segunda-feira, 29 de abril de 2013

10 importantes pioneirismos tecnológicos pouco conhecidos


Quando pensamos em tecnologia, normalmente pensamos em computadores, smartphones, ou outras engenhocas eletrônicas de última geração, mas existe toda uma série de dispositivos e tecnologias que um dia já foram tão inovadoras quanto as lançadas neste último ano. Veja aqui dez pioneirismos das tecnologias que atualmente todo mundo usa sem nem pensar muito a respeito:

10. 3 de Janeiro de 1910: primeira transmissão pública de rádio

O engenheiro Lee DeForest não inventou o rádio, mas inventou a válvula amplificadora ouAudion, e também foi quem usou pela primeira vez a palavra “rádio”. Em 1907, ele estava fazendo experiências com transmissões de navio para terra, e declarou que em breve transmitiria performances de óperas para toda cidade de Nova Iorque, o que ele acabou fazendo em 1910.
A primeira transmissão pública de rádio foi feita em 13 de janeiro daquele ano, a partir do Metropolitan Opera House, com o famoso tenor Enrico Caruso cantando Cavalleria Rusticana e Pagliacci. A potência do sinal era de 500 watts, seu alcance foi até Bridgeport, em Connecticut (EUA).
A qualidade do sinal era ruim, mas mesmo assim os repórteres ficaram impressionados, e o interesse na nova mídia começou a crescer imediatamente.

Ser vivo único mais velho do planeta é um pinheiro da Suécia


Por muitos anos, um certo abeto foi considerado um recém-chegado na região montanhosa da Suécia. Agora, análises acabaram mostrando o contrário – que se tratava de uma das árvores mais antigas do local.

10 fatos brutais sobre libélulas


Insetos são geralmente criaturas nojentas das quais muitas vezes temos medo, mas alguns escapam do estereótipo e até ganham nosso amor, como borboletas, libélulas e joaninhas: bonitas e inofensivas, não as associamos com coisas medonhas.
No entanto, a libélula já teve a chance de crescer a cerca de um metro de comprimento no passado, ou seja, não tão inofensiva assim. Na verdade, se a Meganeura, ou libélula gigante da pré-história, ainda estivesse viva, poderia estar no comando do planeta em vez de seres humanos. Isso porque as libélulas são alguns dos assassinos mais brutais do mundo dos insetos. Confira:

10. Elas calculam a velocidade para matar presas

A dinâmica de capturar um objeto no ar é espantosamente complexa, tanto que normalmente apenas animais com sistemas nervosos complexos, como gaivotas ou seres humanos, conseguem fazer isso. Para interceptar algo se movendo a uma velocidade própria, você tem que ser capaz de prever onde esse “algo” estará no futuro. Quando os pesquisadores começaram a estudar libélulas em 1999, eles descobriram que, em vez de “rastrear” sua presa, elas a seguiam no ar até que se encontravam com a pobre coitada, interceptando-a. Em outras palavras, libélulas garantem uma caça voando para onde a presa também está voando. Isso indica que elas calculam três coisas durante uma caçada: a distância de suas presas, a direção que elas estão se movendo, e a velocidade com que estão voando. No espaço de milissegundos, a libélula calcula o ângulo de abordagem e, como um monstro de filme de terror, já está esperando quando a presa infeliz passa por ela.

Como deveremos agir se recebermos visitas de extraterrestres?


Em filmes de ficção científica que mostram invasões alienígenas na Terra, os extraterrestres costumam ser seres monstruosos que anseiam acabar com os humanos e dominar nosso planeta. E a nossa missão é acabar com eles o mais rápido possível.
Vamos supor que a ficção se torne realidade e que um dia recebamos visitas de extraterrestres aqui. E digamos que eles se mostrem pacíficos e não pareçam assassinos loucos, como mostram os filmes. Como é que deveríamos agir? Como deveria ser nosso contato com eles?
Acredite, tem muita gente que estuda como esse encontro entre terrestres e extraterrestres deve funcionar.
Pesquisadores pelo mundo esperam que, se um dia os ETs vierem para cá, a nossa recepção não seja como a de Will Smith no filme Independence Day.

Composto químico da carne vermelha pode causar doença cardíaca


Um novo estudo da Clínica de Cleveland (EUA) diz que uma substância química encontrada na carne vermelha ajuda a explicar por que comer muito bife, carne moída e bacon é ruim para o coração.
Segundo os pesquisadores, a carnitina é processada por bactérias no intestino. Isso dá início a uma cadeia de eventos que resultam em altos níveis de colesterol e no aumento do risco de doenças cardíacas.
Nutricionistas advertem que pode haver riscos para as pessoas que tomam suplementos de carnitina.

Uma simples (mas elegante) demonstração de densidade de fluidos


Densidade: um assunto geralmente aprendido nos primeiros anos fundamentais escolares, mas que, mesmo que já estejamos familiarizados com a ciência por trás, ainda pode nos maravilhar bastante.

Edifício antigo vinha com instruções para montagem


Arqueólogos italianos escavaram o que parece ser um templo grego. O curioso é que ele parece ter vindo com instruções para montagem – como aquelas estantes que você compra em lojas de materiais de construção.
A estrutura foi descoberta em Torre Satriano, perto de Potenza, uma região na qual a cultura grega se misturou com a italiana.
Até agora os arqueólogos acharam vários fragmentos das instruções de como montar o teto do edifício. Os fragmentos também revelam que o templo foi construído por artesãos gregos que vinham de Puglia, uma colônia espartana.
O lugar era decorado com detalhes de terracota e tinha, pelo menos, duas estátuas de criaturas míticas para ornamentar o teto. A terracota, pelo que os especialistas acham, era usada para filtrar a água do teto e guiá-la até as calhas.
Segundo os arqueólogos o templo é muito parecido com o encontrado em uma cidade próxima, o que sugere que os artesãos usaram as mesmas instruções. [MSNBC]