o planeta — as possibilidades prometidas pelos desenvolvedores animam até mesmo os mais contidos apaixonados por aparelhos eletrônicos. Mas nem todos estão pensando apenas no que o novo sistema oferece de bom. É o caso de alguns oftalmologistas norte-americanos, que alertam para alguns riscos presentes na utilização do Google Glass.
O doutor Nathan Bonilla-Warford —do Bright Eyes Family Vision Care, Estados Unidos — disse ao Mashable que há uma série de problemas que podem ser causados à visão dos usuários do Google Glass. Como o aparelho pode exigir constante e a tela dele fica muito próxima ao olho, ressecamentos e fadigas oculares podem ocorrer com certa frequência.
Mais do que isso, o Google Glass pode também causar dores de cabeça — pelo mesmo motivo dos problemas oculares, segundo o médico — e problemas musculares na região do pescoço. Mas será que esses são os únicos riscos aos quais estarão expostos aqueles que utilizarem o Google Glass regularmente?

Distrações constantes também são um risco

Um médico chamado Michael Ehrenhaus (ligado ao New York Cornea Consultants) afirma que as distrações causadas pelo Google Glass podem se refletir em muitos acidentes sérios aos consumidores. Isso envolve desde tropeços enquanto estiverem caminhando pela rua até acidentes mais sérios, causados pela utilização imprudente do aparelho.
Ele diz ainda que pesquisas passadas revelam um fato intrigante: pessoas com HUDs (Head-up Displays) acabam aplicando muito foco ao fator visual e ficam com prejuízos sérios à percepção externa. Será que o Google Glass terá sistemas de segurança para evitar que esse tipo de situação aconteça? Se não tiver, aí está uma ótima dica para os desenvolvedores de Mountain View.
Fonte: Mashable

“Vão ter que provar que eu sou homofóbico”


Depois de anunciar que iria processar a revista Forbes, o pastor Silas Malafaia, agora vai entrar na justiça contra o site Avaaz, que faz abaixo-assinados virtuais. O motivo é que o site tirou do ar a campanha em seu favor, com 65 mil assinaturas. Porém, deixou a que pedia a cassação de seu registro de psicólogo, que tinha apenas 55 mil.
O movimento contra Malafaia quer impedir que ele se apresente como psicólogo. Formado em Psicologia desde 1996, o pastor explica que há 15 anos não atende mais por causa do acúmulo de atividades.

Apple tem patente do “iWatch”


apple-iwatch-design-1Recentemente, a Apple ganhou as manchetes por conta de um suposto vazamento de informações: uma fonte dentro do laboratório de Cupertino, Califórnia, contou que a empresa estaria desenvolvendo um relógio, o iWatch.
O novo boato agora não é tanto um boato quanto um fato sólido. A Apple solicitou o registro de uma patente, um relógio no estilo “bate e enrola” (pulseiras que se fecham sobre o pulso), no escritório de registro de patentes americanos, ainda em 2011.
Os detalhes da patente são interessantes: um display em uma pulseira “bate e enrola”, uma enorme tela sensível ao toque que pode ser usada para navegar listas de músicas, mensagens de texto e mesmo mapas, tudo carregado pela energia cinética (o usuário balança o braço e a pulseira carrega).

O que veio primeiro: uma cabeça sem cérebro, ou um cérebro sem cabeça?


Nematostella-vectensis
Em muitos animais, o cérebro está localizado em uma estrutura específica, como a cabeça, juntamente com os órgãos sensoriais. Muitas vezes, também está em conjunto com a boca.
No entanto, há animais mais primitivos que têm um sistema nervoso, mas nenhum cérebro, como anêmonas e corais. Será que esse sistema nervoso fica em uma extremidade que seria considerada a “cabeça” de animais superiores?

“Sanduíche da morte”: o código secreto da Bíblia


old_testament_lawPesquisadores britânicos e norte-americanos descobriram um curioso padrão literário na Bíblia. Usando um software de análise de texto, eles observaram que livros como o Gêneses falam sobre a vida e a morte com a mesma estrutura de um sanduíche.
As menções sobre a vida aparecem no início e fim do livro – como se fossem os pães. O recheio desse sanduíche literário são as menções sobre a morte, que aparecem agrupados no meio dos textos. Esse código (até então) secreto da Bíblia foi apelidado de “sanduíche da morte de Gêneses” pelos estudiosos.
Essa estrutura retórica que intercala um assunto ruim com notícias boas é muito comum – principalmente na política e até no jornalismo. A Bíblia contém os mais antigos textos em que esse padrão foi observado, embora apenas recentemente.
Pesquisadores da Universidade de Keele (Reino Unido) e da Universidade Amridge (EUA) apontam que é incerto dizer que o “sanduíche da morte” foi aplicado ao texto intencionalmente. Isso pode ter sido usado para suavizar as mensagens negativas da morte, ou talvez colocar a vida e a morte em um contraste gritante. Se foi consciente ou inconscientemente, é difícil dizer.
Porém, dado ao alto número de vezes que os dois temas são citados em Gêneses, é difícil pensar em coincidência. [DailyMail/LiveScience]

12 malucas terapias pseudocientíficas


Muitas vezes descrita como charlatanismo, formas de terapia pseudocientíficas emprestam a “cara” dos tratamentos científicos, geralmente exibindo máquinas complicadas, jargões e referências a forças impressionantes como campos eletromagnéticos. Enquanto algumas dessas terapias são apenas ideias malucas baseadas em teorias igualmente malucas, outras vêm de uma falta de compreensão científica ou, no pior dos casos, são simplesmente golpes destinados a explorar os ingênuos ou desesperados.
Conheça 12 das mais estranhas formas de terapia pseudocientífica:

12. Terapia dos ímãs

12
Ímãs têm fama de ter poderes curativos especiais há muito tempo, seja por influenciar a energia do corpo e campos eletromagnéticos ou por estimular terminações nervosas. O uso de campos magnéticos estáticos para tratar doenças remonta pelo menos ao século 18, quando o médico austríaco Franz Mesmer plagiou o trabalho de um astrônomo e padre chamado Maximiliano Hell, que tratou pacientes com uma placa de aço magnético. E, enquanto Mesmer mais tarde refinou sua teoria transformando-a em “magnetismo animal” e parou de usar ímãs reais, a prática continuou.
Defensores modernos têm sugerido que os ímãs podem ser utilizados para tratar de tudo, de dores lombares a câncer de mama. Métodos de tratamento variam. Empreendedores até já criaram itens de joalheria (como pulseiras e brincos) que incorporam “ímãs medicinais”.