segunda-feira, 25 de março de 2013

10 tecnologias inspiradas na natureza


“Não posso deixar de pensar nos organismos que vivem graciosamente nesse planeta”, disse a escritora científica Janine Benyus durante uma palestra sobre biomimética.
Nesse ramo de estudo, cientistas buscam na natureza “respostas” para diversas demandas, como filtragem de água, redução de emissões de gás carbônico (CO2) e cura de ferimentos. A seguir, você verá 10 tecnologias desse tipo.

1 – Trem-bala e o voo sem turbulência

1

Os primeiros protótipos de trem-bala criavam uma explosão sonora ao sair de um túnel, o que não era desejável, claro. Em seguida, o engenheiro J. R. West, que tem o hábito de observar pássaros, começou a estudar espécies como o martim-pescador, capaz de mergulhar na água quase sem causar ondulações – “eles vão de uma densidade média, o ar, para outra densidade média, água, sem espalhar água”, percebeu. Alterações no projeto baseadas nessa habilidade do pássaro tornaram o trem-bala 10% mais rápido com 15% menos gasto de eletricidade, além de praticamente eliminar a explosão sonora.

5 razões científicas que mostram porque pais homossexuais são excelentes


lesbian-parents-baby
A Academia Americana de Pediatria divulgou recentemente (21 de março) seu apoio ao casamento homossexual, bem como a assistência social completa e direitos de adoção para casais do mesmo sexo.
“Crianças prosperam em famílias que são estáveis e que oferecem segurança permanente, e a maneira de fazer isso é através do casamento”, disse Benjamin Siegel, coautor da declaração política. “A AAP acredita que deve haver igualdade de oportunidades para todos os casais acessarem a estabilidade econômica e apoio federal a casais casados para criar filhos”.

9 Surpreendentes razões pelas quais você não tem feito sexo


sem sexo porque?
Você está matando cachorro a grito? Falta desejo sexual? Você não está só: As mulheres hoje têm menos tempo para o sexo do que as dos anos 1950. E se estima que, apenas nos EUA, haja 40 milhões de pessoas em casamentos assexuados (que fazem sexo menos de 10 vezes por ano). Muitas mulheres também sofrem de falta de libido.

Encontrada misteriosa camada terrestre


seafloor_EM_recorders
Há um tempo, sabemos que existe uma camada misteriosa abaixo das maciças placas tectônicas da Terra.
Entre duas camadas de rocha – a mais rígida litosfera (também denominada crosta terrestre) e a mais flexível astenosfera (camada que se situa logo abaixo da litosfera, com temperatura mais elevada e sujeita a deformação) -, esta fina faixa é como a geleia de um sanduíche.
Os cientistas especulam que poderia ser de rocha muito úmida, ou até parcialmente derretida, mas ninguém sabe ao certo. Compreender a natureza dessa camada e seu papel em placas tectônicas é um dos grandes desafios em sismologia.
Agora, um novo estudo feito pelo estudante Samer Naif e o sismólogo Kerry Key, do Instituto Scripps de Oceanografia, em San Diego (EUA), descobriu que tal faixa é feita de magma derretido, pelo menos sob o fundo do mar.
Ao largo da costa da Nicarágua, sob a placa tectônica Cocos, os pesquisadores encontraram25 quilômetros de camada espessa de rocha parcialmente derretida, na parte inferior da litosfera.
Nas últimas décadas, a visão dominante era de que essa camada não era derretida, mas provavelmente enfraquecida por água rica em minerais. Já nos últimos cinco anos, novos estudos baseados em ondas sísmicas que passam através da camada sugeriram que a zona estava fundida, pelo menos em determinados locais.
Os pesquisadores analisaram a zona fundida abaixo da placa de Cocos, usando uma técnica que procura por variações naturais sutis dos campos elétricos e magnéticos da Terra. Estas variações revelam estruturas abaixo da superfície, e são particularmente eficazes em revelar bolsões líquidos, tais como reservatórios de petróleo e gás.
A camada entre litosfera e astenosfera (LAB, na sigla em inglês) marca o fundo das placas tectônicas duras que mudam na superfície da Terra, “dirigindo” as correntes de convecção mais profundas do manto da Terra.
A faixa, fundida ou não, encontra-se em profundidades a partir de 50 km sob o leito do oceano a 200 km abaixo de continentes.
O próximo passo da pesquisa é explicar por que encontraram magma lá. Outros estudos sugerem que as camadas de litosfera mais antigas não tem LAB derretida. A placa de Cocos, geologicamente jovem, poderia ter magma remanescente do seu nascimento.[LiveScience]

O colossal Olho do Saara


Eye-of-The-Sahara
A Estrutura Richat é um local no deserto do Saara (Mauritânia), semelhante a um gigantesco alvo, com um diâmetro de aproximadamente 50 km. É também conhecido como “O Olho de África”.
Seria um aeroporto de espaçonaves alienígenas ou uma estrutura natural?
Por ser parecida com uma cratera, a formação desta estrutura foi inicialmente atribuída a um impacto de meteorito. Geólogos teorizam que o “olho” é um resultado de distintos tipos de rochas degradando a diferentes taxas de erosão. É uma teoria “aguada”, como rochas ígneas dentro da estrutura são mais resistentes à erosão do que as rochas sedimentares das camadas inferiores.
A idade das rochas sedimentares que circundam em Richat tem a idade do fim período Proterozóico (2,5 bilhões de anos) para Ordoviciano (480 milhões de anos).
Segundo a NASA, a Estrutura de Richat era usada como um marco para as tripulações de ônibus espaciais. [TES]

Obesidade pode causar alterações genéticas?

Se você é obeso, parte da “culpa” pode ser do seu DNA; por outro lado, a própria obesidade pode, também, interferir nele: o gene LY86 está sujeito a alterações químicas causadas pelo excesso de peso, de acordo com o epidemiologista genético Shaoyong Su, da Georgia Regents University (EUA).
Ao analisar parte do genoma de 703 pessoas (obesas, magras e com peso mediano), Su percebeu que o LY86 havia sofrido metilação (uma espécie de mudança química) especialmente e constantemente nos indivíduos obesos. Esse fenômeno eleva o risco de se desenvolver certos tipos de câncer e de doenças cardíacas, além de resistência a insulina (uma das causas da diabetes).
O pesquisador pretende investigar de modo mais detalhado a alteração no LY86: qual seria o peso de fatores externos (como má alimentação e falta de exercícios) e de predisposição genética?
Outro assunto que será analisado (desta vez com animais) é a metilação genética causada durante a gestação – fenômeno que ocorreu em 1944, meses antes do fim da Segunda Guerra Mundial, na Holanda. Muitos habitantes sofriam com escassez de alimentos, e filhos de mulheres que estavam grávidas nessa época apresentaram uma metilação genética que os tornaria mais aptos a sobreviver em um cenário similar. Contudo, havia o outro lado da moeda: nos anos seguintes, o país superou a crise, e a “fartura” fez com que essas crianças tivessem um risco elevado de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.[Medical XpressGRU News]