sábado, 13 de abril de 2013

Vulcão Etna entra em erupção pela décima vez em 2013 na Itália


O Monte Etna é o mais alto vulcão ativo da Europa e um dos que mais entram em erupção no continente. Localizado na costa leste da maior ilha do Mar Mediterrâneo, a Sicília, na Itália, o Etna entrou em erupção pela 10ª vez em 2013, tendo intensificado suas atividades desde a última segunda, dia 8 de abril.
Monte Etna jogando lava em 18 de março de 2012.Fonte da imagem: Reuters

Alemães quebram o recorde de aceleração com um kart



Enquanto você se diverte com competições de kart nos finais de semana entre amigos, outros se preocupam em acelerar o carro até quebrar recordes. Guinness, o Livro dos Recordes, confirma a mais rápida a aceleração elétrica de kart, estabelecida no dia 24 de abril, na Arena Motorsport, em Oschersleben, na Alemanha.
O kart acelerou de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, criando uma nova categoria para o Guinness, já que tal tentativa nunca tinha sido feita antes.

Um neurônio pode trabalhar sozinho




Os neurônios são um dos maiores enigmas da ciência. Embora a medicina e a tecnologia tenham progredido imensamente, ainda é meio abstrato o modo como as células cerebrais podem executar funções como armazenar conceitos, memórias e executar raciocínios. Sempre se pensou que o “arquivamento” das informações precisasse ser suportado não por um único neurônio, mas por uma rede. No caso, essa rede analisada está no córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pela tomada de decisões e planejamento.

Empresas estão cada vez mais preocupadas com o consumo de água


De acordo com uma pesquisa global, a escassez de água no futuro é uma preocupação crescente para os negócios.
O relatório foi solicitado por investidores institucionais, que querem saber o risco de fazer investimentos face aos problemas de água. O questionário feito com 147 empresas mostrou que 39% delas já estão sofrendo com problemas relacionados com a água – incluindo interrupções causadas por secas ou inundações, diminuição de qualidade da água e aumento dos preços da água.

Artefatos arqueológicos questionam diáspora da humanidade pelo planeta


Existe quase um consenso, entre os arqueólogos, de que o Homo sapiens surgiu na África, entre 200 mil e 100 mil anos atrás. A maioria dos cientistas aceita que o início da diáspora foi pela costa do continente, local por onde chegariam até a península arábica. Mas uma série de descobertas arqueológicas pode redefinir essa visão.

Cárie nunca mais: Nanopartículas vão deixar seus dentes ultra-lisos


Pesquisadores da Universidade de Clarkson, nos EUA, descobriram uma técnica para proteger os dentes das cáries com nanopartículas de sílica.
Os cientistas utilizaram a técnica de aplainação mecânico-química, atualmente utilizada na indústria dos semicondutores, para polir a superfície de dentes humanos tornando-os ásperos apenas em nanoescala. A aspereza deixada depois do polimento tem poucos nanômetros, que é um bilionésimo de um metro ou cerca de 100 mil vezes menor que um grão de areia.

HD de bactérias!


Você pode até se encolher com a mera menção da bactéria E. Coli por causa das doenças terríveis que ela causa. Mas cientistas chineses criaram um uso mais agradável para as “bichinhas” – transformaram as bactérias em unidades de armazenamento de memória.
Os pesquisadores encontraram uma forma de armazenar informação no DNA das bactérias que faz com que um grama de E. Coli seja capaz de armazenar a mesma quantidade de dados do que 450 hard drives de dois terabytes.

Para que serve a próstata?


Quando se fala em próstata, as pessoas geralmente pensam em apenas duas coisas. Uma, muito ruim, é a do perigosíssimo câncer que pode se formar no local e atinge primordialmente os homens com mais de 50 anos. Outra, ainda pior, é o vexatório e constrangedor exame que se faz para verificar o órgão: esse exame, sim, todos ouvem falar sobre como funciona. Mas qual é a utilidade da próstata, afinal?

Nova espécie macacos é descoberta


O cientista John Hart descobriu, por acidente, uma nova espécie de macaco tímido e colorido que vive nas florestas tropicais no centro da República Democrática do Congo.
Hart é diretor da fundação para a vida selvagem Lukuru Wildlife Research Foundation, em Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC). Em 2007, enquanto olhava fotografias trazidas de uma expedição de campo a uma região remota do centro de RDC, uma imagem em especial, flagrada em uma vila mostrando uma jovem chamada Georgette com um pequeno macaco, chamou a sua atenção.
“Era um animal lindo, com uma juba e parte superior do tórax loiros, e uma mancha brilhante vermelha na parte inferior das costas. Eu nunca tinha visto isso em qualquer animal na área”, disse, explicando como suspeitou de uma nova espécie.
Depois de cinco anos de trabalho de campo, pesquisa genética e estudo anatômico, Hart e seus colaboradores finalmente descreveram a nova espécie de primata, nomeadaCercopithecus lomamiensis, e conhecida localmente como “lesula”.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Seu gato está manipulando você, veja como


A expressão “balaio de gatos” é famosa por uma razão: é difícil controlar um gato e obrigá-lo a fazer algo que ele já não queira fazer.
Mas eles não parecem ter nenhum problema em obrigar seres humanos a fazerem suas vontades, de acordo um relatório publicado na Current Biology que mostra que mesmo biólogos estão preocupados com futuras relações humanos-felinos.

Expedição encontra organismos unicelulares gigantes no fundo do mar


Uma expedição parcialmente financiada pela NASA encontrou organismos unicelulares gigantes no fundo do mar.
Os pesquisadores americanos vasculharam a Fossa das Marianas, o local mais fundo dos nossos oceanos (11.034 metros de profundidade), no oeste do Pacífico, e descobriram que ela abriga organismos unicelulares de mais de 10 centímetros de comprimento.
Os organismos, chamados de xenofióforos, são as maiores células individuais do mar profundo. Muitas vezes, eles atuam como habitat de estrelas do mar, crustáceos, minhocas, etc., agindo como pequenos “edifícios residenciais”.
Usando câmeras subaquáticas de alta definição em bolhas feitas de vidro grosso para suportar a pressão extrema, os cientistas mergulharam na Fossa a fim de captar vídeos dessas criaturas a uma profundidade de 10.000 metros.
No futuro, os pesquisadores poderão ser capazes de identificar mais organismos que vivem nas grandes profundezas. Segundo os cientistas, entender o fundo do mar pode ajudar a compreender outras partes do sistema solar.
A NASA acredita que pode haver uma analogia entre o que encontramos no fundo do mar com o que potencialmente pode ser encontrado em outras partes do universo, como na lua Europa, de Júpiter, que tem condições semelhantes de vida.

Sem os vulcões talvez não existisse vida na Terra



Um experimento antigo, redescoberto depois de mais de 50 anos, pode demonstrar como os vulcões – e, eventualmente, reações químicas longe da Terra primitiva, no espaço – desempenharam um papel na criação dos primeiros aminoácidos, os “blocos de construção” da vida.
Em 1953, os químicos Harold Urey e Stanley Miller realizaram um experimento destinado a imitar as condições primordiais para a criação dos primeiros aminoácidos expondo uma mistura de gases a uma descarga elétrica, como um relâmpago.
Cinco anos depois, em 1958, Miller realizou outra variação deste experimento. Desta vez, ele acrescentou sulfeto de hidrogênio, um gás expelido por vulcões, à mistura.
Porém, por alguma razão, Miller nunca analisou os produtos da reação de sulfeto de hidrogênio. Cerca de meio século depois, o ex-estudante de Miller, Jeffrey Bada, agora um químico da Instituição de Oceanografia Scripps, na Califórnia, descobriu as velhas amostras em uma caixa de papelão empoeirada no laboratório de Miller, que Bada herdou – Miller faleceu em 2007.

Morcego-panda é descoberto no Sudão



article-0-19370842000005DC-371_634x298
Pesquisadores descobriram um morcego que se parece estranhamente com um urso panda no Sudão do Sul. O animal é tão raro que os cientistas acreditam que é um gênero totalmente novo.

Como uma impressora 3D devolveu o rosto a este homem


article-2304637-1914935E000005DC-190_634x454
Era a noite de natal de 2008, e o britânico Eric Moger, então com 56 anos, acertou em cheio ao escolher a data para pedir em casamento sua noiva, Karen Hunger. Menos de um ano depois, no entanto, médicos descobriram algo assombroso: havia um tumor gigantesco, do tamanho de uma bola de tênis, escondido sob a pele da bochecha esquerda de Eric.

Explicando como o universo começou




Vídeo: “O início do universo, para iniciantes”. Se desejar, ligue as legendas e ative a tradução para o português.
O universo é extremamente enorme e complexo, mas isso não significa que os humanos não estejam tentando entendê-lo.

10 cofres muito bem guardados


Onde você guardaria um item secreto muito valioso? Embaixo do colchão? No banco? Algumas pessoas, igrejas e organizações foram um pouco mais além e criaram cofres tão protegidos quanto qualquer base militar. Confira abaixo dez cofres muito bem guardados:

10. Segredos mórmons

10
O ladrão mais habilidoso não tentaria roubar os bens da Igreja Mórmon. O cofre mórmon fica na Cordilhera Wasatch, nos Estados Unidos, a mais de 180 metros do chão, em cima de uma gigantesca rocha de quartzo.
A fortaleza foi construída para resistir a uma explosão nuclear e tem portas de aço que não podem ser destruídas nem com os maiores impactos. Existem alguns escritórios administrativos dentro do complexo, mas ele não é aberto ao público nem a membros da igreja.
Mas afinal, o que eles estão guardando de tão importante? Supostamente são registros genealógicos e outros documentos da igreja. Mas será que uma caverna preparada para o apocalipse realmente só guarda papeis? Nem todo mundo acredita nisso.
Existem teorias de que o cofre contem documentos históricos que denunciam a igreja e até mesmo provariam que a religião foi “fabricada”. Os líderes mórmon descartam essas teorias e dizem que o local é usado para restauração dos documentos da igreja e posterior digitalização.

Pesquisa usa circuito nervoso artificial para devolver movimento a macaco


O sofrimento das pessoas que convivem com paralisia por lesões na espinha pode estar muito perto de chegar ao fim. Isso porque os professores Yukio Nishimura, Ebehard Fetz e Steve Perlmuter, em um estudo conjunto, criaram um método que utiliza circuitos eletrônicos para recriar a “ponte” que liga uma parte a outra do sistema nervoso.
Está bem, essa não é uma ideia exatamente nova — inclusive, já falamos de tecnologias semelhantes por aqui algumas vezes. Mas a diferença é que o trio foi muito além do papel, conseguindo testar seu projeto em um macaco incapaz de mover um dos braços. E, de acordo com National Institute for Physiological Sciences, o aparelho funcionou perfeitamente, devolvendo as funções perdidas ao membro.
Devido à grande semelhança biológica entre o primata testado e os seres humanos, isso pode realmente se tornar uma esperança para quem sofre de paralisia. Infelizmente, os professores não declararam se o projeto vai seguir além dos testes, mas vamos torcer que sim.

Fonte: National Institute for Physiological Sciences

Claro, Embratel e NET podem se unir em uma única empresa


Claro, Embratel e NET podem se unir em uma única empresa
                                                             (Fonte da imagem: Reprodução/Estadão.com.br)
As empresas Claro, Embratel e NET podem unir suas atividades, tornando-se uma única operação, segundo a Folha de São Paulo. As três companhias, que fazem parte do grupo de telecomunicações América Móvil, anunciaram ontem (11) estar estudando a possibilidade.
Com uma mudança grande como essa, é provável que muitos se perguntem se isso vai ajudá-los a atender as metas da Anatel ou se vai causar o exato oposto. Mas o fato é que as três já estão levando isso em consideração, avisando que a união só vai ocorrer caso suas propostas sejam aprovadas.
Em seu comunicado, as três empresas foram claras: "A decisão a respeito da realização da operação dependerá, dentre outros aspectos, da conclusão satisfatória dos estudos e análises que serão realizados e do posicionamento a ser adotado pela Anatel".

Fonte: Folha de São Paulo

Paleontólogos reconstroem rostos de "homens-primata"



Pesquisadores utilizam alta tecnologia para recriar as faces de nossos antigos ancestrais.
Os paleontólogos vêm trabalhando duro ultimamente, brindando-nos com incríveis descobertas e teorias sobre a história evolutiva de inúmeras espécies, incluindo a nossa. E para dar prosseguimento a essa leva de revelações interessantes, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Senckenberg de Frankfurt, na Alemanha, reconstruíram 27 cabeças de criaturas pré-humanas através do uso de sofisticados métodos high-tec.
Os modelos foram criados com base em crânios, dentes e fragmentos de ossos coletados em diversas partes do mundo, sendo que o mais “velhinho” desses modelos conta com 6,8 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, esses seres pré-históricos passavam boa parte do tempo pendurados em árvores, e a maioria se alimentava principalmente de vegetais.

Homem-primata

Além disso, esses hominídeos apresentavam características presentes tantos nos primatas como nos humanos — como pernas, cabeça e pelve —, embora alguns traços, como a estrutura dos braços e alguns detalhes faciais, fossem mais semelhantes aos dos símios.
Entre os modelos recriados, está o Australopithecus sediba — cuja imagem abre esta matéria —, espécie com as características mais parecidas às dos humanos modernos e cuja descoberta pode mudar o mapa da evolução humana. Confira abaixo alguns dos modelos reconstruídos: